A rede de agências dos Correios, presente em todos os 5.570 municípios do Brasil, pode ser usada para captar doações a entidades do terceiro setor. A solução não exige boleto bancário; basta que o doador utilize um código de barras, fornecido pela entidade, e se dirija a uma agência da estatal. Os Correios cobram R$ 1,38 para cada doação efetivada.
O serviço é apenas um dos benefícios da Solução Integrada para Captação de Recursos, lançada pelos Correios na quinta-feira (18), em São Paulo, durante o 9º Festival ABCR, organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
O evento, voltado a entidades do terceiro setor, reuniu diversos potenciais clientes. A apresentação do novo serviço dos Correios foi realizada pelo gerente de Marketing Postal e Vendas, Fauzi Tauaf Toute, e contou com abertura do assessor da presidência dos Correios, Geraldo Thadeu Pedreira dos Santos.
A solução logística completa oferecida pelos Correios para entidades realizarem a captação de recursos envolve comunicação com os doadores, gestão completa de brindes de fidelização (incluindo coleta no fornecedor, armazenagem, preparação e atendimento pós venda) e prospecção de novos doadores, entre outros benefícios.
Credibilidade – A apresentação demonstrou como a solução integrada une serviços de eficiência já reconhecida pelo mercado – como a mala direta, a logística reversa e a carta-resposta – a novidades como o Correios Listas, disponível na Grande São Paulo e cidades do litoral, que permite ao cliente selecionar seu público alvo por segmento de negócio.
O gerente apresentou dados de pesquisa realizada pelos Correios em 2015 com clientes de agências, que mostra que a à maior parte prefere receber panfletos e mala direta em casa ao invés de na rua ou nos semáforos, bem como que consideram essa forma de comunicação a mais confiável, em comparação a informações divulgadas em TV, rádio, jornais, revistas e internet ou recebidas por e-mail.
Entre os diferenciais oferecidos pelos Correios, foram destacadas a credibilidade e a presença nacional. No caso do uso das agências como ponto de captação de doações, por exemplo, o doador tem a comodidade de contar com um local próximo e a certeza de que sua doação chegará ao destino, enquanto o captador ganha ao ampliar os pontos de recebimento.
A nova solução lançada pela empresa é mais uma ação que visa rentabilizar a rede já instalada da estatal, gerando mais receita por meio da diversificação dos serviços disponibilizados à sociedade.
Gostaria de informações sobre o processo de doação pelo correio.
Como a entidade pode participar.
Ana Paula,
Recebemos contato do GACC também por meio de nossa regional em São Paulo. A área comercial de São José dos Campos irá entrar em contato com vocês para agendamento de reunião e detalhamento da solução Captação de Recursos em Agência.