Paraná recebe frota dos Correios adaptada para entrega de encomendas

O Estado do Paraná recebeu, no último sábado (15), as primeiras unidades da frota adaptada com rack móvel, equipamento que facilita o carregamento de objetos pelo carteiro nos veículos. A entrega oficial ocorreu na frente da Agência Central de Curitiba.

Segundo o superintendente estadual de Operações no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos, os novos veículos trarão benefícios tanto para os carteiros quanto para a população. “Há melhoria considerável no tempo do preparo e da organização da carga e do trabalho interno do carteiro. Isso reflete na redução do prazo de entrega das encomendas”, afirmou.

Ao todo, serão 20 novos furgões do modelo 1,5t teto alto destinados a Centros de Entrega de Encomendas em Curitiba e Londrina. Os veículos contam com maior capacidade de carga, buscando suprir também a demanda crescente do e-commerce. Apenas em Curitiba, são tratadas cerca de 100 mil encomendas por dia.

Com o novo equipamento, após a leitura dos objetos, a organização das encomendas é realizada diretamente nos racks, dispensando a utilização da mesa de múltiplo uso e eliminando a necessidade de novo manuseio das encomendas. Os racks, então, são colocados diretamente dentro do veículo, por meio de rampa acoplada ao carro. Além disso, o equipamento impede que os objetos se movimentem no percurso, mantendo o ordenamento até o fim do trajeto. Os furgões ainda possibilitam acesso interno da cabine do motorista ao compartimento de carga, o que aumenta a segurança do carteiro durante a distribuição nos pontos de entrega.

O carteiro João Eduardo Cavalheiro já está ansioso para começar a utilizar o novo veículo. “É um carro ‘top’, completo. Deve facilitar muito nosso dia a dia”, disse.

Em todo o Brasil, 115 veículos da empresa já estão adaptados com racks móveis.

Vantagens – Testes realizados durante o projeto piloto, em São Paulo, apontaram vários benefícios na utilização da frota adaptada, tais como:

  •  75% de redução no tempo de carregamento do veículo;
  • 60% de diminuição do desgaste físico do carteiro nessa atividade;
  • 27% de redução da necessidade de espaço nas unidades de distribuição;
  • Melhorias da ergonomia, devido a melhor posição de carregamento para distribuição, e da produtividade, com maior facilidade na localização dos objetos no compartimento de carga do veículo.

Esta entrada foi publicada em Mudanças e inovações e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

2 respostas a Paraná recebe frota dos Correios adaptada para entrega de encomendas

  1. luiz c rodrigues disse:

    A porta do motorista deveria ser do tipo pantográfica, diminuindo o esforço dos motoristas e a necessidade de espaço para abertura da porta.

  2. Leandro disse:

    Gostaria de saber quando será revovada a frota da DR PE,Tendo em vista que nossas viaturas estão bem desgastadas devido ao uso contínuono no dia dia.
    Estamos sofrendo muito com a falta de manutenção das mesmas em destaque os AR CONDICIONADOS item essencial para realizar o trabalho com mais conforto devido a alta temperatura em nossa capital.