Por dentro das caixas postais dos Correios

Alguns viajam ou se mudam muito. Outros não contam com porteiro no prédio ou alguém que fique sempre em casa. Há aqueles que, por uma questão de privacidade, preferem deixar seus endereços “em segurança”, revelando onde fica seu verdadeiro lar ou empresa apenas para os mais próximos. Para todos eles, e para muitos que não podem aguardar a tradicional visita do carteiro em sua porta, a Caixa Postal dos Correios representa a tranquilidade que precisavam para receber correspondências e encomendas em um local privado e seguro, mas fora de casa.

Oferecida no portfólio dos Correios há algumas décadas, a Caixa Postal é o serviço que possibilita ao cliente, pessoa física ou jurídica, alugar um espaço em armários localizados em algumas agências da empresa, onde passa a receber seus objetos de correspondência. De acordo com levantamento realizado em abril pela estatal, atualmente existem cerca de 267,5 mil caixas postais locadas em todo o Brasil, sendo a maioria do público formado por pessoas físicas (cerca de 76% dos locatários).

“Nosso principal público são pessoas que contratam o serviço para recebimento de correspondências de cunho pessoal, de contatos privativos ou selecionados. São aqueles que deixam a residência vazia ou não possuem residência própria e podem vir a mudar-se com frequência, por exemplo. Ainda há os que viajam muito, os que estão em temporada pela cidade, aqueles que não confiam em outras pessoas para receber suas correspondências e encomendas e os que residem em lugares não alcançados pela entrega domiciliar dos Correios”, explicou o superintendente executivo da Vice-Presidência Comercial dos Correios, Fernando Miranda.

Para quem ainda não sabe ao certo do que estamos falando, tratam-se daquelas paredes com mini-armários que podem ser vistas em algumas unidades dos Correios. Cada uma daquelas caixinhas possui número e chave, que pertencem à pessoa que assina o serviço durante o período que for contratado.

Após alugar uma Caixa Postal, sempre que o cliente quiser informar seu endereço, não precisa mais utilizar o residencial ou empresarial: basta incluir nome, número da Caixa Postal, a cidade, o Estado e o CEP. Os envelopes que chegam para o cliente são colocados no seu armário e, no caso de pacotes maiores, os Correios depositam uma mensagem informando que há encomenda para ser retirada no balcão.

   

Fazer a assinatura de uma Caixa Postal é bem simples: o interessado deverá procurar uma agência dos Correios que ofereça o serviço e que melhor atenda suas necessidades – usualmente a mais próxima de sua residência ou trabalho – e apresentar os documentos exigidos para assinatura, que para pessoas físicas são: CPF; carteira de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho e comprovantes de residência. Para pessoas jurídicas, além dessa documentação, são necessários contrato social, CNPJ e contas de consumo.

Atualmente, é possível optar por três tipos de assinatura, com valores diferenciados:

Após realizar a contratação, o cliente recebe sua chave e já pode enviar e receber cartas e objetos utilizando o número da Caixa como remetente/destinatário. Daí para frente, é preciso estabelecer uma rotina de visitas à agência onde está localizada seu armário pessoal, a fim de verificar se recebeu algo.

Engana-se quem pensa que as caixas postais são “coisa do passado”. Superantenados com as tendências e heavy users da Internet, os chamados digital influencers representam hoje um dos grandes públicos do serviço. A blogueira paulista Jéssica Vieira, que escreve sobre moda, beleza cruelty-free, lifestyle e decoração no blog “O mundo de Jess”, criou sua Caixa Postal em dezembro de 2014 e confessa que demorou mais do que gostaria para aderir a essa facilidade. “Acreditava que o processo seria complicado e cheio de burocracias. Na verdade, levaram apenas alguns minutos e pronto, eu já estava com a chave em mãos!”, afirmou.

Para a digital influencer, que possui cerca de 64 mil seguidores no Instagram, “é sempre uma emoção abrir ‘a portinha da esperança’ e descobrir o que está esperando por lá”. Agora, além da segurança de receber pacotes de marcas interessadas em divulgação e dos próprios seguidores, Jess, como prefere ser chamada, também pode enviar produtos de sua loja online sem precisar identificar o seu endereço residencial.

“Posso me sentir 100% livre e tranquila para sair de casa o dia e a hora que eu precisar, sem me preocupar em receber o carteiro, já que meus pacotes ficam sempre armazenados e seguros na Caixa Postal para que eu possa retirá-los. Isso ajuda muito, principalmente em semanas mais corridas ou de viagens. Além de tudo, o custo/benefício vale muito a pena. Eu já não me vejo mais sem usar esse serviço”, destaca.

 A garantia de entrega quando se ausenta do endereço residencial ou se mora em lugar não contemplado pela distribuição domiciliar e a facilidade de acesso à correspondência, além do preço fixo e exclusivo para recebimento de correspondências, são algumas das vantagens mais apontadas por quem assina o serviço.

A empreendedora Maria Aparecida Pereira, de Petrolândia (PE), possui uma Caixa Postal há pouco mais de um ano. Para ela, uma das grandes vantagens do serviço é a simplicidade de utilização. “Tenho que receber muitas encomendas e faturas, não posso perder o prazo. Com a Caixa Postal eu tenho a chave e posso ir na agência na hora que for mais cômodo. É tudo muito simples e rápido”, destacou.

Para quem utiliza Caixa Postal, os dados obrigatórios para inclusão nas correspondências são apenas os seguintes:

Assim, quando alguns sites de comércio eletrônico solicitarem o preenchimento do campo bairro, basta colocar o bairro onde a agência está localizada. No campo endereço/rua é preciso incluir apenas a informação “Caixa Postal” e em número apenas o número da Caixa Postal.

Vale ressaltar que só é possível utilizar a Caixa Postal quando a entrega é realizada pelos Correios, pois o serviço não pode ser usado por transportadoras. Atualmente, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul são os Estados que mais utilizam essa facilidade da estatal.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

21 respostas a Por dentro das caixas postais dos Correios

  1. Joselito Maciel disse:

    Boa tarde,
    Como fica a restrição ao tamanho de pacotes de encomendas? Imagino que deve ter alguma tamanho máximo.
    Obrigado.

  2. Geraldo Relisson de Araujo Pires disse:

    Um serviço excelente para pessoas que trabalham próximo de uma agência dos Correios cujas as residências permanecem fechadas durante o horário comercial.

  3. Roberto Brito disse:

    A FORÇA DE VENDAS necessita de capacitação e maior cobrança por resultados, no oferecimento e venda do Serviço CAIXA POSTAL.
    Desde o início monitoro e sinalizo para as Agências, o volume de receita captado mensalmente com este serviço.

  4. Correios disse:

    Joselito,
    Encomendas de maior tamanho ficam armazenadas em outro espaço nas agências. O cliente da Caixa Postal recebe um comunicado em seu armário informando que há um pacote para retirada no balcão.

  5. NIVALDO ALVES SEADOR disse:

    Nossa Cidade é pequena, temos o serviço de Caixa Postal que atende muito bem os cliente especificados acima, todos gostam e elegiam o serviço.

  6. Julio Cesar disse:

    Excelente reportagem… mas tenho uma dúvida, eu consigo usar a caixa postal para compras em sites internacionais como o AliExpress por exemplo?

  7. Correios disse:

    Julio Cesar,

    O cliente de caixa postal pode utilizar o serviço para recebimento de objetos adquiridos em sites internacionais, no entanto, para melhores informações sobre as particularidades da encomenda internacional, sugerimos entrar em contato com a área internacional ou ainda se julgar necessário, com a área de operações.

  8. Miran Kelekian disse:

    Pena que dificilmente algumas agencias retornam o objeto recebido em 7 dias, não há nem a possibilidade de sair de férias, se for o caso tem que rezar para ter alguém para ir na agencia receber o seu objeto e esse ainda precisa portar a sua identidade e autorização, ah pera, como posso deixar a minha identidade aqui com alguém se eu irei viajar! é cilada!!! parabéns pelo serviço prestado ao devolver milhares de objetos na caixa com 7 dias, encomenda nacional e internacional, que leva no minimo 40 dias úteis da alfandega para entregar, mas em apenas 7 dias corridos, é devolvida, P A R A B E N S!!

  9. Fabrício Santos disse:

    Olá,

    Minha pergunta é a seguinte: As correspondências que anteriormente à data de aquisição da Caixa Postal, já estavam endereçadas para a minha residência, continuarão sendo entregues pelo Carteiro ou serão automaticamente encaminhadas para a minha Caixa Postal?

  10. ALESSANDRO disse:

    OLA,
    GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DUVIDA
    O CEP QUE DEVO COLOCAR PARA RECEBER UMA ENCOMENDA/CORRESPONDENCIA É DA AGENCIA ONDE TENHO A CAIXA POSTAL,OU ENDEREÇO ONDE MORO?

  11. Fabiana disse:

    Bom dia, como faço para procurar a caixa postal de um endereço pelo site, pois no correio eles não sabem informar e não atendem o telefone. Obrigada.

  12. ANTONIO PAULO ISMAEL disse:

    Tenho aproximadamente 70 encomendas de valores diversos vindo da Asia, todas compras feitas no Aliexpress e DX, desde outubro de 2017. Mais de duas dezenas já estão com o prazo de 40 dias uteis vencidos, todas com as devidas reclamações postadas no site dos Correios e todas com a mesma resposta: “Prezado Cliente, após a devida apuração, verificou-se que o objeto foi extraviado.”
    É obvio que se trata de uma resposta pronta de quem não fez nada para verificar onde está o produto fisicamente, dado o grande problema existente: Os Correios perderam o controle do que têm em seu centro de distribuição em Curitiba. Recebem o que chega do exterior mas não têm ideia de quando será entregue ao comprador. Os produtos se acumulam e sabe-se lá como estão sendo armazenados. São milhões (ou bilhões!?) de itens não entregues.
    Os Correios lavam as mãos ao dizer o que está na segunda frase da resposta: “Conforme normas postais internacionais, o remetente, por ser o contratante do serviço de distribuição no exterior e responsável legal pelo objeto, é o único beneficiário de possível indenização.” Entretanto, todos os itens citados já haviam passado pela aduana da Receita, foram liberados sem tributação e estavam nas mãos dos Correios com o famigerado prazo absurdo, prometido e não cumprido, de 40 dias úteis. Um intervenção nos Correio seria bem vinda por todos… e depois disso, a privatização.

  13. Monica Beatriz Dias disse:

    Gostaria de esclarecer uma duvida! Porque lojas on line não entregam pelo endereço da caixa postal?Por exemplo comprei os livros escolares por um site de uma livraria e a mesma não aceitou minha caixa postal como endereço…no outro site ..eu gosstaria de comprar um radio portátil (tipo torcedor) e a loja não aceitou meu endereço de caixa postal para entrega…moro em um bairro com restrição de entrega(só com escolta) ..ai fica minha duvida…será que paguei por um serviço de caixa postal que não me servirá para nada? Grata

  14. Luciana disse:

    Tenho 9 encomendas enviadas pelo aliexpress que não se pode rastrear no site dos correios. O serviço chinês funciona muito bem até chegar no Brasil!
    Como pode uma empresa nao se respomsabilizar pela entrega das mercadorias??

  15. Renato Jacó Weber disse:

    Saudações: A agência dos Correios ACC Cruzeiro na Rua Luiz Michelon, 1561 em Caxias do Sul-RS na qual eu tinha contrato de aluguel da Caixa Postal 9205 foi fechada. O contrato está em vigor com data de término em 31/01/2019. Na Agência mais próxima fui informado que deveria fazer novo contrato.
    Entendo que eu tenho direito de fazer a transferência para outra agência até o término do contrato.
    Aguardo informações, obrigado

  16. Renato Jacó Weber disse:

    Olá, minha solicitação foi atendida a agência mais próxima de minha residência. Tudo certo, obrigado.

  17. Ola geraldo luiz gostaria degue vc mim ajudase reliza meu sonho ter umas parelhagem de som de DJ eu nao tenho condicao pra compra estou dezipregado mim ajudá porfavo mim ajuda sou de minas gerais bh belorizonte municiprio ibirite bairro recanto das arvores rua primeiro de abril n 33

  18. Yfy5 a dinheiro público de bom dia amor e a dinheiro

  19. Minha caixa de minha caixa vai ser o número 7697

  20. Paulo disse:

    Uma dúvida: quando se tem contratado uma caixa postal, e uma correspondencia vem para o destinatario apenas com o endereço físico sem referencias à caixa postal, mesmo assim será colocada na caixa postal?