Serviços adicionais dos Correios: mais segurança e comodidade para suas postagens

O empresário Jorge Adalberto é um dos clientes que utilizam e aprovam os serviços adicionais dos Correios. Foto: Divulgação/Correios.

De São Domingos do Capim, no interior do Pará, uma encomenda segue pelos Correios com destino ao Rio de Janeiro. Apesar da distância de quase três mil quilômetros, Jorge Adalberto Pereira, proprietário de uma empresa de amplificadores para som automotivo, acompanha o trajeto da sua mercadoria até o destino final graças ao Registro, que é inerente ao serviço de encomendas e adicional às correspondências, e possibilita ao cliente rastrear sua postagem pelo aplicativo ou site dos Correios.

Para atender clientes em todo o Brasil e mais 25 países, o empresário, que possui contrato com os Correios há três anos, também utiliza serviços adicionais, como o Valor Declarado. Ao contratá-lo, o remetente paga até 2% sobre o valor declarado no ato da postagem e garante o ressarcimento proporcional ao dano do conteúdo em caso de alguma eventualidade.

Registro e Valor Declarado são apenas alguns dos vários serviços adicionais que os Correios oferecem para personalizar correspondências e encomendas de acordo com a necessidade de cada cliente. Para o artista plástico Flávio Cardoso de Araujo, o Aviso de Recebimento (AR) foi a solução escolhida para ter mais segurança na entrega de suas correspondências.

“Precisei enviar um portfólio para inscrição em um salão de arte, o atendente dos Correios me indicou o AR. Além do Registro que eu já conhecia, o AR foi a forma que encontrei de comprovar que o meu material foi recebido dentro do prazo de inscrição”, ressalta Flávio.

O artista plástico conta que já utilizou o Aviso de Recebimento até para enviar sua tese de mestrado. “Fazia a faculdade em Niterói(RJ), mas tive que voltar para minha cidade, Belém, pouco antes da conclusão do curso.  Graças aos Correios, me senti seguro para enviar minha tese com AR aos professores e só voltei ao RJ para defendê-la. Além da comodidade, ainda economizei com passagens aéreas”, avalia.

Com validade jurídica, o Aviso de Recebimento pode ser físico, eletrônico ou digital – as duas últimas modalidades disponíveis apenas para clientes com contrato com os Correios. Na opção física, o cliente preenche um formulário específico, no ato da postagem, que será devolvido ao remetente com a assinatura de quem recebeu o objeto e a data da entrega. Já na opção eletrônica e digital, o cliente tem acesso à imagem do formulário de AR com assinatura e dados do recebedor. 

O AR, o Registro e o Valor Declarado também estão entre os serviços adicionais que atendem o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA). Além desses, a instituição utiliza os serviços Grandes Formatos e Coleta Programada (disponíveis apenas para clientes de contrato) e o Mão Própria, que garante a entrega em mãos e exclusiva à pessoa indicada pelo remetente.

De acordo com o chefe do serviço de expedição e correspondência do TJ-PA, Luiz Antônio Cabral Rocha, os serviços adicionais dos Correios trouxeram mais segurança às comunicações da instituição. “No caso do Mão Própria, utilizamos o serviço em citações e intimações, por exemplo, pois, caso a correspondência seja recebida por uma pessoa não indicada pelo remetente, o ato de comunicação torna-se juridicamente inválido”, explica Luiz.

Além das soluções citadas, os Correios ainda oferecem diversos serviços para personalizar a sua postagem, como Pagamento na Entrega, Transcrição em Braile, Protocolo Postal, entre outros. Acesse o site dos Correios e confira todos os serviços adicionais disponíveis.