Programa EcoPostal é lançado no Pará

A Superintendência Estadual dos Correios no Pará realizou, no último dia 2, o lançamento oficial do programa EcoPostal, durante evento realizado no edifício-sede da empresa, em Belém.  A iniciativa promove a doação de camisas de carteiro, malotes e malas postais inservíveis para uso postal a entidades sem fins lucrativos. O material é reutilizado para confecção de produtos artesanais, como bolsas, almofadas, sandálias, mochilas, tapetes, entre outros.

Na abertura da cerimônia, foi realizada a entrega simbólica de três mil objetos inservíveis ao Centro Social Cultural Educacional Arca de Noé, organização da sociedade civil de interesse público localizada no município de Ananindeua.O superintendente estadual dos Correios, Marcelo Haroldo Mena Wanderley, destacou o empenho da associação em dar esperança e novas oportunidades aos moradores do conjunto Paar, outrora considerada a maior invasão da América Latina.

O coordenador da Arca de Noé, Ronaldo Trindade, contou um pouco dos 20 anos de história da entidade, nascida da iniciativa da esposa do líder comunitário com o objetivo de melhorar a vida de dezenas de crianças do Paar. “Agradeço aos Correios pela oportunidade de participar do Ecopostal e, assim, dar continuidade ao trabalho desenvolvido na qualificação de jovens e adultos, que podem aprender a confeccionar artigos de artesanato, a atuar na assistência técnica de eletroeletrônicos, entre outras atividades gratuitas”, afirmou.

Além de garantir o tratamento ambientalmente adequado a resíduos até então ignorados e evitar a emissão do gás carbônico gerado na produção de novos tecidos, o EcoPostal ainda estimula a geração de emprego e renda, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o programa – O EcoPostal surgiu de iniciativas regionais em 2004, dentre as quais se destacam as realizadas pelos Correios no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Após a implantação do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC), aprovado em dezembro de 2010, e do Plano de Ações Ambientais Corporativas (PAAC), aprovado em 2013, o programa passou a ser corporativo e, atualmente, está em processo de normatização para que seja implantado em todo o Brasil. No ano passado já foram registradas a participação do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo (capital e interior) e Tocantins.

 


Esta entrada foi publicada em Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

4 respostas a Programa EcoPostal é lançado no Pará

  1. Maísa Vilanova disse:

    Outra boa iniciativa seria os Correios distribuirem canecas para todos os funcionários beberem sua água e tomarem seu cafezinho, eliminando, assim, os copos descartáveis. Geraria economia e o planeta agadeceria.

  2. Julio Cesar disse:

    Isso é seguro? Não corre o risco de por exemplo uma camiseta de carteiro, cair em mãos de pessoas mal-intencionadas e que queiram se passar por carteiro?

  3. Correios disse:

    Júlio Cesar, sua preocupação é pertinente. No entanto, as camisas só são entregues às entidades após sua descaracterização, com a retirada da marca dos Correios. Ou seja, quando entregues não são mais camisas de carteiros, exatamente para coibir usos indevidos.

  4. Correios disse:

    Maísa, excelente sugestão. Já temos essa iniciativa em nosso radar, pois está alinhada ao Sistema de Gestão Ambiental dos Correios.