Premiação internacional abre mostra ‘Memórias do Esporte’ no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro

A cerimônia de premiação da Federação Internacional de Cinema e Televisão Esportiva (FICTS) marcou a abertura da exposição “Memórias do Esporte”, que pode ser visitada pelo público no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro até 1º de outubro. A premiação é considerada a mais importante do mundo no campo da televisão e do cinema esportivo e foi realizada pela segunda vez no Brasil – a primeira foi no ano passado, durante os Jogos Rio 2016.

O evento, que ocorreu nessa terça-feira (15), contou com as presenças do secretário geral da FICTS, Henzo Cappiello, e do superintendente estadual de operações do Rio de Janeiro, Cleber Machado. O ídolo do vôlei e medalhista olímpico, Bernard Rajzman recebeu o prêmio Guirlande D’Honneur. Criador do saque “jornada nas estrelas”, Rajzman foi homenageado pela trajetória como atleta e pela sua dedicação ao esporte mesmo após deixar as quadras, tendo se tornado membro do Comitê Olímpico InternacioaI (COI) e chefe da missão brasileira nos Jogos Rio 2016.

Outro a receber o prêmio foi o surfista brasileiro, Rico de Souza, campeão nacional e vice-campeão mundial por duas vezes. Considerado o responsável pela profissionalização do surf no país, Rico é o criador da primeira escolinha de esporte no Brasil e foi primeiro atleta do mundo a surfar com a Tocha Olímpica.

O superintendente estadual, Cleber Machado, lembrou da vocação esportiva dos Correios e falou da satisfação de realizar a cerimônia de premiação no centro cultural da empresa. “Para nós dos Correios é uma alegria participar dessa história do esporte nacional como patrocinador e como incentivador, além do legado de termos sido o primeiro correio do mundo a ser o operador logístico dos jogos olímpicos”, declarou.

A exposição – Depois de atrair mais de 20 mil visitantes na edição de 2016, realizada durante as Olimpíadas Rio 2016, a exposição “Memórias do Esporte”, organizada pelos curadores J. C. Soares e J. J. Soares, da Guanabara Filmes, retorna ao Centro Cultural Correios.

A partir do acervo da Federação Internacional de Cinema e Televisão Esportivos (FICTS), avalizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e de coleções brasileiras, a edição de 2017 exibirá filmes esportivos produzidos em 110 países dos cinco continentes. Os visitantes poderão ainda ver de perto raros objetos esportivos, desde camisas da seleção brasileira de futebol usadas em Copas do Mundo à pistola utilizada pelo primeiro medalhista olímpico brasileiro, Guilherme Paraense, nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural, Patrocínios e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.