Mostra “Subtração e Forma” é aberta no Centro Cultural Correios São Paulo

Um olhar sobre a exclusão social e a degradação do meio ambiente é o mote central da exposição da fotógrafa Alessandra Rehder, aberta no último sábado (19), no Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP), no Vale do Anhangabaú (SP). Entre os presentes na inauguração estiveram o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, e o membro da diretoria da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), José Henrique Fabre Rolim.

Com uma técnica autoral, em que recorta elementos das imagens, a artista lança vazios e tridimensionalidade, pontuando realidades de abandono em diversos países. Indonésia, Tailândia, Vietnã, Brasil, Filipinas, Índia, Jordânia, Japão, Jamaica e Turquia são parte do roteiro da fotógrafa, que deu origem a cerca de 80 fotos que compõe a exposição.“Trago um olhar dúbio sobre a tecnologia, lançando uma reflexão sobre a possibilidade de ela suprir ou não uma transformação e solução ao que estamos fazendo ao meio ambiente”, pontua Alessandra.

O abandono na infância também é abordado na mostra. Na série ‘Todos Os Olhos do Mundo’, pequenas imagens enfileiradas compõe um mosaico dessa fase da vida nos países visitados pela fotógrafa. Nelas, olhares de crianças mesclam curiosidade e alegria à desconfiança e dor, diante das condições sociais impostas.

O curador da mostra, Wagner Barja, destaca a técnica da subtração empregada nas fotografias como algo que distingue o trabalho da artista. A partir de elementos recortados das imagens, surgem vazios e tridimensionalidade nas fotografias. A sobreposição de pequenos recortes são delicadamente presos sobre a fotografia com alfinetes de cinco milímetros de altura. A mesma técnica é empregada em fotografias de árvores, com destaque para suas folhas e troncos.

Serviço
Exposição: Subtração e Forma – individual de Alessandra Rehder
Período: até 6 de outubro de 2017
Local: Centro Cultural Correios – Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo, SP
Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h.
Classificação etária: livre para todos os públicos.
Entrada Franca.
Informações: (11) 2102-3690.
e-mail: centroculturalsp@correios.com.br
site: www.correios.com.br/cultura
Acesso para pessoas com deficiência.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.