DIA DO ORGULHO LGBTQIA+
Garantimos licença-adoção a casais homoafetivos desde 2013

Juliana Miranda

Alexandre, Barreto (centro) e Bernardo: licença-adoção fortaleceu família. Foto: Arquivo pessoal 


Quando Bernardo nasceu, em junho de 2019, trouxe para a vida dos pais, José Barreto e Alexandre, um mundo novo, como geralmente fazem os bebês. Nem mesmo a “gestação” de quase cinco anos (Barreto e o marido estavam na lista de adoção desde 2013) pôde preparar o casal para os primeiros banhos, as primeiras mamadeiras, as cólicas e as peças de roupa com nomes estranhos (o que é, afinal, um “cueiro”?).  

“Lugar nenhum tem escrito as mudanças que uma criança traz para a vida de uma pessoa”, conta Barreto. “Tivemos que aprender tudo, começando por qual tipo de enxoval íamos ter que comprar, já que não sabíamos com que idade nosso filho nasceria para nós. Tivemos que aprender a cortar unha, a dar banho”, diz ele. 

Graças à licença-adoção, benefício concedido pelos Correios a todos os seus empregados, Barreto, que é advogado da empresa, pôde se dedicar a essa fase, conhecer e reconhecer seu filho e estabelecer os vínculos que sustentarão essa relação por toda a vida. Foram seis meses de atenção exclusiva a Bernardo.  

A licença-adoção faz parte do Acordo Coletivo de Trabalho dos Correios desde 1990. Destinado, inicialmente, só a empregadas adotantes, o benefício passou a ser extensivo a pais solo, em 2003, e a casais homoafetivos, em 2013. Ao longo deste período, a cláusula passou por outras modificações, como a possibilidade de prorrogação da licença por 60 dias, além dos 120 concedidos inicialmente, e a concessão integral da licença para adotantes de crianças até 12 anos.  

“A licença é fundamental para qualquer parentalidade. É um direito da criança, em benefício da criança, para que ela tenha segurança física e emocional”, avalia Barreto. “Esse tempo é indispensável para criação do vínculo afetivo, para a solidificação desse vínculo e para a construção da família, e torna a sociedade mais humana”, completa Barreto, que mantém um perfil no Instagram sobre o tema (@jbhotten).  

Nova vida em livro – A experiência da adoção do primeiro filho foi transformada em livro. “A cada nova emoção e descoberta, eu parava para escrever e compartilhava com os amigos. As pessoas gostaram e me incentivaram a colocar tudo em um livro”, conta Barreto. Com o título “Master Pai – Receita de uma nova vida”, a obra foi lançada em março 2021 e reúne as publicações feitas em sua rede social, desde a notícia da chegada de seu filho até o final do processo de adoção, com o recebimento da nova certidão de nascimento, e as descobertas posteriores. Tudo narrado pelo pai.