Postal Parade e lançamento de selo marcam abertura da Colecionar 2017

Para marcar o início da exposição inédita de multicolecionismo, Colecionar 2017, foi realizada ontem (24), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a solenidade de abertura, que contou com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos, e do presidente da Federação Internacional de Filatelia (FIP), Tay Teng Hian, de Singapura, além de convidados e artistas de Brasília.

Durante o evento, foi apresentado o resultado da Postal Parade, ação cultural que convidou artistas de Brasília para customizarem caixas de correio. A ideia do projeto é dar novo significado aos tradicionais repositórios de remessas postais e transformá-los em arte. Também foi lançada a emissão filatélica especial “Brasília Patrimônio Mundial”, minifolha com 10 selos e tiragem de 30 mil unidades, que traz diferentes imagens da capital e têm como plano de fundo da folha a imagem de um pôr do sol típico do centro-oeste.

“O selo nos dá a oportunidade de viajar no tempo e no espaço, conhecer como se comportou cada país ao longo de sua história. E a filatelia está na gênesis da criação dos Correios. Por isso, participar da Colecionar representa uma grande oportunidade de prospectar clientes filatélicos estrangeiros, abrindo caminhos para futuras parcerias. Além de estimular o consumo dos colecionadores de produtos filatélicos nacionais”, ressaltou o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

O designer César Bulcão  já era um colecionador ávido antes de ser convidado para participar da Postal Parade. Utilizando spray e marcador acrílico, o artista  transformou a caixa de correio em uma metáfora do homem como produto do meio, tema que permeia suas obras como uma crítica social de costumes.

Com entrada gratuita, a Colecionar 2017 traz ao público, até domingo (29), cinco exposições simultâneas: selos, moedas, carros antigos, artesanato e orquídeas. Entre elas, duas grandes exposições de filatelia são o destaque: a Brasília 2017 – Internacional Stamp Exhibition – com participação de 55 países e que abrange as 16 coleções mais premiadas do mundo — Grand Prix Club (FIP) — e a Exposição Nacional – BRAPEX 2017 −, que terá a participação de todos os estados do país, com coleções raras e valiosas, que são orgulho da filatelia brasileira. Saiba mais sobre as outras coleções:

Cédulas e Moedas

A Exposição de Cédulas e Moedas será realizada pela Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Ao todo, serão dez coleções que vão encantar os visitantes. Além de raras, são peças que marcaram a história do país e do mundo ao longo do tempo. Dentre elas estão: moedas gregas romanas; as primeiras cédulas que circularam no Brasil; as menores moedas do mundo e, ainda, as comemorativas, como a que celebrou os 400 anos de descobrimento do Brasil, bem como a que marcou a fabricação de um milhão de Fuscas no Brasil.

Carros antigos

A Exposição de Carros Antigos será apresentada pelo Veteran Car Club, bastante conhecido no Distrito Federal, especialmente, por manter uma exposição fixa, no Museu Vivo da Memória Candanga. Nesta Exposição, o Veteran vai apresentar trinta modelos considerados raros. Dentre eles estão: os primeiros carros importados pelo Brasil; os primeiros carros nacionais e os que não são mais fabricados, chamados “fora de série”.

 Orquídeas

A Exposição de Orquídeas será realizada pela Sociedade Orquidófila de Brasília, entidade que já tem tradição com as coleções destas flores, que tanto encantam os brasilienses. Nesta Exposição, a entidade vai mostrar orquídeas raras, premiadas nos principais eventos nacionais e, especialmente, as orquídeas que chegam com a primavera e cuja exuberância é ainda maior nesta época do ano.

Artesanato

As coleções de artesanato serão apresentadas por artesãos conhecidos em Brasília e que vão expor, especialmente, peças em cerâmica, porcelana, tecidos e madeiras. O artesanato candango já tem uma longa tradição nos eventos da cidade e, certamente, será uma presença de sucesso no evento.

Uma ampla programação artística está prevista, com a realização de oficinas, encontros e oportunidades de negócios, bem como shows, performances e atividades culturais. Saiba mais em: www.colecionar2017.com.br.

Serviço
Colecionar 2017
Data: De 24 a 29 de outubro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horários: Das 10h às 22h. No final de semana: das 9h às 18h


Esta entrada foi publicada em Filatelia, Institucional e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.