Correios apresenta estratégias para simplificar exportação

Os Correios apresentaram, durante reunião do Conselho de Administração da União Postal Universal (CA) da União Postal Universal, nesta segunda-feira (23), em Berna, na Suíça, o Portal Único Siscomex, onde foi destacada a integração da empresa a essa ferramenta que simplifica o processo de exportação.

As soluções do tipo portal único para o comércio internacional são preconizadas pelo Acordo de Facilitação do Comércio, estabelecido em 2013 pela Organização Mundial do Comércio, e do qual o Brasil faz parte. Apesar de vários países já terem aderido a essa iniciativa, poucos integram de forma específica as exportações efetuadas via postal, como é o caso do Brasil. Por essa razão, a UPU convidou os Correios a apresentarem as principais características do Portal Único no Brasil e explicarem como é efetuada a integração dos dados entre os sistemas de pré-postagem da empresa com os do Siscomex.

A apresentação, estruturada pela Gerência Internacional do Departamento Comercial de Encomendas (DEENC), suscitou perguntas sobre o relacionamento entre os Correios e a Aduana e demais atores do comércio exterior, o que permitiu destacar a experiência brasileira de colaboração com essas instituições, reforçada desde o lançamento do Exporta Fácil e consolidada em ações voltadas ao desenvolvimento do mercado, como o Portal Único.

A Comissão 4 do CA trata também da implementação do acordo de cooperação assinado entre a UPU e o Governo Brasileiro para a difusão em âmbito mundial do Exporta Fácil. Tunísia e Marrocos serão os primeiros países que se beneficiarão desse acordo.

Sobre o Conselho de Administração – Composto por 41 países-membros, o CA é o órgão de natureza política e estratégica que garante a continuidade dos trabalhos da UPU, supervisionando as atividades do Conselho de Operações Postais e da Secretaria Internacional. O CA se ocupa em particular de questões regulamentares, administrativas, legislativas e jurídicas. Dentre os temas de interesse especial para os Correios estão a organização da UPU, o planejamento estratégico, a cooperação técnica e desenvolvimento das capacidades técnicas da rede postal internacional e as políticas relativas à participação do setor postal na facilitação do comércio e no comércio eletrônico internacional. A reunião do CA acontece em Berna, na Suíça, de 23 a 27 de outubro e conta com delegação brasileira integrada por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Departamento de Relações Institucionais dos Correios.


Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

2 respostas a Correios apresenta estratégias para simplificar exportação

  1. Fabio Peroni disse:

    Parabéns à equipe da área internacional, sempre inovando! Espero que um dia o reconhecimento interno na organização seja pelo menos uns 10% do que costumeiramente transparece em nível internacional.
    Cheers!

  2. Eu também sou um escritor novato. enquanto trabalho como gerente de conteúdo, mas quero abrir meu próprio site que me ajudará a desenvolver minhas habilidades. Este artigo me levou ao pódio de que seria bom fazer uma seleção para autores que querem ser criativos.