Selo dos Correios celebra os 200 anos da vinda de Maria Leopoldina ao Brasil

A Câmara dos Deputados realizou em Brasília, nesta terça-feira (7), sessão solene pelo bicentenário da chegada da imperatriz Maria Leopoldina ao Brasil. A homenagem foi marcada pelo lançamento de selo dos Correios alusivo à data, além da entrega de prêmios aos estudantes vencedores dos concursos de vídeo e de desenho sobre a importância histórica da personagem, que nasceu na Áustria, mas adotou o Brasil como sua nova pátria, tendo uma forte atuação no processo de aceitação da nacionalidade brasileira por Portugal.

A emissão em homenagem à imperatriz é a primeira de uma série de seis selos denominada “Brasil, 200 anos de Independência”, fruto de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios. A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos e do vice-presidente de Tecnologia dos Correios, Eugênio Montenegro. Para o presidente dos Correios, além de prestar uma merecida homenagem à memória de da imperatriz do Brasil, a parceria entre os Correios e a Câmara dos Deputados relembra a relação entre a estatal e as próprias origens do País.

“O carteiro Paulo Bregaro, patrono dos Correios, foi o responsável por entregar a Dom Pedro I a carta de Maria Leopoldina com as notícias que desencadearam a Independência do Brasil. Desta forma, podemos considerar que o Brasil existe porque existe carteiro, porque existem os Correios”, ressaltou Guilherme Campos.

Resgate histórico – Para o deputado Evandro Gussi, o Brasil vive um momento em que muitos dos brasileiros não conhecem suas origens e como foram constituídos, por isso a importância de lembrá-los. Neste sentido, o vice-presidente de Tecnologia dos Correios, Eugênio Montenegro, destacou que a memória da imperatriz agora passará a integrar o rico acervo filatélico nacional, “não apenas relembrando a nossa história, mas reconhecendo, homenageando e ampliando o conhecimento sobre as pessoas e as realizações que estão na gênesis do nosso país e de todos nós, que hoje formamos esta forte nação”, afirmou.

Para confecção do selo foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica. O uso das cores de um nascer do sol identifica o alvorecer de uma nação. A seguir, a representação da nau D. João VI, navio que em 1817 trouxe a princesa ao Rio de Janeiro, em aquarela de Franz Joseph Frühbeck. Abaixo, o retrato da Princesa Leopoldina, gravura feita por Jean F. Baddoureau a partir da obra do artista Jules A. Vauthier, mostra toda sua jovialidade na época da viagem ao Brasil. Por último, sua assinatura, em tinta calcográfica (relevo), já com a adoção do nome Maria Leopoldina, em homenagem à nova pátria. Com valor facial de R$4,20, a emissão comemorativa pode ser adquirida na loja virtual dos Correios.

Também estiveram presentes na sessão solene o deputado Evandro Gussi, corregedor da Câmara dos Deputados e coordenador da Comissão Especial Curadora destinada a elaborar as comemorações relativas aos 200 anos da Independência; Dom Gabriel de Orleans Bragança, representando a alteza imperial e real, o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil; o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; a embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl, e a vice-presidente do Conselho Federal da Áustria, Íngrid Winkler.


Esta entrada foi publicada em Filatelia, Institucional e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

4 respostas a Selo dos Correios celebra os 200 anos da vinda de Maria Leopoldina ao Brasil

  1. Maísa Vilanova disse:

    Homenagem mais que merecida para essa que foi uma grande mulher! Quanto mais leio sobre ela, mais me encanto.

  2. Jacks disse:

    A Imperatriz Leopoldina é a Mãe Libertadora do Brasil. Viva o Brasil, Portugal e a Áustria. Todos os Brasileiros, Deveriam Conhecer a Vida Dessa Mulher Que Nasceu Austríaca, Portuguesa de Casamento, e Brasileira de Sentimento e Coração. Obrigado Áustria, Por Nos da Sua Filha Para a Nossa LIBERTAÇÃO.

    • ELQUE disse:

      CONHEÇO POUCO A HISTORIA DE MARIA LEOPOLDINA MAIS SÓ DE VER OS COMENTÁRIOS VI QUE ELA FOI DE UMA IMPORTÂNCIA IMENSURÁVEL PARA O NOSSO BRASIL..NOSSO MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO A MARIA LEOPOLDINA

  3. "joe ramone" disse:

    Ainda bem que ela veio de caravela, porque se pegasse carona com os correios ela ainda estaria em transito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *