Museu Correios disponibiliza coleções digitalizadas

Já é possível conhecer parte do acervo histórico do Museu Correios pela internet. No terminal Saber + estão disponíveis duas coleções digitalizadas: Editais de Selos dos anos 30 e Relógios Antigos. Novas peças estão sendo inseridas gradualmente no sistema.

A coleção Editais de Selos trata das peças emitidas pela Casa da Moeda do Brasil a partir da década de 30. A Relógios apresenta verdadeiras relíquias esculpidas em madeira e com funcionamento a corda em bom estado de conservação.

Para consultar toda essa cultura e história dos Correios, basta utilizar uma palavra-chave no campo busca do Saber + e o sistema irá apresentar todos os arquivos disponíveis relacionados à pesquisa. Para visualizar as imagens desejadas, basta um clique no item Detalhes.

A disponibilização do sistema Saber + pela internet é mais uma etapa de lançamento do terminal unificado de consulta aos acervos bibliográfico, arquivístico e museológico dos Correios. A ferramenta é uma novidade no mercado e foi desenvolvida especialmente para atender à demanda da empresa de integrar o acesso aos seus acervos.

Conheça um pouco mais sobre as coleções digitalizadas que o Museu Correios já disponibiliza no Saber +.

Editais – Edital é o documento de criação, a “certidão de nascimento” de uma peça postal (selo, carimbo, folhinha etc). Segundo o dicionário Filatélico do Portal Filatelia.com, edital é um “impresso emitido pelas administrações postais com a finalidade de tornar público e oficializar o lançamento de uma peça filatélica. Contém o histórico da peça e seus detalhes técnicos.” O Museu Correios possui em seu acervo mais de 2.500 editais de selos, emitidos a partir da década de 30, além de milhares de editais de carimbos e outras peças postais. Os primeiros documentos cadastrados como editais são apenas uma reprodução dos dados dos editais, emitidos pela Casa da Moeda do Brasil.

Relógios – A racionalização do tempo nas operações logísticas sempre esteve incorporada nas atividades dos Correios, por isso o relógio traz a simbologia de operar soluções não apenas eficientes, como também dentro dos prazos estabelecidos. A coleção de relógios do Museu Correios é composta por 127 peças, sendo a maioria confeccionada em madeira e funcionamento a corda.  A preservação dos relógios constitui um testemunho da importância do tempo e sua marcação no desenvolvimento das atividades dos correios.

Para mais informações, acesse o Portal dos Correios.


Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *