Matéria explica o caminho das compras da China até a sua casa e por que elas demoram tanto

Quem nunca encontrou ofertas imperdíveis em sites chineses e encheu o carrinho de compras, que atire a primeira pedra. Os preços mais baixos e o frete gratuito oferecidos por esses sites atraem cada vez mais brasileiros. De acordo com o estudo Webshoppers 2017, realizado pela Ebit, o gigante chinês AliExpress foi o preferido dos brasileiros que compraram em sites de fora em 2016, à frente de grandes corporações como as norte-americanas Amazon e Ebay. Dos entrevistados no estudo, 45% afirmaram terem feitos compras pelo site chinês no ano passado, contra 40% na Amazon e 26% no Ebay. Entre os itens preferidos dos brasileiros estão artigos eletrônicos e de informática, moda e acessórios, celulares, brinquedos e games.

Se a economia de dinheiro é um atrativo, uma questão acaba incomodando os consumidores que decidem aproveitar essas ofertas: a demora para receber a encomenda. Como é que suas compras, feitas em sites chineses como AliExpress, GearBest, Tmall e DealExtreme, chegam ao Brasil? E por que às vezes demora tanto para que ela chegue à sua casa?

A Gazeta do Povo fez uma matéria explicando o caminho que essas encomendas percorrem da China até o Brasil e como o prazo de entrega é calculado. Leia na íntegra.

 


Esta entrada foi publicada em Correios na midia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

38 respostas a Matéria explica o caminho das compras da China até a sua casa e por que elas demoram tanto

  1. Will Santos disse:

    Pelo amor de deus e quando se compra em sao paulo para entregar em belo horizonte e voces demoram mais 40 dias e nao entrega? abrir reclamação tambem nao resolve pois e simplesmente fica no estatus “reclamação recebida”… absurdo!

  2. Daniel disse:

    Ridículo é minha encomenda de SP demorar mais que a que vem da China por pura incompetência dessa empresa.

  3. thiago soares disse:

    isso é muita mentira dos correios …em outros paises nao demora quanto no brasil…aqui so funciona a corrupção…depois do produto liberado na alfandega eles deixam mofar sua encomenda porque ela nao foi taxada e ainda nao vai dar lucro ao correios, por isso demoram a entregar…brasil um pais atrasado em tudo deveriam privatizar a estatal ai sim as coisas seriam melhores…os correios preferem tomar multa do que entregar dentro do prazo…

  4. MAURICIO DOS SANTOS COELHO disse:

    bom dia, não concordo varias informações dadas sobre encaminhamento de encomendas internacionais e tambem nacionais, falta estrutura ( logistica e humana) a muito erros operacionais causando muito prejuizo aos usuarios e consequencia a imagem da da empresa, comigo ja aconteceram tantos que acostumei,
    o presidente da empresa numa entrevista perguntaram sobre tema segurança, a resposta curata imediata
    (e um problema social) quiz dizer que nao esta nem ai , ainda foi retirada os segurança que ainda mostrava um cero cuidado , agora esse pais demonstra que e um problema social realmente , so nos podemos mudar isto exigir mudança , PATRIOTISMO e EDUCAÇÃO

  5. Diego Marcio Stadnick disse:

    Sabem que de tanto me chatear com os correios, agora vendo falar em privatização fico até feliz isso é uma conquista dos próprios funcionários com essa má qualidade de serviço, sendo os correios uma das empresas que mais fatura no Brasil ele se tornou muito atrativa a inciativa privada. e seus funcionários efetivadso por concurso que prestam uma péssima qualidade de serviço logo serão empregados de um patrão que exige muito paga pouco e manda pra rua quem não estiver satisfeito pois tem uma fila querendo trabalhar. Parabéns se esforcem um pouco mais que logo conseguirão, pra mim irá melhorar estou certo disso.

  6. Maísa Vilanova disse:

    Você sabe a dimensão do Brasil? Não dá pra comparar com Portugal, França, Espanha. Nos Estados Unidos, ótimo, pois lá não tem tanta corrupção e os salários são melhores. Mas é bom ter um pouco de conhecimento antes de criticar. Os carteiros trabalham, e muito, sim senhor!

  7. JOELSON GONCALVES disse:

    Mentira, mentira e mentira!!! A gente consegue rastrear os produtos vindo da china no site da Casesa ou da Iquickfish, com atualizações do status do pacote. O problema está em quando a encomenda chega ao Brasil, o Correios não tem nenhum interesse nas mercadorias. Na nova mudança que houve no sistema do Correios meu pacote (LS917929960CH) ficou parado do dia 21/11/2017 a dia 11/12/2017 sem mudança de status e sem nenhum tipo de aviso… Se não fosse eu correr atras, ate hoje não saberia o que estava acontendo.
    PS. Então me diz o que está acontecendo com o meu pacote (SB3000521072)que esta com com status de entregue ao brasil pelo Apk da Casesa Track 24 desde do dia 01/12/2017 e agora em solo brasileiro eu não sei onde e como está!!!!
    Já sei vcs vão dizer que esse não é um rastreador válido… “ENTÃO ME PASSEM O CÓDIGO DOS CORREIOS”!!!!

  8. Ton Furegatto disse:

    Acho bem absurdo essa conversa! Uma encomenda JÁ ESTANDO EM SOLO BRASILEIRO E LIBERADA, o Correio falar que entrega em até 40 dias ÚTEIS, para vir de Curitiba até Cuiabá e AINDA ATRASAR!! É um absurdo e desrespeito ao consumidor! Ai você faz uma reclamação e eles pedem até 05 DIAS ÚTEIS para te responder uma coisa óbvia; que o pacote sofreu atraso na entrega! O Brasil é um enorme picadeiro, e adivinha quem acaba sendo os palhaços?! Reféns de um órgão que não está nem ai para seus clientes! Tomara que privatizem mesmo!

  9. Marco Moreira disse:

    Estatatal pesada, onerosa e ineficiente! Só a privatização vai amenizar estes problemas! logistica das mais arcaicas e descompromissada com o cliente.

  10. Bruno Borba disse:

    Por favor, algum bom espírito poderia iniciar o processo pra privatizar o correio! Uma encomenda demora 7 dias pra vir da China pro Brasil e mais quarenta pra sair de Curitiba (após liberar) pra chegar no destino.
    O que adianta ser um órgão público se presta essa porcaria de serviço? Virou cabide de emprego.

  11. ACYR MORAES disse:

    ISSO É UM DESRESPEITO COM O CONSUMIDOR BRASILEIRO, MEU SOBRINHO ME MANDOU UM PRESENTE DA INGLATERRA, CHEGOU AO BRASIL, ESTA EM CURITIBA, NÃO IMPORTEI NADA, GANHEI DE PRESENTE, ESTA PARADO, E PELO JEITO VAI FICAR 40 DIAS POR LA, PEQUENO PACOTE COM MENOS DE 90 GRAMAS DE PESO, ESTA ESCRITO NO STATUS DO CORREIO, OLHAR MINHAS IMPORTAÇÕES…ABSURDO, TENHO MAIS DOIS ITENS COMPREI NA CHINA A 71 DIAS SO CONSTA QUE FOI POSTADO E NÃO APARECE MAIS NADA…VERGONHOSO O QUE ESTÃO FAZENDO.

  12. Maísa Vilanova disse:

    E qual a culpa dos Correios se a Receita Federal está com sua encomenda parada?

  13. cristiano souza disse:

    Maisa Vilanova me responde então sobre a grande eficiência dos correios para entregar 2 encomendas de são Paulo para Florianópolis levar mais de 20 dias

  14. ACYR MORAES disse:

    INFELIZMENTE O GRANDE MAL DO BRASILEIRO, JOGAR A RESPONSABILIDADE NAS COSTAS DOS OUTROS, E TEM MAIS ESTA BEM CLARO, ENTREGA PELOS CORREIOS 40 DIAS “APÓS LIBERADO PELA RECEITA SEM TAXAÇÃO”, APÓS LIBERADO É RESPONSABILIDADE DO CORREIO.

  15. Almeida Alves disse:

    Srta Maisa, o problema é que a mesma eficiência que os carteiros têm, falta para o restante dos funcionários, pois todos sabemos que as encomendas só saem para entrega depois de liberadas. Logo, os carteiros não têm culpa nenhuma, além do que não é destes profissionais que se reclama tanto, e sim de toda a cadeia buRRocrática desta instituição.

  16. Israel disse:

    Problema na entrega está por ser empresa estatal, nada estatal funciona tão bem quanto privado. Abraços.

  17. Ubiratan Tuiuti da Silva Gonçalez disse:

    Tem que privatizar sim, somente assim deixaremos de ser reféns desses irresponsáveis, e ainda, criar multas pesadas por atraso acima de 10 dias, que é um prazo pra lá de razoável. No meu caso a minha encomenda LS917932385CH, está parada desde o dia 20/11 nos correios. O que ocorreu com essa empresa!!! Como toda a empresa estatal, a folha de pagamento inchou tanto que inviabilizou operacionalmente suas atividades, os investimentos em modernização e infra estrutura foram deixados de lado, sendo canalizados para custear despesas com pessoal. O setor público do nosso Brasil está quebrado a muito tempo, a falência é só uma questão de tempo, e os setores que ainda não estão no vermelho, serão certamente assaltados pelos políticos. Os culpados somos nós mesmos, os cidadãos brasileiros trabalhadores, que ficamos na inércia, esperando por milagres, sem exigir nossos direitos. Esperamos que um dia tudo isso mude, talvez quando a Lua for habitada e os Chineses entregarem mercadorias lá em 24 horas, receberemos as nossas em 10 dias. Feliz Natal a todos e um ótimo 2018.
    .

  18. Maicon César disse:

    VOCÊ SABE A DIMENSÃO DA CHINA? NÃO DA PRA COMPARAR O BRASIL COM RUSSIA, EUA, CANADÁ E CHINA POIS É MENOR EM EXTENSÃO E ANOS LUZ DE ATRASO EM TUDO, SE VC NÃO SABE A ÇOS PAISES EUROPEUS TAMBEM ESTIVERAM EM CRISE. O PROBLEMA DOS CORREIOS É QUE ELES NÃO QUEREM PERDER, SÓ GANHAR, PQ NÃO FAZ PARCERIAS COM AS EMPRESAS AEREAS? SERIA TUDO TAO RAPIDO, A CHINA E OU DEMAIS PAISES MAIORES Q O BRASIL FAZEM ISSO, PQ ELES SABEM QUE MSM COM UMA FROTA IMENSA DE CAMNHOES IRA OCORRER ATRASOS.
    #SePrivatizarMelhora

  19. joe ramone disse:

    Que atrevimento dos Correios !!!
    Não conseguem cumprir prazos de entrega nos envios domésticos e nos internacionais e vem com este bla bla bla pra cima do usuario ?

    Prezado Correio, qualquer usuário esclarecido ja percebeu que a demora nas entregas deve-se tão somente à incompetência dos Correios, resultando na ineficiência dos serviços prestados diariamente.

    Correios, por favor parem de publicar “pseudo-méritos” e desculpas esfarrapadas que servem apensas para medir o descontentamento do usuário, e passem a concentrar-se na função principal dos Correios que é o envio e a entrega de correspondências e objetos postados.

    Até quando seremos obrigados a conviver com os pessimos serviços prestados pelos Correios ?

  20. Rogério Gularte disse:

    Vendo pela internet, e muitas das minhas mercadorias, tem a desistência do comprador, pelo excesso de demora na entrega e aí fico sem o dinheiro e sem a mercadoria. Reclamar para os correios não adianta de nada. Só pra constar, postagem nos correios terceirizados leva 1/5 do tempo de atendimento dos correios normais. E nunca tirem a ficha para PRIORITÁRIOS, é a que mais demora.

  21. José disse:

    ACYR Tem uma compra minha de fora (a única que fiz esse ano pois o produto não existia no Brasil) e já esta fazem 52 dias com o aviso “Entrega em 40 dias”.
    Eu não sei porque ficam colocando esses avisos enganosos se não podem cumprir, ficou igual na época do Sedex “3 Dias” que chegava no 4 ou 5 dia….

  22. Rodrigo disse:

    Maisa, não fala besteira. O Brasil é grande mas a demora nas entregas estão no descaso e nos objetos esquecidos nos galpões e não no trânsito. E não compara com os EUA pois lá é feito pela FEDEX, empresa privada que funciona por ser privada e não estatal em que quem entra busca só estabilidade de emprego e deixar de fazer algo produtivo. Nunca questione ou compare salários, se acha que ganha pouco para fazer tal função, mude de emprego, não seja hipócrita fazendo um trabalho medíocre pq acha que ganha pouco.

  23. Cesar henrique Dalquano disse:

    Aowww Correios lixo + incompetência/má vontade da Receita Federal = atrasos absurdos. Indico TODOS entrarem com a ação de danos contra os correios e de taxação de produtos abaixo de u$100 contra receita. Eu já ganhei… E a bagunça continua pq só a pequena minoria entra. Se todos entrarem, pode ter certeza que melhora.

  24. Maísa Vilanova disse:

    Pode acontecer de a encomenda ser mal encaminhada, Cristiano. Pode acontecer também uma tentativa de assalto. Também tem o fato de o PAC ser encaminhado primeiro para o setor de centralização, o que eu também acho um atraso em relação à eficiência dos Correios. Mas não dá para ser tudo entregue em linha reta, meu caro, que é o caminho mais rápido.

  25. pedro fabio disse:

    Ninguém disse que carteiro não trabalha, ele não trabalha de forma eficiente e eficaz. Entende o problema, e outra, existem provas concretas que o pessoal que trabalha por lá, nua respeita a encomenda como deveria. No mínimo tem alguém da sua família nos correios correto?

  26. Davi Cardoso mangabeira disse:

    queria agradecer a competência e qualidade do correios. as encomenda nunca atrasa, não taxam indevidamente. o serviço e maravilhoso. comparado aos melhores serviços postais do mundo. Parabéns correios. vcs são um exemplo de serviço publico brasileiro!

  27. Era Digital disse:

    Ao invés de melhorar sua estrutura aponta uma matéria ridícula e muito mal escrita. Quando há rastreamento é notório que os Correios demoram meses para processar uma encomenda. Se a demanda é conhecida e o serviço dos Correios é infelizmente nacionalizado o óbvio seria ter estrutura para atender o fluxo. Maldita cultura de que o povo deve se curvar ao Estado. Em pleno século 21 a máquina pública sequer consegue atender as necessidades de seus cidadãos. Uma vergonha. Pra corrupção não falta recursos.

  28. MAURICIO S COELHO disse:

    esta muito ruim tanto a entrega nacional e internacional , a verdade que demanda nao esta sendo absorvida pela empresa que nao esta nem ai para a pelo menos satisfazer as necessidades de clientes , falta tudo fator humano logistica, e vai por ai todo ano sabe que nao suporta mais o numero de movimentação de compras e movimentação, atendimento ate para reclamar fica complicado , este e pais que merece o povo brasileiro. sem serviços essenciais precarios e vai por ai , tudo muito ruim
    triste , so nos resta FE e ESPERANÇA

  29. Luis Gustavo Andrade disse:

    Infelizmente a estrutura dos correios está defasada, sub dimensionada e extremamente mal administrada. Quem paga o pato sao os carteiros, que trabalham enlouquecidamente, e claro o cidadao que, se está esperando um pacote da china e ele nao sumir, na melhor das hipoteses levam 2 meses para entregar (isso apos ser liberado pela receita) – ah, claro, sem falar os casos de encomendas quebradas, pois parece que vao chutando a caixa até chegar no cliente final. Já foi uma empresa lider e modelo, hoje, depois de ano de administracao com foco na politica e nao em prestar um bom serviço virou o que está. Exatamente como o estado: inchado, ineficiente, caro. Me pergunto como um PAC sai do RJ para o RS e é encaminhado para a Bahia… Ou uma encomenda da china sai do Parana com destino ao RS e é encaminhado para Goiania…(e depois desaparece do fluxo postal….) Isso precisa mudar…. Pra quem acha que a resposta é subir os valores: comprei pelo ebay um item que saiu do Havaí e foi para Maryland… O frete normal custou 15 dolares e levou uma 6 dias… Achei estranho…. Mas quando descobri que sao 7.700 km que separam o Hawaii (alem de ser uma ilha, em territorio nao continuo….) achei muito eficiente mesmo o servico… Experimentem mandar um PAC de Porto Alegre para Fernando de Noronha? Deve levar uns 6 meses e depois darem como extraviado… E custar uns 100 reais…claro…

  30. joe ramone disse:

    Todo final de ano é a mesma lenga-lenga, os correios nunca conseguem entregar encomendas liberadas em 40 dias uteis.
    Comprei produtos no exterior em outubro e em novembro de 2017 para presentear no Natal, foram liberados pela RF assim que chegaram no Brasil, mas até hoje (meados de janeiro 2018) nenhuma entrega. Ja se passaram 60 dias uteis !!!
    Espero que com um pouco de sorte os Correios consigam entregar antes da Pascoa (presente de Natal vai virar presente de Pascoa).

    O cidadão que cometer qualquer atraso em suas obrigações sofre pesadas penas e multas. E os Correios que só atrasam e não cumprem nenhum prazo estabelecido, o que acontece ?
    Resposta: nunca respondem às reclamações de forma objetiva e ficam perdendo tempo postando matérias para tentar impressionar o usuário menos esclarecido.

  31. Leandro Barbosa disse:

    Muito interessante essa demora de 40 dias, te forçando a acatar e pagar por um serviço de acompanhamento dos correios sobre a importação.
    Se você não opta pelo serviço, daí eles te põe de molho 40 dias. Se você opta (paga) pelo serviço eles te adiantam a entrega do produto.
    Não se preocupem população: O caminho é NÃO pagar pelo serviço de agilidade dos correios, que assim os estoques/galpões ficarão lotados ano após ano e aí, a única saída será despachar com agilidade.
    Abraço a todos.

  32. Flávia disse:

    Quem sofre somos nós justificando para clientes.

  33. Eva disse:

    Estou esperando 2 encomendas, uma por 115 dias e outra 98 dias, que minha mae mandou da ESPANHA para a neta dela!!! um absurdo, senhores dos Correios, o site nao deixa nem colocar reclamaçao porque ja existe, o CAC nao responde ao telefone porque estao sofrendo “inestabilidades”. Um pouco de vergonha na cara é o que voces estão precisando. Era para ter chegado antes do Natal, porque foram postadas no final de outubro e começo de novembro e aqui estamos esperando…!!! Ja que estao pedindo meu email para poder postar esto no blog, confio em que seja para contatar comigo e resolver este problema. No aguardo. Obrigada.

  34. ANTONIO PAULO ISMAEL disse:

    Tenho aproximadamente 70 encomendas de valores diversos vindo da Asia, todas compras feitas no Aliexpress e DX, desde outubro de 2017. Mais de duas dezenas já estão com o prazo de 40 dias uteis vencidos, todas com as devidas reclamações postadas no site dos Correios e todas com a mesma resposta: “Prezado Cliente, após a devida apuração, verificou-se que o objeto foi extraviado.”
    É obvio que se trata de uma resposta pronta de quem não fez nada para verificar onde está o produto fisicamente, dado o grande problema existente: Os Correios perderam o controle do que têm em seu centro de distribuição em Curitiba. Recebem o que chega do exterior mas não têm ideia de quando será entregue ao comprador. Os produtos se acumulam e sabe-se lá como estão sendo armazenados. São milhões (ou bilhões!?) de itens não entregues.
    Os Correios lavam as mãos ao dizer o que está na segunda frase da resposta: “Conforme normas postais internacionais, o remetente, por ser o contratante do serviço de distribuição no exterior e responsável legal pelo objeto, é o único beneficiário de possível indenização.” Entretanto, todos os itens citados já haviam passado pela aduana da Receita, foram liberados sem tributação e estavam nas mãos dos Correios com o famigerado prazo absurdo, prometido e não cumprido, de 40 dias úteis. Um intervenção nos Correio seria bem vinda por todos… e depois disso, a privatização.

  35. Tatiana disse:

    Estou com o mesmíssimo problema do comentário anterior. De outubro pra cá, não recebi NENHUMA das compras que fiz. Mais de 50 produtos que entraram no Brasil, foram liberadas sem imposto, mas não foram entregues. Após o pedido de informação, a resposta automática de que a encomenda foi extraviada (!?!?). Isso é caso de POLÍCIA!

  36. Washington disse:

    Li uma matéria outro dia que o presidente dos correios diz que tem prejuízo com encomendas internacionais.
    Então vamos lá senhor sabichão, eu comprei um celular na casas bahia de São paulo para Fortaleza sabe quanto custou o frete? R$ 14,00 pela transportadora AZUL CARGO, tinha como prazo 17 dias e foi entregue com 4 dias. Isso que é EFICIÊNCIA!

    Um amigo comprou um item pequeno (+/- do mesmo peso que um celular) pelo MercadoLivre de São paulo para Fortaleza sabe quanto custou o frete? R$ 47,90 (Esse preço o normal, não era sedex) pelos CORREIOS, tinha como prazo 1 Mês e 3 dias(é sério 1 Mês) e ainda entregaram ATRASADO! Isso que é INCOMPETÊNCIA!

    O presidente dos correios começou a atacar os sites internacionais, cara eu compro com frete grátis na Americanas / Casas Bahia / Ricardo Eletro / Magazine Luiza / Ponto Frio… (SÃO INTERNACIONAIS?), e raramente acontece de algum atraso de 1 ou 2 dias da data prevista, pelo contrario normalmente são entregue antes do prazo porque as transportadoras apesar de muitas serem novas mas querem prestar um bom serviço.

    O problema dos correios é e sempre foi administrativo, que não sabem administrar nem o seu quintal se aventurando nos correios, porque entrou lá simplesmente pela amizade com políticos! No final das contas o Brasil se torna um pais atrasado, deixa de arrecadar mais impostos com a circulação dos produtos etc…

    Mas tem 20 Milhões para comprar celulares novos para os ladrões roubarem os carteiros nas ruas e que não servem para agilizar NADA! No final das contas sempre vai ter que assinar o papel.

    Essa é minha opinião e desabafo sobre os correios e sua administração, não gosto de defender a privatização mas na atual situação já chegou no limite da paciência humana.

  37. Eudes disse:

    Se o Brasil tivesse um presidente sério e honesto que desse o exemplo,certamente teríamos um correios semelhante. Infelizmente é só roubalheira, corrupção e os correios segue o exemplo dos corruptos,não entregando os produtos aos devidos donos, ou roubando a esperança de receber o que foi comprado de uma forma honesta.

  38. Gabriela disse:

    Li essa matéria. Tenho escutado muitas reclamações em relação a encomendas vindas da China, mas a triste verdade é que os atrasos vão muito além da China. Eu, por exemplo, tenho cinco encomendas ainda não entregues e só uma delas vem da China. A mais antiga foi enviada no dia 15 de dezembro de 2017, ou seja, há mais de 120 dias atrás, e mais recente no dia 10 de março de 2018. E eu não sei se devo aceitar que simplesmente não vou receber, pelo menos, as compradas no ano passado ou se fico com esperanças de que eventualmente vou recebê-las, apesar de um dos pacotes conter produtos perecíveis que podem estar com validade expirada ou nas últimas. Eu sei que existe um déficit de funcionários nos Correios e que isso prejudica muito o serviço, mas não vejo nenhum dos responsáveis tomando alguma atitute definitiva para solucionar este problema e, enquanto isso, os usuários dos serviços postais ficam numa situação inexcusável, sem saber se ou quando vão receber suas encomendas e qual será o prejuízo decorrente. E o triste é que, além dos transtornos e danos sofridos particularmente por cada usuário, esta falta no serviço postal apenas contribui para a cultura de que temos no Brasil de que serviço público é um serviço ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.