A Obra Como Espelho chega ao fim neste domingo

Quem estiver no Rio de Janeiro e passar pelo Centro Cultural Correios, na tarde do próximo domingo (14), poderá apreciar o Finissage da Exposição “A Obra Como Espelho”, de Marilou Winograd. Será a última oportunidade para conferir as grandiosas obras da artista egípcia que celebrou vinte anos de carreira no último ano.

O evento contará com a performance dos atores Reinaldo Cotia Braga e Vanja Freitas, além de roda de conversa com o crítico Ruy Sampaio, curador da exposição. Na ocasião, haverá ainda o lançamento do catálogo com fotos das obras.

A mostra, que já encantou mais de 5 mil pessoas, traz instalações de 3 metros de altura por 6 metros de largura que formam conjuntos ao lado de outras menores, como as quarenta caixas acrílicas ostentando dedais agulhas e fios de cobre que tecem redes de memórias que se ampliam, na concepção da artista.

Fotografias com layers de outras imagens rasgadas sobrepostas funcionam “como se atravessassem os espelhos através das camadas da obra, numa viagem ao tempo/memória do visível, tornando o invisível parte da obra”, explica Marilou. “Assim como Lewis Caroll em Alice no País das Maravilhas, pretendo levar o visitante para o outro lado do espelho”, completa.

A exposição ocupa 650m² em três salões do terceiro andar do Centro Cultural. Na sala lateral, o site specific “Memórias do Corpo” traz 468 fragmentos e duas fotos impressas em lona de três metros por seis metros. No salão central, cerca de quatro conjuntos de fotos de tamanhos variados compõem painéis de 1,20 metros a 8 metros, impressos em papel fotográfico, acrílico e aço inoxidável, telas com volumes e um objeto com espelho “Le Baiser Mis a Nu”. Na terceira sala, uma obra branca ocupa posição central, em contraponto à instalação “Equilibrium”, com 40 caixas de acrílico, agulhas e fios de cobre.

Marilou Winograd – Nascida no Cairo/Egito, Marilou Winograd chegou no Rio de Janeiro em 1960. Formada em Artes no CEAC (Centro de Arte Contemporânea), IBA (Instituto de Belas Artes) e EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), participou de exposições individuais, coletivas, congressos, seminários no Brasil e no exterior (1971/2017). É uma das curadoras e idealizadoras do projeto Zona Oculta – entre o público e o privado – com 350 artistas mulheres (2004/11), do projeto Acesso Arte Contemporânea com 158 artistas visuais (2011/17). Em 2002, publicou o livro ¨O Silêncio do Branco¨, relato visual da sua viagem à Antártica num contraponto com a sua obra.

Serviço
Finissage e lançamento do catálogo “A Obra Como Espelho”, de Marilou Winograd
Data: 14/01/2018
Horário: das 16h às 18h30
Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2253-1580 (Recepção)
Entrada Franca

 

 


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.