Últimos dias da mostra Cotidianos no Museu Correios

Em cartaz até o dia 18 de fevereiro no Museu Correios, em Brasília, a mostra Cotidianos apresenta mais de 90 obras dos artistas plásticos Felipe Salsano e Ildeu Borges, com técnicas tradicionais de pintura utilizando tinta a óleo, aquarelas e tintas acrílicas. A curadora Andrea Cabral conta que o processo de montagem buscou a confluência do trabalho dos dois artistas. “Encontramos o tema do cotidiano como ponto essencial no trabalho de ambos. Com as obras reunidas excluímos as que não se enquadrariam nessa temática e os artistas pintaram outras especialmente para a exposição” explicou Andrea.

O interesse por arte começou cedo para os dois, ainda na infância. Ildeu é autodidata e revela nas suas telas um olhar singular da capital federal, onde vive. Se concentra nos moradores, nas vivências e experiências que vão além dos monumentos. “Gosto de deixar as obras sem títulos e ficar escutando o que as pessoas imaginam ao ver as imagens. Normalmente imaginam coisas que nunca tive a intenção consciente de retratar mas que muitas vezes estão realmente ali” revelou.

Felipe se formou na Academia de Belas Artes de Florença em 2010, continua morando na Itália, mas coloca nas obras as paisagens e personagens encontrados nas suas andanças pelo mundo. Os retratos têm lugar especial. “Mostro de certa forma a alma de quem está sendo retratado. Analiso a fisionomia, tipos de roupas, expressão facial, postura e exprimo a minha interpretação sobre o que vejo” conta Salsano. A exposição proporciona ao visitante uma imersão na jornada particular dos artistas brasilienses.

O Museu Correios está localizado no SCS quadra 4, bloco A, 256, – Asa Sul. Funciona de terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *