Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe mostra inclusiva

Está em cartaz no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, até 11 de março, a mostra “De Fotografia à Tactography – A Arte de Gabriel Bonfim”. São 14 obras do artista visual que proporcionam uma vivência sensorial surpreendente ao visitante. Dividida em duas coleções, a do tenor Andrea Bocelli e do bailarino Denis Vieira, a exposição traz obras em tactography, técnica que reproduz a fotografia em três dimensões e assim pode ser apreciada também por deficientes visuais.

A mostra é interativa e permite ao público explorar sensações. A “Sala Proa” tem formato circular, piso táctil e escada auxiliar móvel que possibilita melhor mobilidade aos cegos e liberdade para explorarem sozinhos as obras, solicitando auxílio ao monitor se necessário. Quem enxerga recebe uma venda e pode ter experiência similar à dos deficientes visuais. .

Tactography – Em 2014, Gabriel fez uma série de retratos de Andrea Bocelli, de eventos familiares e do backstage de um show em Istambul. O fotógrafo ficou meio frustrado pelo tenor, em razão da cegueira, não poder apreciar o trabalho e começou uma pesquisa em parceria com Thomas Kurer para torná-lo visível. O resultado dessa incursão rendeu bem mais do que o artista poderia esperar. “É exatamente o que eu buscava com a minha arte. Eu sempre achei que expor o que eu produzo, que julgam bom visualmente, para mim não era suficiente. Eu precisava passar uma mensagem e se fosse conectada com alguma forma de ajuda ou reflexão, seria muito melhor. Então é totalmente uma realização, dever cumprido” declarou Gabriel.

Serviço: De Fotografia à Tactography – A Arte de Gabriel Bonfim

Visitação: Até 11 de março, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Informações: (21) 2253-1580 (Livre para todos os públicos | entrada franca | acesso para pessoas com necessidades especiais)

 


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe mostra inclusiva

  1. Maísa Vilanova disse:

    Que arte linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.