Cerimônia especial em São Paulo lança oficialmente o 47º Concurso de Cartas

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, recebeu alunos da escola municipal Ernesto de Moraes Leme na manhã desta sexta-feira (23), no Centro Cultural Correios São Paulo, para o lançamento oficial do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Durante a abertura, Campos ressaltou a participação do Brasil no concurso. “Os Correios realizam duas grandes campanhas ao longo do ano, voltadas para a sociedade: o Papai Noel dos Correios e o Concurso Internacional de Redação de Cartas, no qual o Brasil é o segundo colocado em premiação, com a conquista de três medalhas de ouro, perdendo só para a China, que tem cinco”. Ele também destacou o orgulho de ser filho de professora das disciplinas de História e Geografia.

O professor Luís Donizete Cardoso, que acompanhava os alunos, recebeu um formulário de inscrição do concurso, representando simbolicamente todas as escolas do Brasil.

O presidente Guilherme Campos e o carteiro Alexandre de Souza Gomes, do CDD Sé, representando todos os empregados dos Correios, entregaram ao pequeno palestrante do evento, João Paulo Guerra Barrera, um botom, que o instituiu oficialmente embaixador do concurso, e também um kit filatélico.

Os cerca de 70 estudantes presentes puderam conhecer um pouco da história de João, jovem escritor de apenas 7 anos, que já escreveu dois livros: “No mundo da lua e dos planetas” e “Morando no espaço”, que deve ser lançado nas próximas semanas.

O menino falou sobre a paixão pelo espaço, por livros e por escrever, depois respondeu a perguntas feitas pelos estudantes, uma delas foi sobre um tema que ele sempre aborda nos livros: a importância da reciclagem do lixo. “É importante reciclar porque a gente precisa deixar o planeta Terra bem limpinho para ele não morrer”, disse de forma simples e objetiva, típico de uma criança.

O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, também esteve no evento e elogiou o concurso. “Este concurso de redação de cartas é fantástico. Parabéns aos Correios que promovem esta ação no Brasil, um país que tem poucos leitores. Uma boa ideia é que o vencedor do Concurso Internacional de Cartas, aqui no Brasil, participe da Bienal do Livro de São Paulo deste ano”.

Ao final do evento, o presidente Guilherme Campos e o palestrante João Paulo conversaram com os alunos da escola, num momento de descontração. Também foram sorteados alguns exemplares dos livros de João. Campos ainda acompanhou os jovens em uma visita à Sala Histórica do Centro Cultural, onde estão a maquete e as plantas do prédio, construído no início do século 20.

Ciclo de palestras – Até o dia 9 de março, os Correios promovem ações de relacionamento institucional relativas ao 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas com a participação do jovem escritor João Paulo Guerra Barrera, em uma escola de cada região do país. As atividades, direcionadas a alunos de escolas públicas e privadas, acontecerão em Manaus (28/2), São Luís (2/3), Florianópolis (5/3), Brasília (7/3) e São Paulo (9/3).

Concursos de Redação de Cartas  O 47° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios, é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal e tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.

O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino com até 15 anos (completos até maio de 2018).

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.


Esta entrada foi publicada em Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Cerimônia especial em São Paulo lança oficialmente o 47º Concurso de Cartas

  1. Daniel Lustoza disse:

    Vou escrever uma carta versando sobre: como eu gostaria de receber a minha encomenda!!!!
    OF254415284BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.