Exposição de selos em Porto Alegre retrata arquitetura brasileira

A partir desta quarta-feira (18) até 5 de maio o Espaço Cultural Correios Porto Alegre apresenta a exposição “A Arquitetura Brasileira nos Selos”, com uma coleção de quase 100 peças filatélicas. A Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, e as construções centenárias de São Miguel das Missões estão entre as edificações gaúchas retratadas pelo acervo.

A descrição oficial da coleção destaca que, durante mais de 300 anos, o Brasil teve sua arquitetura muito influenciada pelos colonizadores europeus. Com o passar do tempo, a arquitetura brasileira foi assumindo características próprias e passou a ser reconhecida internacionalmente. Para evidenciar as mudanças históricas e a diversidade de estilos, os selos da exposição estão divididos em quatro classificações de arquitetura: colonial, barroca, neoclássica e moderna.

Na primeira parte encontram-se imagens como a estação ferroviária de São João Del Rey, em Minas Gerais. Já entre os selos de arquitetura barroca estão construções como o Convento de Santo Antônio, na Paraíba. Para representar a arquitetura neoclássica foram escolhidos, entre outros, o Teatro Amazonas, de Manaus. Por fim, no grupo de peças que abrangem a arquitetura moderna estão diversos prédios de Brasília e a ponte Rio-Niterói.

A exposição é gratuita e fica aberta de terça a sábado, das 10h às 17h. O Espaço Cultural Correios está localizado no térreo do prédio histórico da empresa na Praça da Alfândega (centro histórico da capital), com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.