Bicentenário da Aclamação de D. João VI é celebrado em selo dos Correios

Nessa quarta-feira (16), a Câmara dos Deputados realizou em Brasília sessão solene pelo Bicentenário da Aclamação de D. João VI. A homenagem foi marcada pelo lançamento de selo dos Correios alusivo à data. Primeiro e único rei proclamado na América, D. João VI trouxe para a colônia o status de reino e promoveu uma série de atos para a construção do Brasil como nação.

A emissão é a segunda de uma série de seis selos denominada “Brasil, 200 anos de Independência”, fruto de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios. A solenidade contou com a presença do presidente dos Correios, Carlos Fortner, dos vice-presidentes Francisco Wakebe e Cristiano Morbach, e do embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.

Para o presidente dos Correios, o selo é um significativo registro dos 200 anos de aclamação de D. João VI, um dos mais importantes personagens da história brasileira, pois iniciou e fomentou o progresso e a modernização do Brasil. “A partir de agora, diversas correspondências levarão aos seus destinatários um pouco da grandiosa história de Dom João VI, que entre seus muitos feitos abriu os portos brasileiros às nações amigas, instituiu a Biblioteca Pública e reformulou os Correios”, disse.

A arte do selo é de Ely Borges e Isabel Flecha de Lima. A imagem de D. João VI é de uma pintura de José Leandro de Carvalho do acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica. Com valor de R$ 2,05 e tiragem de 180 mil unidades, o selo pode ser adquirido na loja virtual dos Correios, na Agência de Vendas a Distância, pelo e-mail centralvendas@correios.com.br, e em todas as agências dos Correios no país.


Esta entrada foi publicada em Filatelia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.