Correios celebra Dia do Meio Ambiente

Nesta terça-feira (5), é comemorado o Dia do Meio Ambiente. A data, celebrada desde 1972, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. O objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Nos Correios, a sustentabilidade está presente durante o ano inteiro em três principais frentes de atuação: gestão de resíduos sólidos, proteção de recursos naturais e redução da emissão de gás carbônico.

Entre as iniciativas de destaque está o EcoPostal. A ação, que surgiu em 2003, promove a reutilização de malas, malotes e camisas de carteiro usadas por meio de doação a entidades sem fins lucrativos, gerando emprego e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de reduzir os impactos ambientais, pois promove o reuso do resíduo. No ano de 2017, foram doadas mais de 18 mil peças inservíveis, beneficiando aproximadamente 1.700 pessoas.

Outra ação relevante é a coleta seletiva solidária. A ação promove a separação dos resíduos recicláveis descartados (papel, vidro, plástico, metal) nas atividades postais e a sua destinação às associações/cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O programa gera redução de impacto ambiental e inclusão social (geração de renda às famílias de catadores).

Como forma de proteger os recursos naturais, a empresa adota a oferta de produtos e serviços ecoeficientes, como o V-Post e a Mala Direta Postal Especial. No V-Post, os Correios recebem arquivos eletrônicos dos tribunais de justiça, transformando-os em objetos postais físicos. Depois fazem a entrega e digitalizam os ARs (Avisos de Recebimento), que são enviados aos tribunais. Já a Mala Direta Postal Especial evita a postagem de objetos com CEPs inválidos e elimina o trajeto de retorno de objetos devolvidos. Existem, ainda, produtos filatélicos com características ecoeficientes, tais como: cadernos executivos e embalagens confeccionadas em papel reciclado.

Para contribuir com a redução de emissão de gás carbônico – adesão voluntária da empresa firmada no Programa Global de Redução de Emissão de Carbono no Setor Postal, coordenado pela International Post Corporation (IPC) -, a empresa realizou, em 2018, o 6º Inventário de Emissões de Gás Carbônico dos Correios. A superação da meta mundial, obtida em 2017 foi ampliada em 2018, reduzindo 33% as emissões de gás carbônico em relação ao ano de 2013.

Em 2013, a empresa lançou, ainda, o Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC). Seu principal objetivo é atingir um desempenho ambiental correto, por meio do gerenciamento dos impactos ambientais empresariais significativos e da busca contínua de melhoria de processos, serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Outras ações de sustentabilidade da empresa podem ser conferidas no site dos Correios.


Esta entrada foi publicada em Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.