Correios firma parceria com Funap-DF no projeto EcoPostal

Os Correios e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) assinaram hoje (13), em Brasília, termo de doação de objetos do projeto EcoPostal. Dez mil peças, somando aproximadamente oito toneladas – entre camisas, bolsas e malotes de carteiro – serão doados à fundação.

O superintendente dos Correios de Brasília, Rogério Curado, destacou o papel essencial desse projeto. “Isso não nasceu hoje, já vínhamos trabalhando para colocar essa ação em prática. Somando valores e um pouco de cada um, a gente pode fazer mais, fazer alguma diferença para a sociedade.

Dilma de Fátima Imai, diretora da Funap-DF, enfatizou o aspecto da reintegração social do trabalhador preso. “Na formação profissional deles, é um viés muito importante para a porta de saída. Trabalhar, fazer com que dentro do regime fechado eles possam aprender uma profissão, para que quando voltem para a sociedade, eles tenham como trabalhar e gerar renda, não só para si mesmos, mas para a família”.

“É gratificante poder fazer essa união entre a Funap e os Correios. Nós temos a preocupação de poder dar uma nova oportunidade de vida para essas pessoas, de redescobrir os talentos de muitos que, às vezes, estão adormecidos por conta de fatores sociais – jovens que se envolveram com drogas, com crimes, mas que muitas vezes querem uma oportunidade”, ressaltou o deputado distrital Cristiano Araújo, que também marcou presença na cerimônia de assinatura.

O EcoPostal – Desde 2003, esse projeto dos Correios promove o tratamento adequado às bolsas, malotes e uniformes sem condições de uso, reaproveitando-os para confecção de diversos objetos como sandálias, mochilas, roupas infantis etc. Além de evitar o impacto ambiental e economizar recursos financeiros, o EcoPostal gera emprego e renda às famílias carentes, acolhidas por entidades sem fins lucrativos.

A ação atende ainda aos seis objetivos listados pela organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza; emprego digno e crescimento econômico; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; combate às alterações climáticas; e vida sobre a terra.

Funap-DF A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal, instituída há 30 anos, é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP/DF) e tem como missão contribuir para a inclusão e a reintegração social das pessoas presas e egressas do sistema prisional, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Para tanto, a fundação desenvolve programas voltados à capacitação profissional dos apenados, à promoção de oportunidades de trabalho mediante convênios com empresas públicas e privadas, a projetos que fomentem a elevação da escolaridade, bem como a prestação de apoio social às famílias dos apenados.

Com os objetos doados pelos Correios por meio do projeto EcoPostal a fundação mostra que é possível o total reaproveitamento do material que estava em desuso – ação que reforça a importância da promoção de iniciativas voltadas à sustentabilidade.


Esta entrada foi publicada em Institucional, Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.