NOSSAS PESSOAS|
Com heroína brasileira, empregado dos Correios ganha notoriedade como roteirista 

Sandra Regina

Alexandre Miranda conquistou prêmios e reconhecimento internacional como roteirista de história em quadrinhos. Foto: Divulgação/Correios

O fantástico mundo dos super-heróis não é habitado apenas pelos personagens da Marvel e da D.C. Nesse universo dos intrépidos paladinos da justiça, residem também super-heróis nascidos e criados no Brasil, como o Raio Negro, Xexéu, Jaguar, Velta e Ya’Wara, uma guerreira indígena. 

O super-herói brasileiro ganhou até dia para ser celebrado: 24 de outubro, uma referência à data de estreia da série Capitão 7, na TV Record, em 1954. O programa foi depois reformulado para gibi, nascendo assim o primeiro super-herói dos quadrinhos no país. 

Este ano, a comemoração da data foi antecipada para o último sábado (16/9) durante a 1ª Niterói Expo Geek, primeiro evento público do país voltado para esta temática. A exposição tem a finalidade também de valorizar os talentos que escrevem, desenham, produzem e criam histórias em quadrinhos (HQs). 

Mas por que estamos falando sobre esse tema no Blog dos Correios? Além de ter tudo a ver com brasilidade, um dos pilares da nossa marca, este ano, entre os finalistas na categoria de ‘Melhor Roteirista’ está um empregado da empresa, o técnico Alexandre Miranda Silva, conhecido no meio das HQs como Alex Mir. 

Foi como carteiro que Alexandre começou na empresa há 29 anos, mas escrever roteiro para quadrinhos foi uma paixão que desenvolveu ainda criança. “Cresci lendo histórias em quadrinhos”, conta. Alexandre concorre ao prêmio com o trabalho sobre Valkíria, uma super-heroína brasileira, personagem que desenvolveu em parceira com Alex Genaro, artista responsável pela arte. 

De Niterói para o mundo  

A personagem brasileira criada pelo empregado dos Correios chega agora aos Estados Unidos. A revista americana Jungle Comics publicará o livro “A Fonte da Juventude”, que traz as aventuras de Valkíria “em uma terra repleta de civilizações ocultas, lendas e répteis gigantes”. Com 68 páginas, a história foi dividida em duas partes: a primeira saíra na edição 22 da revista, já em pré-venda e lançamento marcado para 29 de novembro.  

A personagem Valkíria é capa da revista americana Jungle Comics.

Além de Fonte da Juventude, a heroína brasileira é a protagonista de outros três livros de Alex Mir: Guerra Fria, Olhos de Cristal e Contatos Imediatos. No contexto pensado pelo roteirista, Valkíria vive numa selva, onde coexistem dinossauros e naves espaciais. As histórias se passam nos mais diversos lugares do Brasil, como nas proximidades de Brasília, na região Sul e na Amazônia. 

Essa não é a primeira vez que Alexandre concorre a um prêmio como roteirista. Em 2010, ele ganhou o HQMix, considerado o “Oscar” do quadrinho nacional, na categoria Roteirista Revelação. Em 2018 e 2019, venceu novamente o prêmio, também na categoria Roteirista, com as histórias Orixás em Guerra e Orixás Renascimento. 

“Nessas histórias não trabalho o aspecto da religião, mas a questão da mitologia. O estudo dos mitos e folclore são assuntos que me fascinam”, conta Alexandre, que já escreveu outras histórias sobre o tema, como O Mistério da Mula Sem Cabeça e Muiraquitã e a Fúria do Anhangá. 

Trajetória  

Casado e pai de três filhas, Alexandre é graduado em ciências da computação e pós-graduação em cultura africana e em literatura brasileira.  Nos Correios, já atuou como gestor em vários setores, sempre na área operacional. Atualmente, trabalha na gerência de atividades externas em Santo André (SP), atuando também como preposto da empresa em audiências. 

Para conciliar o trabalho formal e a atividade de escritor, Alexandre, que também escreve contos e tem trabalhos publicados em mais de vinte antologias, tem como aliado a disciplina. “Separo uma hora por dia durante a semana para trabalhar com quadrinhos e literatura. Pode não parecer muito, mas fazendo um pouco todo dia, em um mês, já tenho algo para apresentar. O importante é não desistir”, revela.  

E quanto aos super-heróis brasileiros, será que há muitos deles para conhecermos? “Vocês ficarão surpresos com a grande quantidade que o Brasil tem desses personagens”, incentiva ele.  

*Atualização (22/9/2023): Alexandre Miranda ganhou o prêmio de “Melhor Roteirista” da 1ª Niterói Expo Geek. Os vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (21).