Exposições sobre futebol agitam período da Copa do Mundo no Rio

Até 15 de julho, dia da final da Copa do Mundo na Rússia, apaixonados por futebol terão a oportunidade de aproveitar três exposições no Centro Cultural Correios, na capital carioca, dedicadas ao esporte mais popular do país.

A mostra “A Copa do mundo é nossa – memórias de uma paixão nacional”, apresenta um rico conjunto de imagens sobre a competição. São charges históricas publicadas em copas passadas, aquarelas com cenas marcantes do Rio de Janeiro durante as duas Copas realizadas no Brasil, em 1950 e em 2014, e o acervo do colecionador Periandro Azevedo, com produtos editoriais sobre as Copas desde 1950 até 2014 (álbuns de figurinhas, flâmulas, revistas com crônicas e fotos surpreendentes dos jogos, além de discos com músicas que embalaram a torcida brasileira).

Os jogadores Neymar, Pelé e Zico estão entre os homenageados pela artista plástica Mazeredo na exposição “Arte em Movimento”. A mostra, com 37 obras inspiradas no universo do futebol, reúne trabalhos de duas fases da carreira da artista. Todas as obras são inéditas no Brasil e algumas delas foram inspiradas em peças exibidas, há 20 anos, em uma exposição no Museu do Grande Arco em La Defense, em Paris, durante a Copa do Mundo da França.

A exposição “Brasil, país da pipa e do futebol” apresenta a cultura da pipa que, além de ser retratada socialmente, é tombada como patrimônio cultural. Será mesmo o futebol o esporte mais popular e representativo no Brasil? É a partir desta pergunta que foi concebida a exposição, unindo duas paixões nacionais ao mostrar pipas e raias com motivos relacionados ao mundo do futebol.

As exposições podem ser visitadas até 15 de julho, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. A entrada é franca. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro do Rio de Janeiro.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.