Brasília realiza o primeiro Festival de Cinema de Arquitetura

Uma diversidade de produções audiovisuais que tratam da vida nas cidades, em suas diferentes escalas e complexidades, marca a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, o arch_cine, que será realizado em Brasília, de 29 de agosto a 1º de setembro, no auditório do Museu Correios, Casa da Cultura da América Latina e campus do IFB do Recanto das Emas.

Explorando temas como mobilidade, sustentabilidade, recursos naturais, tecnologia e habitação, o evento vai exibir 25 longas, médias e curtas-metragens, finalizados a partir de 2015, realizados por cineastas do país e do exterior. Entre eles estão produções do Equador/Espanha, Portugal, Suíça, Polônia, Canadá e ainda do Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo,

O Festival, em primeira edição em Brasília, tem a direção geral da arquiteta e urbanista Liz Sandoval, e curadoria da professora da Faculdade de Comunicação da UnB, Tânia Montoro, dos arquitetos Liz Sandoval, Tadeu de Brito e Aline Pereira, também curadora do arch_cine Rio.

Nesta edição o arch_cine Brasília celebra o filme Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, que narra a trajetória de refugiados recém-chegados do Congo, Palestina e Síria, que se unem a trabalhadores e famílias sem-teto e ocupam um edifício abandonado no centro de São Paulo e, juntos, o transformam num gigantesco palco de luta e experiências. A protagonista Carmen Silva, líder do FLM, estará presente e disponível para uma conversa, após a sessão de homenagem.

Os 20 filmes selecionados em chamada pública concorrem a quatro prêmios: do júri popular, linguagem e fotografia, pesquisa e argumento e o Arquiteturas, esse para o filme selecionado pela curadora e realizadora do Arquiteturas Film Festival, parceira do arch_cine, e será exibido na sétima edição do Festival, em Lisboa, em junho de 2019. Sofia Mourato, criadora do festival, que acontece desde 2013, na capital portuguesa, estará em Brasília durante o evento. Dia 31 de agosto, às 11h, ela fará uma palestra, no Museu Correios, sobre a sua experiência de programar e produzir o evento português e também da diversidade de gêneros de filmes que representam ou utilizam a arquitetura como ferramenta de expressão individual e social.

A programação do arch_cine vai contar ainda com palestras, debates, apresentações de trabalhos acadêmicos, visita guiada e intervenção na praça dos artistas no Setor Comercial Sul, preparando a escadaria da praça para uma sessão de cinema ao ar livre. Também serão apresentados trabalhos acadêmicos relativos à temática do festival. São projetos de revitalização do SCS e estudos que se guiam pela interseção entre cidade e cinema, apresentados por alunos e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UnB, e também o artigo da professora Tania Montoro da Faculdade de Comunicação, em coautoria com a mestre em cinema Nayara Güércio com o título: “Aquarius: um filme sobre memória, cidade e alma feminina.

Os filmes selecionados estão no https://www.facebook.com/FestivalArchCineBrasilia/.

Serviço
Festival Internacional de Cinema de Arquitetura -arch_cine
Local: Museu Correios – SCS Quadra 4 Bloco A 3 – Edifício Apollo – Asa Sul, Brasília
Data: De 29 de agosto a 1º de setembro.
Horário: Quarta a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 14h às 18h.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.