Correios lança edital para utilização de cabotagem no transporte de livros

Foto: Arquivo ANTAQ

Os Correios publicaram, no último dia 12, edital de pregão eletrônico para a prestação de serviços de logística utilizando o modal cabotagem – navegação entre portos utilizando vias marítimas da costa brasileira. A iniciativa visa atender às demandas envolvendo uma operação específica para entrega de livros, que passará a contar com o transporte de superfície na modalidade porta-a-porta.

As propostas começaram a ser acolhidas na terça-feira (13) e serão abertas no dia 7 de dezembro, quando ocorre o pregão eletrônico, cujo critério de seleção é a oferta com menor preço. Serão permitidos lances para seis lotes: todos com os serviços de navegação partindo de São Paulo e com destino a Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus e Curitiba, a depender do lote.

Parceria – Desde 2017, representantes dos Correios vêm se reunindo com uma equipe da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para trocar informações sobre as peculiaridades da navegação de cabotagem e embasar a publicação do edital. Além disso, para alinhar o entendimento do mercado, os Correios realizaram em São Paulo uma audiência pública com os fornecedores deste modal.

“Tivemos uma experiência pontual, mas bastante exitosa com a utilização de cabotagem durante os Jogos Rio 2016, quando enviamos carga do Rio de Janeiro para o estádio de Manaus. Agora, por meio da utilização deste modal, a operação logística da entrega de livros não apenas se moderniza, mas passa a ser mais sustentável – uma vez que contribui para uma maior eficiência energética -, além de se tornar mais segura, já que o índice de avarias e de roubo de cargas é bastante inferior, comparado ao modal terrestre”, ressaltou o superintendente executivo da Vice-Presidência de Negócios Públicos dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

De acordo com o vice-presidente de Negócios Públicos dos Correios, José Furian Filho, a operação logística de livros por cabotagem é pioneira nos Correios. “Após avaliação dos resultados alcançados nesse projeto poderemos expandir a utilização deste modal para outras operações da empresa”, afirmou.

Mais informações sobre o edital para transporte de livros via cabotagem podem ser obtidas no site dos Correios (https://www.licitacoes-e.com.br/aop/consultar-detalhes-licitacao.aop).


Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.