Exposição “Poesia do Munturo” chega ao Museu Correios

Quem estiver em Brasília, nesta quinta-feira (14), não pode perder a abertura da exposição “Poesia do Munturo”, de Marcelino Cruz. A mostra traz cerca de 50 obras, abrangendo pinturas, colagens e impressões, além de um audiovisual e a reprodução do ateliê do artista.

Influenciado por um ideário em que mescla elementos do expressionismo e da abstração informal, o artista carrega sua obra da atmosfera modernista presente no universo representado pela simbologia de Brasília. Nesse sentido, se evidencia a alusão que faz ao Projeto Plano Piloto de Lucio Costa, do qual retira elementos como os suaves entrelaçados das “tesourinhas” ou símbolos da Nova Arquitetura como os “cobogós”.

A gênese de sua obra remete a esse contexto geral que alude à expressão “Munturo”, forma coloquial da palavra monturo, que indica o local das casas no interior do Nordeste em que se descartam os restos de materiais do cotidiano das pessoas que ali vivem. O título definido pelo artista ainda remete às memórias de sua infância e ao seu hábito compulsivo de reunir coisas.

Na ocasião será lançado o Livro-Objeto com o conjunto das obras expostas. Com edição limitada e impresso pelo processo Fine Art, sua venda será disponibilizada ao público presente à inauguração.

O artista – Marcelino Cruz, natural de União, no Piauí, é Arte-educador, com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. É professor de Arte na rede pública do GDF e Gestor Público na Secretaria de Estado de Cultura do GDF. Já expôs em Paris, Amsterdam, Haia, Budapeste, Helsink e Bogotá e em várias capitais brasileiras.

Serviço:
Exposição: “POESIA DO MUNTURO” – MARCELINO CRUZ
Local: Museu Correios, Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A
Edifício Apolo, Asa Sul, Brasília – DF.
Abertura: 14 de fevereiro, de 19h às 22h
Visitação: 15 de fevereiro a 12 de maio de 2019, de terça a domingo, das 10h às 19h.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.