Exposição “Eu, Mulher. Nós, Mulheres. Presente!” chega ao Espaço Cultural Correios Niterói

Celebrar o Dia Internacional da Mulherpor meio de figuras marcantes do universo feminino que trazem uma reflexão para o presente da história. Este é o objetivo do Espaço Cultural Correios Niterói com a exposição “Eu, Mulher. Nós, Mulheres. Presente!”, da artista plástica Elizabeth Salles. São 8 esculturas, representando 8 figuras do universo feminino, que estão abertas à visitação a partir desta sexta-feira (8).

A artista, residente em São Gonçalo, pretende despertar no visitante a emoção de reconhecer a si mesmo através da luta de tantas mulheres da história universal. “Quero contribuir para a construção da memória das mulheres, sejam elas brasileiras ou não. Conhecer quem foram. O que fizeram. Algumas de modo oculto, outras que ganharam expressão nas páginas da história por suas lutas. Lembrar para não deixar esquecer o legado de algumas mulheres que plantaram a semente do que hoje se confere como o mais importante movimento social do século XX: o feminismo”, declara Elizabeth Salles.

As 8 figuras femininas retratadas em suas esculturas são: Nina Simone, pianista e cantora de jazz, ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos; Frida Kahlo, pintora mexicana cuja identidade é uma expressão de sua arte; Nefertiti, rainha egípcia do século IV; Joana D’Arc, heroína francesa queimada em praça pública; Aqualtune, princesa-guerreira africana, um dos maiores símbolos de resistência e luta pela liberdade negra; O Grito, releitura da obra de Edvard Munch; Vossa, que representa a ancestralidade africana, e Lute como uma garota, retratando a luta de todas as mulheres pela igualdade legal e social.

Além das esculturas, faz parte da exposição a obra Cinco Faces da Violência que faz referência ao crime de feminicídio e a banalização da violência contra a mulher nos dias atuais.

Na abertura da mostra, hoje, às 16h30, haverá palestra sobre o tema da exposição, proferida pela Profa. Dra. Tania Nunes, pesquisadora e autora de obras sobre corpo e teatralidade na interface entre literatura contemporânea e cultura.

A exposição fica em cartaz em curta temporada, até o dia 30 de março. O Espaço Cultural Correios Niterói funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h, exceto feriados. Entrada franca.

 
Sobre a artista

Elizabeth Salles nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para São Gonçalo aos oito anos de idade. Desde muito jovem, demonstrava interesse pela arte e se tornou desenhista. Ingressou no mercado de designer de moda em 1990, onde trabalhou até 2003, quando teve seu primeiro contato com a argila em uma exposição artística.

Apaixonada pela arte de esculpir encontrou ali uma nova forma de se expressar com o mundo, com inspiração que passeia entre o Barroco e o Realismo. Utiliza seus trabalhos como recurso visual em prol de causas sociais. Na maioria das vezes abordando sempre assuntos como: Violência, Preconceito, Discriminação, Opressão e Omissão.

A mulher tem prioridade em seus trabalhos que são feitos, em sua maioria, com gesso hidratado, resina, argila e terracota. Já produziu mais de duzentas peças para seu acervo pessoal, entre elas o busto de George Savalla, conhecido como Palhaço Carequinha, Dandara dos Palmares, Frida Kahlo e Marielle Franco.

Em março de 2018, por ocasião do mês da mulher, a artista Elizabeth Salles apresentou sua obra na exposição “O Paradoxo da Mulher”, organizada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em novembro do mesmo ano, a artista exibiu seu acervo no Centro Cultural George Savalla Gomes (Palhaço Carequinha), anexo da Câmara dos Vereadores daquele município.

A escultora foi premiada com duas Moções de Aplausos outorgadas pela Câmara Municipal de São Gonçalo. Recebeu, também, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o prêmio Acontece Mulher em homenagem e reconhecimento por sua importante atuação em São Gonçalo.

Serviço

“Eu Mulher. Nós, Mulheres. Presente!” – Elizabeth Salles

Abertura: 8 de março, às 15h
Palestra: 08 de março, às 16h30
Visitação: até 30 de março
De segunda a sábado, das 11h às 18h. Exceto feriados. Entrada franca.
Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói (em frente à estação das Barcas).


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural, Datas especiais e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Exposição “Eu, Mulher. Nós, Mulheres. Presente!” chega ao Espaço Cultural Correios Niterói

  1. Pingback: Exposição "Eu, Mulher. Nós, Mulheres. Presente!" chega ao Espaço Cultural Correios Niterói | ACARAJÉ COM PIMENTA