Espaço Cultural Correios Niterói recebe duas novas exposições

Quem estiver em Niterói, neste sábado (23), não pode deixar de visitar as exposições “Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares”, de Katia Politzer e Reitchel Komch e “Metamorfose”, de Miro PS no Espaço Cultural Correios Niterói.

“As artistas Katia Politzer e Reitchel Komch, a partir de linhas próprias de produção, encontram-se, exatamente, nessa intersecção dos olhares. Ao misturar seus gestos, recompomos os olhares múltiplos de suas obras e assim nos integramos ao campo de visualidade dessa proposta de exposição. A interatividade do contemporâneo nem sempre ocorre com a participação física dos sujeitos na obra ou com a obra. Muitas vezes, e este é o nosso caso nesta exposição, a interação acontece pelo irrompimento de uma sequência imaginária que nos permite caminhar livremente pelas manchas e sombras das obras e sentir seus movimentos mais subliminares. O tempo sempre esteve no limiar do gesto do artista. A arte contemporânea mantém esse dispositivo histórico, mesmo que se argumente com a evidência de sua efemeridade. O resultado das pesquisas das artistas, que envolve estes dois temas, pode ser visto nesta mostra”, explica o curador da exposição “Dos gestos e do tempo: uma intersecção de olhares”, Áureo Guilherme Mendonça.

Se no trabalho de Katia os conceitos de sua poética estão ligados à transformação pelo tempo e pelo fogo nos processos de alimentação/deterioração/morte e nas relações de afeto/exclusão e explorados em esculturas de pão, vidro, cerâmica, porcelana e tecido, na obra de Reitchel a mitologia é o ponto de partida. A artista se utiliza de deuses, símbolos, mitos e lendas, trazendo-os para a contemporaneidade e discutindo questões de gênero e raça, como se a fragmentação dos dias de hoje pudesse ser transcendida por aquelas narrativas atemporais.

Já a exposição “Metamorfose” pretende sensibilizar o espectador a respeito da transformação e da adaptação que a sociedade mundial atravessa e como essas mudanças interferem nos hábitos e comportamentos atuais.

Por meio de pinturas e colagens com tamanhos médios, vídeo arte, objetos, fotografias e gravuras digitais, o artista Miro PS observa o momento e nota que a sociedade, independentemente da situação financeira, social ou cultural está imersa e cada vez mais dependente da tecnologia. Aplicativos, componentes, equipamentos eletrônicos, códigos e símbolos ditam o comportamento. Nesse mundo digital a linguagem das máquinas conduz e controla silenciosamente as regras. Não há volta.

Serviço:

“Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares”- Katia Politzer e Reitchel Komch

Curadoria de Áureo Guilherme Mendonça e co-curadoria de Silvia Neves
Abertura: dia 23 de março, às 15h
Visitação: até 11 de maio
Apoio UFF e Espaço Cultural Correios de Niterói
Realização: Ateliê Casa 404

“Metamorfose” – Miro PS

Abertura: dia 23 de março, às 15h
Visitação: até 28 de maio

De segunda a sábado, das 11h às 18h. Exceto feriados. A entrada é franca.
Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói (em frente à estação das Barcas).


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.