Alunos da Apae participam de exposição interativa de Arte Postal

Crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) visitaram a exposição de Arte Postal ou Mail Art – “Convocatória – O Carteiro”, na Agência Filatélica de Vitória, na última semana. Na mostra, que contou com obras de cerca de 150 mailartistas de aproximadamente 30 países, os jovens puderam interagir com a exposição e produzir a própria arte, que passará a compor o acervo.

Organizadora da exposição, a mailartista Maria Flor recebeu os alunos com idade entre 12 e 16 anos para um bate-papo sobre a Mail Art e para uma oficina de arte postal. “Encerrar a exposição com as crianças das APAE foi a melhor maneira de fechar este projeto aqui em Vitória”, destacou a artista.

De acordo com a coordenadora da Apae-Vitória, Luciana Feltmann, a arte trabalha aspectos relacionados à atenção, concentração, percepção visual e espacial, sentimentos e desejos, que estão diretamente ligados ao processo de aprendizagem dos alunos. “Fazer uma visita em ambientes sociais diferentes dos que eles conhecem e convivem também é sempre um incentivo para ocupar os outros espaços e adquirir conhecimento”, ressaltou a pedagoga.

Art Postal (Mail Art) – Surgiu com a troca de mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Era uma alternativa às exposições convencionais de arte. Segundo a historiadora Valéria Peixoto, “A arte postal se caracteriza por ser um meio de expressão livre, no qual envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão da sensibilidade. Os artistas utilizam, principalmente, técnicas como colagens, fotografia, escrita ou pintura”.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.