Selo celebra os 100 anos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército

Nesta sexta-feira (5), os Correios lançaram selo personalizado alusivo aos 100 anos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), conhecida carinhosamente como “A Casa do Capitão”. Ao longo de sua história, a escola tática militar formou mais de 30 mil oficiais brasileiros e mais de mil oficiais das nações amigas do país.

O lançamento filatélico foi realizado na própria EsAo, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do presidente dos Correios, o general de Exército Juarez Cunha; do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet; do comandante da Escola, general de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; além de convidados e autoridades civis e militares.

Em seu discurso, Juarez Cunha destacou a satisfação de celebrar, em 2019, os 100 anos da EsAO e também os 50 anos dos Correios como empresa. “Os Correios e o Exército têm um grande ponto em comum: a integração nacional. A nossa empresa está presente em todos os 5.570 municípios do país, ou seja, em várias localidades somos a única representação do Estado. E a força terrestre, da mesma forma, é um braço do Governo Federal e contribui para a garantia da soberania nacional com unidades em toda a nação”, pontuou o presidente dos Correios.

Durante a cerimônia, o general de Exército Gleuber Vieira, antigo ministro do Exército e antigo comandante da EsAO, foi convidado pelo presidente dos Correios para a primeira obliteração do selo comemorativo. Em seguida, foram chamados à mesa o general de Exército Enzo Martins Peri, antigo comandante do Exército; o general de Exército Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, antigo comandante militar do Leste; o general de Exército Renato Cesar Tibau da Costa, antigo chefe do Estado-Maior do Exército e antigo comandante da EsAO e, para encerrar a série de obliterações, o Capitão Pedro Alvim, capitão-aluno da instituição e oficial mais distinto da turma de 2010 da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Após a obliteração, foi realizado o lançamento do quadro Giro do Horizonte II, que, assim como a obra número I, é de autoria do coronel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia.  Chargista, ilustrador e pesquisador minucioso, que ao longo de sua vida tem se dedicado a expressar em telas os principais personagens e os fatos mais marcantes da história do Exército, o coronel Estigarríbia aproveitou a ocasião para fazer uma breve explanação sobre a obra.

Em seguida foi a vez do comandante da EsAO, o general de brigada Marcos de Sá Affonso da Costa, cumprimentar os convidados e agradecer, em especial, a disponibilidade dos Correios e do coronel Estigarríbia em representarem o centenário da instituição.

Sobre o selo – Composto por elementos símbolos do nosso país, o selo traz a bandeira nacional e o Ipê Amarelo, árvore que quando floresce forma uma massa amarela com suas flores, lembrando a bandeira nacional.

Já a vinheta, parte destinada a impressão comemorativa, traz a inscrição: “Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – Um Século Aperfeiçoando Oficiais do Brasil e das Nações Amigas – (1919-2019)”.

A folha filatélica do centenário da EsAO conta com 12 selos de 12 vinhetas, que juntas formam o selo personalizado. As dimensões do selo são de 30 mm x 40 mm e o seu processo de impressão é feito em offset onde a imagem da matriz é transferida para um rolo de impressão e somente depois é transferida para o papel. O tipo de papel usado é o cuchê gomado e sua produção é feita pela Casa da Moeda do Brasil.

 


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Selo celebra os 100 anos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército

  1. Pingback: Selo celebra os 100 anos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército | ACARAJÉ COM PIMENTA