Exposição ‘Veredas’ inspira sarau no CCCSP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) receberá a partir das 14h desta quinta-feira (25) cerca de 30 artistas, entre poetas, cantores, dançarinos e pintores, para um sarau que se inspirará nas obras da mostra ‘Veredas’, do japonês Kanichi Kaneko, em cartaz no mesmo local até 30 de maio.

A mostra reúne pinturas que apresentam aspectos e vivências das culturas japonesa e brasileira. Nascido em Yokohama, Japão, em 1935, o artista é naturalizado brasileiro. Remanescente do Grupo Seibi, fundado por artistas japoneses como Tomie Ohtake e Manabu Mabe, as obras de Kaneko também compõem o acervo de museus como o MAC da USP e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

As telas da mostra foram produzidas nos últimos 40 anos de trabalho do artista, que hoje mora no Brasil e estudou, por longo período, manifestações artísticas na Europa

Aos 84 anos, Kaneko também participará do encontro com seus haikais, (poesias curtas, geralmente em japonês). “Não dou título às minhas pinturas, mas quando viajava, desenhava o que via e fazia anotações ao lado. Depois, fui descobrir que eram haikais”. A exposição ‘Veredas’ tem alguns deles, todos em japonês, sem tradução. “Quero estimular a curiosidade”, comenta.

Ao fazer uma retrospectiva de obras produzidas ao longo da vida nesta exposição, o autor realiza uma releitura da cultura herdada do Japão, onde morou até os 25 anos, do choque cultural com o modo de vida brasileiro e da busca da origem da alma, do pensamento. “Depois de dar a volta ao mundo, descobri que minha terra é o Japão”, afirma, referindo-se aos valores presentes nas suas criações.

Com o sarau, pretende promover uma grande troca. “Poesia é mais profunda do que qualquer explicação, vai direto para o sentimento mais profundo”, considera. “Quero abrir meu coração inteiro. A entrada é franca e a saída também”.

Serviço
Exposição ‘Veredas’
Data: Até 30/5
Local: Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP)
Endereço: Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, Centro, São Paulo – SP
Metrô São Bento
Entrada gratuita


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural, Institucional e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Exposição ‘Veredas’ inspira sarau no CCCSP

  1. Pingback: Exposição 'Veredas' inspira sarau no CCCSP | ACARAJÉ COM PIMENTA