Correios lança solução digital para o Judiciário

Os Correios lançaram, no último dia 24, solução que permite o pagamento e o envio de intimações e citações de forma digital. Por meio da plataforma e-Carta, qualquer pessoa que acessar seu processo, consegue gerar o boleto para pagamento e enviar notificação às partes. O documento é impresso pelos Correios e chega fisicamente até quem está sendo intimado ou citado.

Desenvolvida inicialmente para atender o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, a solução é capaz de atender a necessidade de outros órgãos de Justiça. O usuário que acessar o site dos Correios, conseguirá ter a visão dos seus processos em vários tribunais. Mas, para que esses tribunais façam parte desse modelo e a comunicação seja enviada, precisam estabelecer o convênio com os Correios.

O juiz auxiliar da Corregedoria do TRF da 4ª Região, Loraci Flores, explicou que serão feitos testes no ambiente eletrônico e a implantação efetiva começa nos próximos dias, com maior rapidez das correspondências que o processo precisa enviar. Ele acredita que, em breve, todos os tribunais que trabalham com processos eletrônicos, logo usarão a ferramenta.

“É de interesse do judiciário, pois gera facilidade. É de interesse do usuário, pois consegue agilidade. E é interesse dos Correios, pois mantém sua atividade. Com ela, tudo poderá ser feito de forma virtual, e com a confiabilidade de os Correios dar cumprimento a essa ordem”, afirmou o juiz.

Soluções híbridas

Segundo o diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, as soluções que integram serviços físicos e digitais são importantes, uma vez que “a sociedade brasileira ainda não é 100% digital, mas também não é mais só papel”. O diretor também destacou a capacidade dos Correios de entregar soluções viáveis e rápidas para o mercado. “Para a empresa, essa é uma forma de modernização dos nossos serviços. Estamos sempre acrescentando novas tecnologias. Isso dá celeridade e maior confiança ao processo, com redução dos custos para os órgãos judiciais. Ao mesmo tempo o cliente consegue ter maior controle e acompanhar todos os passos do processo”.


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