Esclarecimento sobre matéria veiculada no Bom Dia Brasil

Diferente do que foi divulgado nesta terça-feira (26) em matéria do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, a entrega de correspondências na região de Campinas está sendo feita normalmente pelos Correios.

A matéria também omitiu quais são as medidas tomadas pela empresa para garantir a segurança de seus trabalhadores, da população e da carga postal: ações e operações conjuntas com órgãos de segurança pública; investimento em tecnologias de rastreamento; entrega diferenciada para alguns tipos de encomendas especiais;  serviço de escolta armada.

Os Correios ainda prestam assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais que são vítimas de violência.

Confira as perguntas enviadas pela Rede Globo e as respostas da assessoria de imprensa dos Correios:

PERGUNTA: Gostaríamos de saber se os Correios têm números sobre o roubo de encomendas durante a entrega em todo o Brasil? Quais são as regiões de maior preocupação no País?

RESPOSTA: Por se tratar de assunto relacionado à segurança e para preservar seus empregados, os Correios não divulgam estatísticas do assunto nem informações sobre locais onde as medidas estão sendo adotadas.

PERGUNTA: Se na região de Campinas ou outra cidade o serviço está suspenso em algum bairro?

RESPOSTA: A entrega de correspondências na região de Campinas está sendo feita normalmente. Por questão de segurança, a ECT adotou temporariamente um modelo de entrega diferenciada para encomendas especiais em partes de determinados bairros na região. Para garantir a segurança dos seus trabalhadores, os Correios buscaram apoio dos órgãos de segurança pública na entrega das encomendas especiais nesses locais, até que a contratação de serviço de escolta particular, já iniciada, seja concluída.

PERGUNTA: Quais medidas de segurança são adotadas pelos Correios para inibir os assaltos, como escolta, entregas alternadas, entregas apenas na Central de distribuição, etc?

RESPOSTA: Em nível nacional, a empresa adota as seguintes ações, orientadas pela sua área de monitoramento e pesquisa de segurança, para proteger seus trabalhadores, a população e os objetos dos clientes:

- ações e operações conjuntas com órgãos de segurança pública;

- investimento em tecnologias de rastreamento;

- entrega diferenciada para alguns tipos de encomendas especiais;

- serviço de escolta armada.

Os Correios também prestam assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais que são vítimas de violência.

PERGUNTA: Preços de seguro para entrega sofreram algum reajuste por conta de falta de segurança em alguns locais?

RESPOSTA: O custo das medidas é bancado pelos Correios – o preço do seguro, para o cliente, não sofre alteração conforme a região de entrega.

PERGUNTA: Se as escoltas realmente acontecem gostaríamos de acompanhar uma delas para imagens e também mostrar os carros saindo da Central de Distribuição de Campinas.

RESPOSTA: Por questão de segurança, a fim de garantir a integridade dos trabalhadores e da população, os Correios não autorizam o acompanhamento de entrega de encomendas especiais.

PERGUNTA: Gostaríamos de saber o que é exatamente um “modelo de entrega diferenciada para encomendas”. Isso significa que as entregas não são diárias, são feitas apenas na Central ou têm escolta da Polícia Militar?

RESPOSTA: A entrega diferenciada consiste em qualquer forma de entrega de encomenda especial que fuja ao padrão diário de distribuição dos Correios. Por ser uma medida de segurança que visa proteger os trabalhadores, a população e as encomendas, a ECT não divulga detalhes dessa operação.


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31 respostas a Esclarecimento sobre matéria veiculada no Bom Dia Brasil

  1. Rodrigo disse:

    Parabéns ao responsável pelas atualizações do Blog, assisti a referida matéria vinculada no Bom dia Brasil e os esclarecimentos neste veículo de comunicação da empresa são disponibilizados de forma extremamente rápida. Pena que o mesmo elogio não seja aplicável aos gestores do sistemas de informação da Central de Atendimento Correios, pois até o momento de registro desta, nenhuma informação neste sentido nos foi disponibilizada para repasse aos clientes da empresa. Fato lamentável, pois a CAC é que deveria ser um setor preparado a disponibilizar as informações ao cliente, mas acaba por tomar conhecimento das informações através deles.

    • Esse blog precisa de um botão “curtir” tanto para a postagem quanto para o comentário acima. Ambos estão de parabéns. A informação corporativa interna ainda anda a passos inaceitavelmente lentos para essa era da comunicação instantânea, e o pior é que já existem ferramentas corporativas instaladas e em uso que poderiam solucionar o problema, mas inexplicavelmente elas permanecem sub-utilizadas.

  2. MARCIO DAL MASO disse:

    Bom dia. Na minha opinião, por ter tido várias respostas semelhantes a abaixo, podemos ter passado à mídia a impressão de uma empresa com controles e acompanhamentos dúbios, ou falta dos mesmos, o que não é verdade para nós que lemos as publicações internas.

    Entendo que não precisamos comprometer a segurança dos processos e muito menos dos funcionários, mas, um pouco mais de objetividade e clareza (esperadas pela mídia), não fariam mal, talvez, muito bem para a imagem da ECT.

    Sou totalmente contra entregar o ouro aos bandidos, comum às mídias e polícias.

    “Por ser uma medida de segurança que visa proteger os trabalhadores, a população e as encomendas, a ECT não divulga detalhes dessa operação”

  3. Lia disse:

    Gente desculpa, mas, a materia não foi tendenciosa, e as respostas daqui não esclareceram muito o que é
    essa tal entrega especial, sejamos sinceros.

    Claro que tem que zelar pela segurança dos funcionarios,OBVIO,mas, tem que deixar claro para o cliente e tem que reduzir
    a tarifa se a entrega não vai ser domiciliar e sim interna, ja que o cliente paga para entrega em casa..certo?

    Exemplo abaixo é de um sedex 10 para determinado CEP do RJ (no simulador de prazos),,ou sera sedex 7 dias???

    “Para as localidades abrangidas por essa faixa de CEP, a entrega será realizada com o acréscimo de até 7 (sete) dias do prazo normal ou encaminhada para entrega na agência mais próxima do endereço do destinatário. ”

    GENTE se é sedex 10, cobrado como sedex 10..o que é essa informação?? se sabemos que não vamos cumprir o serviço pq
    colocamos a disposição do cliente??? ja imaginaram os problemas que podemos causar ??
    …não adianta quando sai uma noticia sobre “nós” que não é elogiando a gente venha aqui se justificar ..precisamos entender
    que a população, clientes sabem não são levados por essa ou aquela noticia

    • Correios disse:

      Lia,

      Gentileza informar qual CEP/Localidade você está se referindo.

      • Lia disse:

        21240-030

        ja me deram explicação que não diz nada, area com restrição de entrega, oras, se é com restrição pq
        não suspendem a postagem desse serviço nas agencias???? e para o sedex convencional vai para 8 dias..

        tem que resolver isso urgente, isso nos faz parecer um bando de sem noção

        • Lia disse:

          ahh antes que me esqueça é de conhecimento do departamento responsavel pelo simulador..providencias ate o momento nenhuma

          • Rodrigo disse:

            Lia nós da Central de Atendimento dos Correios já fizemos o mesmo qustionamento a àrea de operações da empresa. Sabe qual a resposta que recebemos? Nenhuma.
            è um absurdo os clientes não serem informados no ato da contratação de um serviço expresso que devido a restrição de entrega domiciliária o prazo será acrescido de 07 dias úteis. Inclusive se for verificado o texto da Lei. nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 que institui o Código de Defesa do Consumidor, Art. 20, consta que: “O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

            I – a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

            II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

            III – o abatimento proporcional do preço.”

            Se há risco é claro que a ECT possui a prerrogativa de adotar as medidas que julgar cabíveis para manter a segurança dos objetos postais e dos funcionários, o que não pode é mascarar a ineficiência dá área de operações, sistemas de informação e atendimento ao cliente sob o título de entrega diferenciada.

          • Lia disse:

            Pois é, Rodrigo, eu liguei falei com a pessoa encarregada no tal departamente que esta
            as siglas no simulador…NADA.

            Não me entra na cabeça como pode passar pela cabeça de alguem oferecer um serviço qie
            não existe..NÃO ME ENTRA NA CABEÇA….sera que ja pararam pra pensar no quanto podem estar
            prejudicando o cliente por não avisar que não tem entrega até as 10 do dia seguinte p/ aquela região.

            e pelo que me informaram tem dezenas de regiões que estão assim e continuam permitindo a postagem de sedex 10

  4. indignado disse:

    parabens a assessoria de imprensa dos correios.
    Falou muito e não respondeu nada!!!

  5. Marcel disse:

    A ECT poderia atraves das perguntas, começar a elaborar os Planos de Distribuição, e na próxima vez responder de forma clara para mostrar que estão tentando fazer algo, ao invés de usar o Ctrl+C Ctrl+V.

  6. carao disse:

    como está sem controle o numeros de assaltos e as medidas não fazem efeito tem colega que já criou um laço de amizade na federal pois constantemente vai lá. e mais escolta só para cee, cdd não tem.

  7. Agnaldo disse:

    O trabalho dos Correios envolve muita gente e não dá pra guardar segredo por muito tempo. Diz logo o que está sendo feito pra tranquilizar todo mundo. Bandido não gosta de dificuldade. É o mesmo efeito de escrever em casa “Vc está sendo filmado”.

  8. Clóvis disse:

    Bom Dia Correios do Brasil !!!!
    Sabemos muito bem que os carteiros são vitimas de ladrões, mas não somente os carteiros são vitimas, atendentes também são vitimas de ladrões dentro das agências por todo o Brasil.
    Mas penso que a materia só foi tendenciosa por não ter as respostas necessárias. Isso não aconteceu só com as respostas dada a reportagem, sabemos muito bem que respostas desse tipo já virou cultura dentro da empresa. Quando alguem faz qualquer pergunta que seja necessário dar uma resposta comprometedora, ninguem da Acessória de Comunicação ou qualquer outro setor quer se comprometer, então como diz o amigo acima (Macel), fazem um Ctrl+C e Ctrl+V, e enviam a resposta.
    Precisamos nos comprometer como profissionais, e justificar o salário que ganhamos.
    Peguem o exemplo de quase a totalidade dos Carteiros, Atendentes e OTT´s; que se comprometem com a entrega, a postagem e a triagem dos objetos e fazem essa empresa dar lucro, esses profissionais sim, merecem ser reconhecidos e nosso total respeito .
    Quanto a reportagem serve para mostrar a população de todo o país o risco que corremos no dia a dia dentro de nossa rotina na empresa.

  9. Ajania disse:

    Eu acredito sinceramente com todo o sucesso que os meliantes tem nos ataques as agencias dos CORREIOS,
    tem gente de dentro informando, portanto nao acho seguro que se revele nenhuma informaçao sobre os nossos
    serviços.Os bancos nao fazem isso, as empresas de seguarança nao fazem isso, ta mais do que na hora de
    colocarmos as barbas de molho.Resumindo, concordo com a postura da empresa.

    • Lia disse:

      Ficamos na duvida se essas medidas existem, faz tempo( anos) que tanto carteiros e atendentes estão
      sendo alvos, e ja foi noticiado algumas vezes sobre “medidas adotadas” , ate no pp blog ano passado,
      e pelo jeito não houve mudança nenhuma, por isso ficamos na duvida se existem ou se preferem apoenas justificar que não podem dizer.

      E fazer a entrega interna, em agencias com grade, detector de metais e segurança armada é uma boa, não sei
      se são essas as medidas, mas, dai não esqueçam que e os clientes tem que serem avisados antes das postagens, para se preferirem
      postar suas encomendas em transportadora
      isso é defesa e respeito pelo consumidor, segurança publica não é nossa responsabilidade, mas, ser transparente com
      nossos clientes é ..

    • joão disse:

      Ajania
      Não é um revelar peculiaridades dos nossos serviços, claro q não, só que no fundo sabemos que dar uma resposta como foi dada dá margem pra que muitos de nós não tenhamos certeza de que algo esta sendo feito e sim que apenas uma resposta a imprensa ..e só

  10. Clóvis disse:

    Bom Dia Correios do Brasil !….rs
    Conforme a notícia que foi postada no site da Globo, com relação a reportagem apresentada no Bom Dia Brasil, a reportagem fala de “Encomendas” exclusivamente, e esse esclarecimento acima fala de “Correspondências”, todos nós que trabalhamos na Área Operacional e a maioria da população sabe distinguir Encomendas de Correspondência, mas vejo que quem foi responsável por esse esclarecimento, já não tem tanto entendimento assim. Deve ser por isso que as respostas dadas a reportagem da Globo, deixa dúbio(duvidoso) as informações.
    Significado de Encomendas conforme dicionário: “Caixa, pacote de mercadorias diversas.”
    Significado de Correspondências conforme dicionário: “Conjunto de cartas ou telegramas recebidos ou expedidos.”
    Não quero polemizar os fatos, mas penso que esse “Esclarecimento” postado pela empresa não esclareceu nada…..

  11. Sampaio disse:

    Senhores (as), bom dia!

    Se formos analisar ao pé da letra o assunto, veremos que a distribuição de encomendas especiais esta comprometida em alguns estados do nosso imenso Brasíl, fato ocasionado pela falta de ações dos órgãos da administração federal, estadual e municipal. Sabemos que os COREIOS é dentor do monopólio postal e não da segurança nacional, lógico que a empresa deve se preocupar com o nosso maior patrimônio que no meu ponto de vista, são os empregados e garantir que os compromissos assumidos junrto a sociedade com a distribuição de correspondências e encomendas dentro dos parâmetros e prazos dados aos clientes. Também sabemos que devemos manter em sigilo informações e ações adotadas pela empresa para garantir a segurança dos empregados, encomendas e da instituição, com vistas a inibir ações de apropriação indevida dos objetos postais por pessoas alheias ao processo como um todo. Então senhores, no contexto não vejo o por que de se divulgar informação sigilosas, isso colocaria em risco todo o planejamento para assegurar a segurança na entrega dos objetos.

    Abraços, Sampaio.

  12. O que esta ocorrendo é que õs bandidos, estão cheios de credibilidade até na alimentação tem que ser balanceada, enquanto isso ficamos a mercer dos mesmos a toda hora e toda instantes. Segurança é um Deus nos acuda, Prisão é uma negação, eles assaltam humilham os trabalhadores dos correios e nada fazem no sentido de coibir esse tipo de atitude ,tivemos nenhum apoio, nos roubaram celulares, fomos chamados de servegonhas; bandidos; safados e outros qualificativos, passamos vários meses para falar com médico psiquiatrico, quase um ano. Fomos agredidos com palavras, com armos direcionadas para nossas cabeças. Fomos constrangidos nem a policia federal fez nada.Quem sofreu com isso fomos nós que trabalhamos na empresa.

  13. Andréa disse:

    Olá, tenho ficado bastante preocupada com esses problemas na distribuição das correspondências/encomendas, os correios da região de onde moro tem passado raramente, encomendas que demorariam 5 dias estão demorando 15 dias, paguei sedex que está com o mesmo prazo de PAC, eu não entendo, se há escolta armada, por que rarear tanto, é uma escolta apenas para toda uma região? Não tenho encontrado esclarecimentos sobre isso nos correios, seria legal haver um esclarecimento na web e nos meios de notícias, pois as pessoas olham o rastreio com a informação: Área com distribuição sujeita a prazo diferenciado: restrição temporária e ficam totalmente no escuro, sem saber ao certo quanto tempo vai demorar para a sua encomenda chegar. Me sinto desamparada no quisito esplicações, gostaria muito de saber como funciona isso. É uma pena ninguém falar nada.

    • Correios disse:

      Andréa, nenhuma localidade teve a entrega de correspondências suspensa por questão de segurança. Quando necessário, a ECT pode adotar temporariamente um modelo de entrega diferenciada apenas para encomendas especiais em algumas regiões de determinados bairros. Nesse caso, o remetente é sempre informado sobre a entrega diferenciada.

      Como dito na matéria, a empresa adota as seguintes ações, orientadas pela sua área de monitoramento e pesquisa de segurança, para proteger seus trabalhadores, a população e os objetos dos clientes:

      - ações e operações conjuntas com órgãos de segurança pública;

      - investimento em tecnologias de rastreamento;

      - entrega diferenciada para alguns tipos de encomendas especiais;

      - serviço de escolta armada.

      Os Correios também prestam assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais que são vítimas de violência.
      Para garantir a integridade de seus trabalhadores e da população e por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não detalha locais em que as medidas são implantadas nem estatísticas do assunto.

  14. Jaqueline farache Leal disse:

    Oi estou com uma encomenda já completando 13 dias hoje de envio.Hoje foi atualizado no rastreamento que esta nesta situação-Área com distribuição sujeita a prazo diferenciado-…….Isso quer dizer que vai ser entregue em casa em um dia restrito e desconhecido para segurança ou devo ir buscar na agência onde chegou em minha cidade?

    • Correios disse:

      Jaqueline,

      Os Correios esclarecem que para iniciar a pesquisa sobre a movimentação da encomenda no fluxo postal é preciso que formalize um pedido de informação no site dos Correios (www.correios.com.br – Fale com os Correios). Correios ou por meio da Central de Atendimento: 0800 725 100 (sugestões, elogios e reclamações de todas as cidades). Para informações sobre produtos, serviços e compras: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).

      • Gercino Gomes das chagas disse:

        Os correios falam,falam,falam e não respondem nunca o que a gente quer saber, parece o Joel Santana com seu embromeichom,só enrolam,enrolam e passam para outros a sua responsabilidade, nunca assuem que serviço contratado tem que ser cumprido, por isso é pago,não é de graça não viu gente.

  15. Ronaldo disse:

    Moro na região de Campinas, acho interessante a preocupação dos Correios em querer de alguma forma garantir a segurança dos funcionários, clientes, etc…, porem este método citado como temporário “área com distribuição sujeita a prazo diferenciado” acaba prejudicando no tempo de entrega da encomenda, realizei uma compra pela internet optei pelo sedex mesmo sendo a forma mais cara.. por ser até então o meio mais rápido de estar recebendo, lembrando que tenho urgência no equipamento adquirido, mas a encomenda esta parada na CEE de Sumaré e infelizmente não sei quando estarei recebendo ja que onde moro foi considerado Região de RISCO… lembrando que nesta região existe um grande número de empresas, supermercados e loja onde são realizado o transportes de várias mercadorias sem o acompanhamento de escolta… Infelizmente estou muito insatisfeito com esta medida implantada mesmo que “temporária”…

    • Douglas disse:

      Ronaldo, moramos no mesmo bairro, onde de uma lado se encontra o terminal modal de cargas de Campinas e do outro as maiores transportadoras do Brasil, instaladas em Sumaré; Eu ainda moro na esquina da agência dos correios do bairro, minha encomenda está parada como a sua, há 12 dias já e os correios tão pouco disponibilizam para buscar na agência, não sei, mas não acho a região tão perigosa durante o dia normal de trabalho. Mas é isso agora nem comprar pela intenet na região de Sumaré se pode mais, pois ninguém quer correr o ‘risco’ de entregar.

  16. nery disse:

    Moro no centro da cidade de Nilópolis, não é área de risco e também passei pelo mesmo problema e mais uma medida para justificar o péssimo serviço desta empresa que já deveria ter sido privatizada a muito tempo já que é cabide de empregos para políticos e corruptos. Esta foi a ultima vez, vou preferir DHL, Fedex e outras privadas que são infinitamente melhores em tudo. Sedex Jamais.

  17. Fica aqui o meu registro de funcionários incompetentes na CDD de Benfica, Rio de Janeiro, que não exercem seu ócio como devido.

    Tenho o objeto LC683871358US para ser entregue em minha residência, que de acordo com o SAC dos correios não se trata de uma área de risco.

    Na primeira baixa dia 01 de Dezembro de 2014, às 17:11h como carteiro não atendido, totalmente incoerente. Não houve tentativa de entrega, e a segunda baixa comprova isto.

    Segunda baixa dia 02 de Dezembro de 2014, 17:02, como área com distribuição sujeita a prazo diferenciado, não procede pois entrei em contato com o SAC dos correios e me informaram que o cep 21941-470 não se trata de área de risco.

    Conclusão: Como uma baixa de carteiro não atendido pôde preceder uma baixa de área com distribuição sujeita a prazo diferenciado? Quer dizer que na primeira tentativa supostamente não o atendemos (carteiro) e na segunda ele nem compareceu ao local? No primeiro dia ele tentou entregar na área de risco e no segundo não?

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