Correios comemora Dia do Operador de Triagem e Transbordo

Os Correios comemoram, nesta sexta-feira (24), o Dia do Operador de Triagem e Transbordo (OTT). Entre as atividades do OTT estão a divisão, a conferência e o tratamento dos mais de 35 milhões de objetos entregues todos os dias pelos Correios no Brasil. Atualmente a empresa possui cerca de 15 mil OTTs, sendo aproximadamente 11 mil homens e 4 mil mulheres.

Desde 2011, os Correios investiram cerca de R$ 1,7 bilhão na melhoria das condições de trabalho e na modernização de suas atividades — incluindo as de tratamento. Além disso, mais de 20 mil novos trabalhadores foram contratados por meio de concurso público. A empresa também está investindo na automação dos centro de tratamento de cartas e encomendas: até 2017, os Correios preveem a ampliação de 256% na capacidade de tratamento de encomendas e de 31% na capacidade de tratamento de cartas, o que irá tornar o processo produtivo mais eficiente, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

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População pode eleger o melhor selo de 2014

Já está disponível, no site dos Correios, a votação para escolha do melhor selo de 2014. Até o dia 30 de junho, o público pode ajudar a eleger qual das 28 emissões lançadas durante o ano passado deve ser a vencedora.

Entre os selos lançados em 2014, estão os que divulgam a nova marca dos Correios, a Copa do Mundo no Brasil e os times de futebol, as emissões natalinas e também os que homenageiam personalidades, como o selo do centenário de nascimento de Dorival Caymmi.

A escolha do melhor selo é realizada pelos Correios há mais de 30 anos e, desde 2003, pode ser feita também pela internet. Acesse aqui o formulário para conferir as imagens dos selos concorrentes e participar da votação. O resultado será divulgado na primeira semana de julho.

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Concurso de Cartas divulga vencedor nacional

O vencedor nacional da 44ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, é de Rondônia. Leonardo Silva Brito, estudante do segundo ano do ensino médio da EEEFM Carlos Drumond Andrade, de Presidente Médici (cerca de 400 km de Porto Velho), possui 15 anos de idade e teve seu texto selecionado entre 3700 redações de todo o Brasil. O campeão do concurso dissertou em sua redação sobre o tema deste ano: “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”.

Ao total, mais de duas mil escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram desta edição do concurso. Como prêmio, o vencedor da fase nacional receberá uma televisão, troféu e certificado, em cerimônia a ser realizada em Brasília. Já a escola do estudante ganhará uma televisão e troféu, além de receber uma oficina de modalidade esportiva patrocinada pelos Correios.

Representante internacional - A redação de Leonardo Silva Brito representará o Brasil na etapa internacional do concurso, a ser realizada em Berna, na Suíça. O Brasil já venceu esta fase, que acontece desde 1972, em três oportunidades e é o 2º país em número de vitórias, atrás apenas da China, com cinco. Mais informações sobre os resultados da etapa nacional estão disponíveis no site dos Correios.

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Sedex está entre as 20 marcas mais fortes do Brasil

O Sedex ficou em 11º lugar no ranking das 20 marcas mais fortes e admiradas do Brasil em 2015 — aquelas pelas quais o consumidor brasileiro tem mais lealdade —, realizado pela revista Isto É Dinheiro em parceria com a BrandAnalytics e divulgado na sexta-feira (17). O Sedex foi ainda a marca de empresa pública mais bem colocada na classificação.

O destaque confirma a credibilidade e a liderança dos Correios no segmento de entrega de encomendas expressas, que é de livre concorrência no País.

No final do ano passado, o Sedex também teve posição de destaque no prêmio Folha Top of Mind 2014, do jornal Folha de S. Paulo. O serviço de entrega expressa dos Correios foi lembrado por 23% dos entrevistas e ficou em segundo lugar — atrás apenas da própria estatal — na categoria Serviços — Entrega de Encomendas.

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Esclarecimento sobre matéria da revista Veja

Com relação à matéria divulgada pela revista Veja no domingo (18), os Correios esclarecem que não houve qualquer auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontando irregularidades na atuação da empresa na campanha eleitoral de 2014.

Houve um exame técnico, de caráter restrito, produzido por funcionários do TCU a respeito do serviço de distribuição de material eleitoral prestado pelos Correios em 2014. Em nenhum momento os técnicos dizem que não houve pagamento pelo serviço prestado pelos Correios.

O exame técnico ainda será submetido a julgamento dos ministros do TCU, que podem inclusive não acatar o seu teor. Os serviços citados por Veja foram devidamente pagos e os recibos estão publicados no Blog dos Correios: arquivo 1 e arquivo 2.

Os Correios já realizam esclarecimento anterior sobre o assunto, que pode ser conferido no seguinte link: http://blog.correios.com.br/correios/?p=13363.

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Carta do presidente dos Correios ao jornal O Globo

A fim de informar corretamente a sociedade brasileira, tornamos pública a carta enviada pelo presidente dos Correios e ex-presidente da Petros (2003/2010), Wagner Pinheiro de Oliveira, ao jornal O Globo com esclarecimentos sobre a matéria publicada na sexta-feira (17):

“Com relação à matéria ‘A conta do aparelhamento’ (17/4), esclarecemos que nossa gestão conquistou uma rentabilidade acumulada de 274% nos oito anos em que estivemos à frente da Petros. Isso representou uma rentabilidade de 48% acima da meta atuarial (IPCA + 6% ao ano) que foi de 153% no período. Foi construído um novo modelo de previdência complementar para a Petros, o PP2, plano com maior sustentabilidade e que teve adesão geral dos trabalhadores da Petrobras. Nossa gestão tomou todas as decisões conforme determina a legislação e implementou ações para aprimorar os mecanismos de controle e de gestão da Petros. Quanto ao Postalis, os Correios tomaram as medidas que cabiam à empresa como patrocinadora assim que houve identificação do déficit técnico do plano BD Saldado: indicaram novo diretor para a área de investimentos e têm realizado reuniões periódicas com a direção do Postalis, para acompanhar o plano de ação de solução de déficit. Grande parte desse déficit decorre de investimentos realizados até 2011, à revelia do Postalis, por administradores contratados. O instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo, com decisões favoráveis até o momento.”

O Postalis também enviou esclarecimentos ao jornal. Todas as explicações a respeito do equacionamento do déficit técnico do plano BD Saldado vêm sendo fornecidas pelos Correios e podem ser conferidas nos seguintes links: http://blog.correios.com.br/correios/?p=13419http://blog.correios.com.br/correios/?p=13353 e http://blog.correios.com.br/correios/?p=13345.

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Esclarecimento sobre matérias do grupo Estado

Com relação às matérias divulgadas por veículos do grupo Estado (jornal O Estado de S.Paulo, site Estadao.com e Agência Estado) nos dias 15 e 16 de abril, os Correios esclarecem que não houve uso irregular da empresa na campanha eleitoral. Essa informação foi prestada ao jornal, por meio de carta enviada pela assessoria de imprensa dos Correios e não divulgada pelo grupo Estado.

Os Correios repudiam as falsas acusações publicadas em veículos do grupo e reafirmam que, conforme já esclarecido em diversas ocasiões, todas as ações da empresa durante o processo eleitoral de 2014 restringiram-se à prestação de serviços, sempre mediante pagamento.

A empresa também está comprovando a legalidade de seus atos na Justiça.

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Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são homenageados em emissão especial

Os Correios colocam em circulação, nesta quinta-feira (16), a emissão filatélica especial “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – Brasil 2015”, em homenagem ao maior evento desportivo-cultural indígena das Américas. Em sua 13ª edição, o evento reunirá, em setembro deste ano, 23 etnias brasileiras e delegações de 22 países, na cidade de Palmas (TO).

O selo traz a marca dos jogos: uma faixa com três cores, larga e entrelaçada, representando as três famílias linguísticas-base dos povos indígenas brasileiros – Tupi, Macro-Jê e Aruak. Estilizada com grafismos tradicionais, a marca faz referência à ação integradora que une os povos participantes do evento. A arte é de Carlos Terena, que utilizou a técnica de computação gráfica e a tiragem é de 600 mil selos, que serão comercializados a R$ 1,40 cada.

As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Sobre os Jogos – A competição esportiva foi criada em 1996 por uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. O primeiro evento foi realizado em Goiânia/GO. No total, já foram reunidos mais de 150 povos indígenas brasileiros na competição, tais como Xavante, Bororo, Pareci, Guarani, além de delegações estrangeiras indígenas vindas do Canadá e da Guiana Francesa.

Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em tradicionais demonstrativos e nativos de integração. A outra parcela do encontro  é formada por esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas. Paralelamente às atividades esportivas, serão realizadas atividades culturais lideradas por povos indígenas, que celebrarão a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Estado do Tocantins e do mundo.

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Época Negócios aponta Correios como melhor empresa do Brasil na categoria Serviços

Os Correios foram eleitos, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor empresa do Brasil na Categoria Serviços, de acordo com ranking divulgado na edição deste mês da Revista Época Negócios. Cada marca participante foi avaliada em nove dimensões: Qualidade dos Produtos ou Serviços, Confiança ou Ética, Compromisso Social e Ambiental, Postura Inovadora, Admiração, História e Evolução da Empresa, Propósito para Existir, Reconhecimento pela Mídia e Popularidade.

A revista destaca o processo de modernização da empresa e o lançamento de sua nova marca, símbolo da revitalização pela qual a estatal vem passando desde 2011, quando foi aprovada a Lei 12.490, liberando os Correios a ampliarem seu mercado de atuação.

Além de permitir que a estatal ganhe competitividade ingressando em outras áreas, como a de serviços financeiros, a norma possibilita que os Correios tenham participação em outras empresas — o que permitiu, por exemplo, a proposta de aquisição acionária minoritária em uma empresa de transporte aéreo de carga, que está atualmente em análise por órgãos externos.

A revista ressalta ainda a boa receptividade da nova marca pela sociedade, ao divulgar pesquisa de satisfação realizada pela estatal com 14 mil pessoas. Entre elas, 71 % consideram que a nova marca dos Correios expressa a ideia de evolução da empresa.

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Correios participa de Conferência Estratégica Mundial da União Postal Universal

Os Correios participam da Conferência Estratégica Mundial da União Postal Universal (UPU), evento realizado na segunda-feira (13) e na terça-feira (14) em Genebra, na Suíça, com representantes de operadores postais de 192 países.

No painel sobre comércio eletrônico, que ocorreu na segunda-feira, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, realizou apresentação sobre o tema ao lado de presidentes de outros correios. Pinheiro destacou a capilaridade como diferencial da empresa, presente em todos os municípios brasileiros. Também foram ressaltados os investimentos feitos nos últimos anos para ampliação da capacidade operacional e suporte à diversificação das atividades, mudanças trazidas após a aprovação da Lei 12.490/11, quando os Correios tiveram autorização para atuar em novos segmentos de negócio e adotaram um novo posicionamento estratégico, que prevê a adequação dos serviços oferecidos às necessidades atuais da sociedade e aos crescentes desafios futuros.

Durante a conferência, o dirigente também se reuniu com representantes da UPU e da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep); além de operadores postais de países como Canadá e França. O presidente do grupo La Poste (França), Philippe Wahl, elogiou a Agência Conceito de Brasília, que conheceu recentemente, em visita ao Brasil. Os dirigentes falaram sobre as experiências e expectativas dos dois correios quanto aos terminais automatizados para postagem e entrega de encomendas, em teste no Brasil e de recente implantação na França.

Comércio eletrônico — Atualmente, os Correios são parceiros de nove entre cada 10 sites de comércio eletrônico no Brasil. A estatal possui mais de 40% de participação no mercado de comércio eletrônico nacional, atendendo a mais de 70 mil lojas online – em um mercado que, no Brasil, é de livre concorrência. Para facilitar a vida do cliente, a empresa oferece serviços como correção de endereço e agendamento e suspensão de entrega, por exemplo. O uso de smartphones por carteiros também é um diferencial, pois permite a atualização simultânea de informações sobre o rastreio de objetos.

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