Correios marca presença em eventos dos setores de encomendas e logística

Os Correios participaram, durante esta semana, de dois grandes eventos de capacitação e geração de negócios envolvendo o mercado de encomendas e logística. Em São Paulo (SP), a empresa participou do Congresso E-Commerce Brasil Operação & Negócios, realizado nesta sexta-feira (24) e considerado o maior do setor na América Latina, com aproximadamente mil congressistas.

Líderes do segmento de entregas de comércio eletrônico, os Correios apresentaram ferramentas e dicas para que lojas virtuais se aprimorem na área e fidelizem clientes. A empresa ainda contou com um estande no pavilhão de negócios, onde uma equipe de profissionais ficou disponível para atendimento ao público.

Os Correios também estiveram presentes à quinta edição da Brasil Log, uma das maiores feiras de logística do interior de São Paulo, realizada em Jundiaí de quarta-feira (22) a sexta-feira (24). A programação contou com apresentação dos Correios sobre  “Logística Integrada” e com estande da empresa para divulgação de produtos e serviços para os mais de oito mil visitantes do evento.

Atuação – De acordo com recente pesquisa divulgada pelo ABComm, em parceria com a Ecommerce School e Brazil Panels, atualmente os Correios são parceiros de nove em cada 10 sites de e-commerce. Na área de logística, os Correios acumulam a experiência de atuação em megaoperações, como a entrega anual de livros didáticos, a entrega e a coleta das provas do Enem e a distribuição de urnas eletrônicas nas eleições. O mercado de encomendas e logística é de livre concorrência no Brasil e os Correios trabalham para ampliar ainda mais sua atuação nesses segmentos nos próximos anos.

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Prorrogadas inscrições da seleção para patrocínio de projetos culturais

Foram prorrogadas até o dia 16 de novembro as inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios dos Correios. O edital aberto é para formar a grade de programação das Unidades Culturais da empresa e abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música.

Os projetos serão selecionados para realização no período entre agosto de 2015 e janeiro de 2017, e irão compor a programação dos Centros Culturais Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador; dos Espaços Culturais Correios de Fortaleza e Juiz de Fora e do Museu dos Correios, em Brasília. Neste edital, será reservada, em cada unidade cultural, uma pauta exclusiva nas grades de programação para projetos de temática africana ou afro-brasileira inscritos por proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as etapas do processo são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico. O resultado estará disponível a partir de 15 de julho de 2015 no Diário Oficial da União e no site dos Correios, onde também pode ser acessado o edital completo da seleção.

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Esclarecimento a respeito de informação falsa divulgada no Facebook

Com relação à postagem disponível no Facebook a respeito de atualização de cadastro de funcionários dos Correios, informamos que o arquivo divulgado é falso, tendo sido manipulado digitalmente para dar a impressão de que os Correios pediram aos seus empregados para preencher um formulário com seus dados eleitorais. A empresa já está adotando as medidas judiciais cabíveis sobre o assunto.

Os Correios não pediram aos seus empregados que preencham um formulário com seus dados eleitorais.

A carta verdadeira enviada pelos Correios já traz os dados eleitorais do empregado e solicita que sejam verificadas eventuais divergências com os dados constantes na base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – veja a carta verdadeira no final deste post (os dados pessoais foram desfocados para proteger a privacidade do empregado).

Não há irregularidade nesta ação. Pelo contrário, ela visa atender exigência legal prevista no art. 7º, § 1º, II do Código Eleitoral:

Art. 7º O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 30 (trinta) dias após a realização da eleição, incorrerá na multa de 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o salário-mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral e cobrada na forma prevista no art. 367.     

§ 1º Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:

II – receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou para estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

Pela legislação, o empregador público é obrigado a suspender vencimento, remuneração ou salário de empregado que não tenha cumprido a obrigação eleitoral. Para facilitar o procedimento de verificação, as entidades públicas fazem a comprovação da quitação eleitoral diretamente com o Tribunal Superior Eleitoral, dispensando a necessidade de apresentação de comprovante de voto pelos empregados a cada eleição.

Para que a verificação não seja prejudicada no caso de divergência entre os dados cadastrais constantes nas bases dos Correios e do TSE, a empresa solicita que os empregados realizem a verificação de seus dados. Procedimento semelhante de troca de dados entre Correios e órgãos públicos ocorre também no caso da comprovação de declaração de imposto de renda pelos empregados.

No caso do TSE, esse procedimento já é adotado desde 2008 e vem reduzindo a ocorrência de divergências no processo de comprovação de quitação eleitoral.

Em 2008, a empresa identificou, por meio desse procedimento, que 7.818 empregados estavam com dados divergentes da base do TSE. Em 2010, foram 7.629 empregados e em 2012, 6.099.

Sem isso, os Correios teriam que receber e armazenar a cada 2 anos cerca de 300 mil cópias de comprovantes de votação.

 

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Clientes do Sedex Mundi Documento contam com serviço de pré-postagem

Os clientes dos Correios que utilizam o Sedex Mundi Documento acabam de ganhar mais uma facilidade no envio de papéis, livros e documentos pessoais para o exterior: trata-se do serviço de pré-postagem, que garantirá comodidade e um atendimento mais ágil na rede de atendimento da empresa.

Para utilizar essa facilidade, basta acessar a opção “Sedex Mundi Pré-Postagem” na página do serviço disponível no site dos Correios. No formulário fornecido, o cliente deve definir os endereços de origem e de destino, bem informar o peso, o tipo de embalagem e suas dimensões. Feito isso, os preços e prazos serão automaticamente gerados, cabendo ao cliente comparecer a uma agência credenciada para realizar o envio munido do número de pré-postagem informado pelo sistema.  

Vale ressaltar que o Sedex Mundi Documento permite envios até o peso limite de 10 kg por postagem para as principais cidades de mais de 200 países atendidos pelo serviço.

Entrega garantida – Além de toda a comodidade oferecida pela pré-postagem, os clientes do Sedex Mundi Documento contam ainda com a garantia do prazo de entrega no sistema Money Back Guarantee — que determina a devolução do valor de postagem em caso de atraso. Além disso, o site dos Correios permite o rastreamento dos documentos postados, que podem ser enviados para endereços pessoais ou comerciais, não sendo possível apenas que tenham caixas postais como destinação.

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Esclarecimento sobre matéria da Isto É Dinheiro

A respeito de matéria publicada pela Isto É Dinheiro em seu site na sexta-feira (17), os Correios esclarecem que não existe uso político da empresa em benefício de qualquer candidato, nem aparelhamento da estatal. As malas diretas enviadas em Santa Catarina foram devidamente pagas, com recursos particulares, e entregues no prazo usual para esse tipo de serviço.

Todos os diretores regionais dos Correios são funcionários de carreira da empresa, muitos deles com mais de 30 anos de serviço. Diferentemente do que afirma a Isto É Dinheiro, os chefes de departamento dos Correios também são funcionários efetivos de longa data e carreira.

A alteração no regulamento realizada em 2011 permitiu aos Correios receber servidores concursados, cedidos pela administração pública. A alteração equiparou os Correios a outros órgãos da administração pública, onde a cessão de funcionários é normal. Os Correios cedem hoje 360 empregados para outros órgãos e possuem apenas 21 servidores públicos cedidos de outros órgãos em seu quadro.

Também não procedem as informações prestadas pelo representante da ONG Contas Abertas a respeito de falta de transparência na estatal. Os Correios seguem fielmente a Lei de Acesso à Informação, com disponibilização de dados sobre servidores e investimentos em seu site. Além disso, todos os pedidos feitos pela ONG Contas Abertas no Serviço de Informação ao Cidadão dos Correios foram plenamente respondidos.

Os fatos de 2005 citados na matéria foram objeto de apuração interna que resultou em mais de 30 demissões por justa causa.

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Festival reúne apresentações de dança, debates e oficinas no Recife

Uma mistura de ritmos e palcos compõe o 19º Festival Internacional de Dança do Recife (PE), que teve início na quinta-feira (16) e segue até o dia 26 de outubro na capital pernambucana. Com uma proposta inovadora, a iniciativa contará apresentações de balé clássico, neoclássico, contemporâneo, popular e hip hop em teatros, equipamentos culturais e espaços públicos.

Além de números artísticos – as montagens irão ocupar o Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Barreto Júnior e Teatro Luiz Mendonça –, o festival oferecerá, gratuitamente, debates no Paço do Frevo e seminários, oficinas e apresentações no Centro Cultural Correios, a serem ministrados por profissionais de renome na dança local e nacional.

A programação contempla ainda o espetáculo “De Solos e Coletivos”, projeto dos grupos baianos Núcleo Vagapara e Quitanda, em parceria com o Festival Internacional de Dança. As apresentações são: Nó; Baobá; Canto…OIU!; Cotoco; As Borboletas, Serenatas e Imbox, que acontecerão no Centro Cultural Correios nos dias 23, 24 e 25, respectivamente, a partir das 19 horas.

As oficinas, seminários e apresentações do 19º Festival Internacional de Dança do Recife têm entrada gratuita. O Centro Cultural dos Correios está localizado na Av. Marques de Olinda, 262  Bairro do Recife.

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Correios entre as 10 melhores empresas de logística do Brasil

Os Correios foram premiados como um dos 10 melhores prestadores de serviços logísticos do Brasil no 14º Prêmio ILOS, realizado na última quarta-feira (15). A premiação, realizada pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), aconteceu durante o XX Fórum Internacional de Supply Chain & Expo Logística – 2014, no Rio de Janeiro.

A premiação anual se baseia em uma pesquisa realizada pelo ILOS junto a executivos de logística das maiores indústrias do País. Os entrevistados podiam citar livremente duas empresas que consideram os melhores prestadores de serviços logísticos. No total, quase 300 empresas foram citadas na pesquisa.

O mercado de logística no Brasil é de livre concorrência e os Correios competem com centenas de empresas, inclusive gigantes multinacionais. O planejamento estratégico da empresa prevê ampliação significativa de atuação nesse ramo nos próximos anos.

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Banco de sugestões de clientes dos Correios é finalista em concurso

O Banco de Sugestões dos Correios, sistema criado para organizar e internalizar as sugestões de clientes sobre produtos, serviços e processos da empresa, é uma das iniciativas finalistas do II Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU) na categoria “Aprimoramento das atividades de ouvidoria”. Na primeira edição do concurso, em 2013, os Correios tiveram uma prática premiada pela CGU.

Desde que o banco foi criado, em 2013, foram cadastradas mais de 1.500 sugestões. A maioria delas está relacionada à necessidade de criação de um sistema que possibilite a interatividade do cliente com os Correios para o serviço de encomendas — segmento de mercado de livre concorrência no Brasil. A iniciativa já vinha sendo desenvolvida, por meio do projeto Interatividade Postal, e o grande número de sugestões comprova que a empresa está atenta às necessidades dos clientes. Quando implantado, o sistema permitirá ao consumidor receber mensagem via celular para acompanhamento de suas encomendas e interagir com os Correios para agendar a entrega ou alterar o endereço.

Os Correios ainda se destacaram na 19ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que premiará até 10 das melhores inovações incorporadas aos processos de gestão das instituições governamentais. A empresa tem 10 projetos selecionados para a fase seguinte, dentre eles o serviço de Logística Reversa em Agência dos Correios, também do segmento de mercado concorrencial.

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Destaque para a liderança dos Correios no comércio eletrônico

A liderança dos Correios na logística do comércio eletrônico brasileiro foi destaque no Especial Varejo Digital, publicado pelo jornal Brasil Econômico nesta segunda-feira (13). Mesmo se tratando de um setor concorrencial, no último ano, a empresa pública foi responsável por mais de 40% das entregas do e-commerce no Brasil, o que representa mais de 56 milhões de encomendas vendidas pela internet.

Na entrevista concedida ao jornal, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, enfatiza estes resultados, bem como as ações pioneiras da empresa no segmento de encomendas – entre elas a criação da encomenda econômica PAC e do e-Sedex na primeira década do século. O dirigente também detalha os investimentos em serviços de hospedagem de lojas eletrônicas e de logística reversa pós-consumo –, ressaltando a intenção dos Correios de seguirem na liderança do mercado.

“Para as micro e pequenas empresas, nosso apoio no comércio eletrônico representa a oportunidade de ter à mão uma solução completa, nacional e internacional, expressa e econômica, para o envio e logística reversa dos seus produtos. Agora, também pretendemos estender esse leque para companhias de maior porte”, assinala o presidente, que pontua na entrevista outros planos da empresa para o setor, como a implantação do serviço de encomenda pré-paga via internet e a Interatividade Postal — em que o cliente vai receber SMS para acompanhamento de suas encomendas e poderá interagir com os Correios para agendar a entrega ou alterar o endereço.

Leia aqui e leia a matéria completa do jornal Brasil Econômico.

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Esclarecimentos sobre a nota pública da ADCAP

As informações divulgadas na nota pública da ADCAP, no dia 3 de outubro, não procedem. Seguem esclarecimentos dos Correios a cada ponto enumerado na nota:

a)   Não existe aparelhamento político na empresa. As designações para funções técnicas e gerenciais ocorrem conforme critérios previstos nos normativos internos e atendem requisitos de educação formal, experiência, desempenho e análise de perfil.

A principal mudança nos normativos em 2011 foi a inclusão de critérios também para a nomeação de membros da Diretoria-Executiva empresa, o que antes não existia. Agora, para designação, é preciso ter reputação ilibada e formação em nível superior em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação ou ter exercido, comprovadamente, função compatível.

Sobre pessoas estranhas ao quadro de pessoal da empresa, informamos que se tratam de servidores concursados, cedidos pela administração pública. A alteração equiparou os Correios a outros órgãos da administração pública, onde a cessão de funcionários é normal. Hoje os Correios, como outros órgãos da administração direta e indireta, podem receber trabalhadores cedidos, da mesma forma que cedem empregados para trabalhar em outros órgãos. Os Correios cedem hoje 360 empregados para outros órgãos e possuem 21 servidores públicos cedidos de outros órgãos em seu quadro.

b)   Todos os Diretores Regionais dos Correios são empregados de carreira da empresa e as designações ocorreram conforme critérios previstos nos normativos internos, atendendo requisitos de educação formal, experiência, desempenho e análise de perfil. Filiação partidária não é um critério para designação — essa informação sequer consta da ficha funcional dos empregados.

c)   As designações para funções técnicas e gerenciais ocorrem conforme critérios previstos nos normativos internos e atendem requisitos de educação formal, experiência, desempenho e análise de perfil.

d)   As designações para funções técnicas e gerenciais ocorrem conforme critérios previstos nos normativos internos e atendem requisitos de educação formal, experiência, desempenho e análise de perfil.

Sobre as condições de trabalho dos carteiros, esclarecemos nos últimos três anos o investimento total na infraestrutura foi superior a R$ 1,18 bilhão (compra de novos veículos e equipamentos e reforma de unidades, principalmente). Nesse período também foram contratados mais de 20 mil trabalhadores.

Sobre a remuneração dos carteiros, esclarecemos que pela primeira vez em muitos anos a empresa conseguiu, em 2014, firmar um acordo coletivo de trabalho com as representações sindicais e que o aumento para carteiros, em forma de gratificação de incentivo à produtividade, chegou a até 18%, ou seja, aproximadamente 11% acima da inflação do período negociado.

e)   Não existe aparelhamento no fundo de pensão. A indicação de membros para a diretoria do Postalis é prerrogativa dos Correios como patrocinador, prevista nos normativos. Todos os indicados cumprem os requisitos exigidos pela legislação e pelo estatuto do Postalis.

Em 2013 os Correios indicaram um novo diretor para a área de investimentos do fundo e a diretoria da estatal tem realizado reuniões periódicas com a diretoria do Postalis, para acompanhar o plano de ação de reversão de déficit. Ressaltamos que as aplicações que estavam em desacordo com a regulamentação do setor foram realizadas há mais de três anos e os procedimentos legais e regulamentares foram tomados. Todos os investimentos feitos pela atual diretoria do Postalis vêm obtendo retorno acima da meta atuarial.

f)    Ressaltamos que as aplicações que estavam em desacordo com a regulamentação do setor foram realizadas há mais de três anos e os procedimentos legais e regulamentares foram tomados. Todos os investimentos feitos pela atual diretoria do Postalis vêm obtendo retorno acima da meta atuarial.

Não houve redução de salários e benefícios de 500 mil pessoas. A contribuição para equilíbrio do défict é rateada mensalmente entre a empresa e por cerca de 80 mil participantes do plano BD já saldado. Para cada um deles, o valor equivale a 3,94% sobre aposentadoria, pensão ou benefício saldado a que fará jus quando se aposentar. Ressaltamos que essa contribuição não é descontada dos outros 45 mil trabalhadores dos Correios, pois são vinculados a outro plano, o PostalPrev.

As autuações efetuadas pela Previc não tratavam de prejuízos ao fundo e sim de desenquadramentos dos investimentos em relação aos limites legais.

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