Jornada de Liderança Feminina dos Correios promove igualdade de gênero

 

Os Correios realizaram, nesta quinta-feira (26), a Jornada de Liderança Feminina, na sede da empresa, em Brasília (DF) e em todas as 28 Diretorias Regionais nos Estados. A iniciativa contempla demanda do Sistema Nacional de Negociação Permanente – Mulheres Ecetistas, alinhada ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça dos Correios e Princípios de Empoderamento das Mulheres.  A Jornada encerrou as comemorações do Mês da Mulher na estatal.

Estiveram presentes ao evento em Brasília, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci; a  Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), Nilma Lino Gomes; e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, além das vice-presidentas de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos, e de Administração, Célia Corrêa.

O objetivo do evento foi proporcionar às mulheres e aos homens empregados dos Correios o reconhecimento das habilidades específicas de lideranças femininas, além de despertar nas mulheres o interesse em desenvolver sua liderança, bem como fazer com que empregados e empregadas reconheçam o contexto histórico-social e percebam a importância de desenvolver esse tema no ambiente corporativo.

Os Correios lançaram, durante a jornada, selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos ao Dia Internacional da Mulher. A peça destaca o símbolo de Vênus, que representa a feminilidade, com o tema “mais mulheres no poder”. A Ministra Eleonora enfatizou a importância do lançamento do selo em homenagem às mulheres como um alerta à sociedade de que elas podem ocupar cargos de liderança e dirigir um País. “Este selo é para além do 8 de março, é conscientizador”, afirmou.

Empoderamento — Os Correios desenvolvem diversas ações para valorização e empoderamento da mulher e sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País. Além da participação em programas de governo e da Organização das Nações Unidas (ONU), a estatal, em conjunto com entidades sindicais, estabeleceu cláusulas no atual Acordo Coletivo que contemplam, entre outros temas, o enfrentamento à violência contra a mulher.

Atualmente, existem 28 mil mulheres trabalhando nos Correios (cerca de 24% do efetivo total). Já em cargos de gestão, a porcentagem aumenta: as mulheres ocupam hoje em torno de 30% do total desses cargos.

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Reposicionamento dos Correios é destaque em conferência postal internacional

O reposicionamento estratégico dos Correios foi destaque durante a 18ª edição da conferência “European Postal & Parcel Services”, que teve início no dia 24 de março e se encerra nesta quinta-feira (26), em Viena (Áustria). Realizado anualmente pela empresa britânica Marketforce, o evento reúne as principais autoridades do setor de serviços postais em todo o mundo.

Para detalhar o momento pelo qual os Correios passam, o presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, foi convidado a apresentar o painel “Reposicionamento de marca do serviço postal para alinhamento com objetivos estratégicos e tendências atuais”, na quarta-feira (25). O presidente mostrou as principais mudanças trazidas após a aprovação da Lei 12.490/11, quando os Correios tiveram seu mercado de atuação ampliado e adotaram um novo posicionamento estratégico, que prevê a oferta de serviços mais adequado às necessidades atuais da sociedade e aos crescentes desafios futuros.

Depois da apresentação, Oliveira participou de um painel com os presidentes de operadores postais da Áustria, da Bélgica e de Portugal, em que trataram temas como serviço universal, comércio eletrônico, adaptação aos desafios e introdução de novas tecnologias.

Além de proporcionar a troca de experiências e destacar a importância dos serviços postais brasileiros no cenário internacional, a participação dos Correios na “European Postal & Parcel Services” favorece a realização de parcerias e a prospecção de negócios.

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Exposição de gravuras homenageia artes cênicas no ECC Fortaleza

Está em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza a exposição “Maillet: quando a gravura interpreta o teatro”, composta por uma série de xilogravuras realizadas no ano de 1980 pelo artista suíço Daniel Maillet.

A mostra apresenta ao público gravuras baseadas nas obras de duas peças de teatro popular bávaro: “O órgão Pentecostal” e “Os Limpadores dos Apóstolos”, escritas na juventude do escritor, diretor e dramaturgo alemão Alois John Lippl (1903-1957), avô de Daniel.

Voltada para a obra expressionista de Maillet, a exposição conta ainda com xilogravuras de outras séries realizadas no mesmo período pelo artista, que tem em sua vasta obra trabalhos com calcogravuras, pinturas, desenhos e esculturas em terracota de alta temperatura e em bronze.

“Maillet: quando a gravura interpreta o teatro” pode ser visitada gratuitamente até 9 de maio, de 8h às 17h (segunda a sexta-feira) e de 8h às 12h (sábado). O Espaço Cultural Correios Fortaleza está situado na Rua Senador Alencar, nº 38, Centro.

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Lançamento de selos celebra 500 dias para Jogos Rio 2016

Para comemorar a marca de 500 dias para a realização dos Jogos Rio 2016, os Correios lançam hoje (24) a emissão especial “Série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”. São 10 selos, que retratam nove modalidades olímpicas e uma paralímpica: basquete, rúgbi, levantamento de peso, remo, esportes aquáticos, tiro com arco, ciclismo, badminton, luta livre e atletismo Paralímpico.

Concebida por meio de técnicas digitais e tradicionais pelo designer gráfico e ilustrador José Carlos Braga, a folha com selos forma um painel que ressalta a identidade visual dos Jogos Rio 2016, destacando os atletas em ação e os movimentos mais característicos de cada modalidade. A tiragem é de 2,4 milhões de selos, que podem ser adquiridos a R$ 1,30 cada nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br). Até a realização dos Jogos, serão lançadas mais duas emissões especiais sobre o tema.

Incentivo ao esporte – Há mais de 20 anos os Correios incentivam o esporte brasileiro — hoje, são patrocinadores oficiais das modalidades olímpicas Esportes Aquáticos, Tênis e Handebol. Por meio desses patrocínios, a estatal apoia o desenvolvimento dos atletas de ponta e mantém escolinhas que atendem milhares de crianças e adolescentes. Os Correios também patrocinam o Time Brasil e participam do Plano Brasil Medalhas — maior programa esportivo do mundo de patrocínio individual, lançado em 2012 pelo Ministério do Esporte, com objetivo de classificar o País entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Além de patrocinadores dos Jogos Rio 2016, os Correios são os operadores logísticos oficiais do evento, quando ficarão encarregados pelos serviços de transporte, armazenagem e distribuição de itens. A estatal venceu um processo seletivo que contou com a participação de gigantes multinacionais de logística e  repete a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, quando ficou responsável pelas atividades de logística — foi a primeira vez no mundo em que um operador postal realizou uma trabalho deste tipo para o evento.

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Esclarecimento a respeito de matéria do jornal O Estado de S. Paulo

Com relação à matéria divulgada nesta terça-feira (24) pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que o documento citado pela reportagem não representa o resultado de julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Trata-se, na verdade, de exame técnico, de caráter restrito, produzido por funcionários do TCU a respeito do serviço de distribuição de material eleitoral prestado pelos Correios em 2014. No documento, os técnicos do TCU propõem audiências com empregados dos Correios para mais esclarecimentos sobre o assunto, o que será avaliado pelos ministros do Tribunal.

O exame técnico ainda será submetido a julgamento dos ministros do TCU, que podem inclusive não acatar o seu teor.

A entrega de material sem chancela está prevista no Manual de Comercialização e Atendimento dos Correios, assim como no Guia Comercial Eleições publicado pela empresa. A postagem de objetos sem chancela ou com chancela incompleta ocorreu em várias situações no processo eleitoral de 2014, para candidatos dos partidos PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN, e, em todos os casos, os serviços foram prestados conforme previsto nas normas da empresa.

A conferência das quantidades ocorre no ato da postagem, por meio do peso dos objetos, que são devidamente identificados em lotes. As unidades operacionais envolvidas na sua distribuição são avisadas a respeito das quantidades, de forma a poderem conferir. Esse procedimento é padrão e foi seguido para o material de todos os candidatos/partidos.

A modalidade de mala direta “sem contrato” é um dos serviços disponibilizados pelos Correios para pessoas físicas e jurídicas, de qualquer segmento, conforme amplamente divulgado pela empresa desde julho de 2014: http://blog.correios.com.br/correios/?p=10927 e http://blog.correios.com.br/correios/?p=10899.

Os serviços citados na matéria foram devidamente pagos e os recibos estão publicados no Blog dos Correios: arquivo 1 e arquivo 2.

Todas as informações solicitadas foram prestadas pelos Correios aos órgãos de controle e a empresa continua à disposição para o esclarecimento dos fatos.

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Esclarecimento sobre matéria do jornal O Estado de S. Paulo

A respeito de matéria publicada nesta segunda-feira (23), pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que não procede a informação de que cada servidor dos Correios pagará 25,9% do salário para cobrir déficit do fundo de pensão. Tal índice não se aplica sobre o salário de todos os servidores da empresa, conforme diz equivocadamente o jornal, e sim sobre o valor dos benefícios dos participantes ativos do plano BD Saldado.

Esclarecemos que o Postalis têm dois planos (BD Saldado e PostalPrev). A contribuição extraordinária é apenas para empregados do plano BD Saldado. Os empregados admitidos após 2005 estão no plano PostalPrev, atualmente equilibrado, com cerca de 115 mil participantes ativos, que não têm qualquer alteração em suas contribuições.

Para a maior parte dos participantes do plano BD Saldado do Postalis o impacto será menor do que 6% do salário (86,94% dos empregados ativos, ou seja, 61.864 pessoas). O impacto médio para os 71.154 empregados ativos no plano será de 3,88%. Apenas três participantes terão impacto de 24,28% do salário.

Pela lei de previdência complementar, os fundos de pensão são obrigados a promover essa medida. Os Correios, como patrocinadores do plano, contribuirão de forma paritária, conforme previsto na legislação.

O déficit do plano BD saldado decorre de investimentos realizados até 2011. Parte desses investimentos foi realizada à revelia do Postalis, por administradores contratados, e o instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo — entre elas, contra a gestora Atlântica e o banco BNY Mellon —, com decisões favoráveis até o momento.

Em 2013, os Correios indicaram um novo diretor para a área de investimentos do fundo e a diretoria da estatal tem realizado reuniões periódicas com a direção do Postalis, para acompanhar o plano de ação de solução de déficit.

Segue quadro que mostra o percentual de desconto nos salários dos participantes do plano BD Saldado e as quantidades de empregados: 

Percentual de desconto nos salários

Empregados ativos

Quantitativo

1,74%

43.869

61,65%

4,35%

17.995

25,29%

7,27%

6.721

9,45%

10,21%

1.974

2,77%

13,14%

456

0,64%

16,09%

103

0,14%

19,17%

23

0,03%

22,00%

10

0,01%

24,28%

3

0,00%

3,88% (média)

71.154

100%

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Grandes nomes da MPB recebem homenagem de seus filhos

Com o patrocínio dos Correios, o projeto “Os filhos dos caras” apresenta, a partir deste sábado (21), uma série de 15 shows com a nova geração de músicos da MPB, que homenageia o trabalho artístico de seus pais, também artistas. A turnê tem início no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (DF), onde segue até o dia 29 de março com apresentações de Simoninha, Max de Castro, Léo Maia, Jair de Oliveira e Luciana Melo – filhos de Wilson Simonal, Tim Maia e Jair Rodrigues, respectivamente.

Os principais sucessos desses nomes integram o show em homenagem aos artistas que inovaram e consolidaram a MPB. Além de assumirem o legado de seus pais, a nova geração de músicos traz aos palcos tendências modernas e muita criatividade à música brasileira. Após a turnê em Brasília, o espetáculo “Os filhos dos caras” segue para o Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília fica localizado na SCES, trecho 02, lote 22. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada) e as apresentações acontecem nos seguintes horários: Jair Oliveira, 21/03 às 21h; Luciana Mello, 22/03 às 20h; Max de Castro, 27/03 às 21h, Wilson Simoninha,  28/03 às 21h e Léo Maia, 29/03 às 20h.

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Esclarecimento sobre editorial econômico do jornal O Estado de S. Paulo

Em relação ao editorial econômico do jornal “O Estado de São Paulo”, publicado nesta sexta-feira (20), sob o título “Ajuste necessário nos fundos de pensão estatais”, o Postalis, fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios, emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

1)     O déficit técnico-atuarial do plano BD saldado do Postalis é composto por:

- Resultados insuficientes dos investimentos apurados nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, grande parte em decorrência de provisionamentos para perdas e desvalorização de cotas de investimentos feitos em períodos anteriores a 2012;

- Alterações das bases técnicas atuariais do plano (principalmente a redução da taxa de juros que compõe a meta atuarial);

- Suspensão dos pagamentos dos valores relativos à RTSA desde março de 2014, por ordem do DEST – Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, acatada pelos Correios;

- Incorporação do déficit em equacionamento desde abril de 2013;

2)    O plano de equacionamento do déficit  que entrará em vigor a partir de 01/04/2015 prevê contribuições extraordinárias de 25,98% sobre o valor dos benefícios de aposentados e pensionistas e, para os participantes ativos, sobre o  Benefício Proporcional Saldado – BPS. Nesse percentual já estão contidos os 3,94% que vinham sendo praticados até o momento. A patrocinadora contribuirá na mesma proporção;

3) O BPS corresponde ao benefício ao qual o participante teria direito caso, na data do saldamento do plano, já tivesse cumprido todos os requisitos de elegibilidade ( idade, tempo de contribuição).

4) Os investimentos feitos no Grupo EBX representavam  1,66% dos investimentos em renda variável do Instituto. O Postalis não tem mais em sua carteira nenhum ativo do Grupo;

5) Com relação aos citados papéis da Argentina e da Venezuela,  esclarecemos que esses papéis integravam um fundo de investimento cujo regulamento previa a aplicação de pelo menos 80% do valor investido em títulos da dívida pública externa brasileira. Esses títulos foram trocados por outros à revelia do Instituto e contra o regulamento do fundo. O Postalis tem ação em curso na Justiça contra o gestor Fabrizio Neves e o administrador do fundo, BNY Mellon, inclusive com decisões a seu favor;

6) Com relação à Operação Lava-Jato, o Postalis desconhece a investigação de desvio de recursos dos seus planos, embora esteja sempre à disposição dos órgãos competentes.

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Agências focam no atendimento a micro e pequenas empresas

Os Correios estão implementando uma nova forma de abordagem para o atendimento aos clientes, priorizando, nessa ação, os micro e pequenos negócios. Para isso, cinco agências foram especialmente preparadas para o atendimento a esse segmento de clientes.

Essas agências, localizadas em Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo, além de outros diferenciais, estão preparadas para funcionar como um local de atendimento exclusivo e especializado para os empresários de micro e pequenas empresas — possuem guichês específicos para os clientes do segmento e uma sala para o atendimento negocial, onde os clientes podem ser atendidos por equipe especializada, com objetivo de potencializar os seus negócios por meio dos Correios. Serão abertas, ainda, mais duas agências em São Paulo (SP).

Com a mesma visão de parceria com as micro e pequenas empresas, em dezembro foi lançado o programa “Correios para as Micro e Pequenas Empresas” que tem como principal benefício o Cartão Correios Fácil, com o qual empresários têm acesso a vantagens exclusivas, tabelas diferenciadas de alguns serviços, crédito para pagamento a prazo por meio de boleto bancário com faturamento mensal, além de possibilitar postagens em qualquer agência.

O programa simplifica a realização de negócios junto esse público e prevê a realização de encontros para capacitação e palestras nas principais agências dos Correios, sobre temas relevantes no mercado, tais como: exportação, logística de encomendas, marketing direto, comércio eletrônico, certificação digital e empreendedorismo.

Os Correios também colocam à disposição desse segmento de clientes publicações eletrônicas para download gratuito, entre eles e-Books Postais sobre aplicações das soluções da estatal em mercados potenciais, além da Revista Correios para Micro e Pequenas Empresas, que podem ser acessados através do site http://www.correiosparceria.com.br/.

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Correios passa a aceitar pagamento parcelado no cartão

Os Correios passaram a aceitar o parcelamento, no cartão de crédito, do pagamento de serviços de encomendas, mala direta domiciliária, selos personalizados e carimbo comemorativo. O cliente pode parcelar a sua compra em até três vezes sem juros ou acréscimos, para compras a partir de R$120,00 nessas modalidades.

A nova forma de pagamento visa trazer mais comodidade e conveniência aos clientes. Nos serviços de encomendas, principalmente o Sedex, empresas e pessoas físicas podem realizar o envio e parcelar no cartão de crédito. Já para os serviços de mala direta e selo personalizado, esse tipo de pagamento atende principalmente aos empresários e profissionais liberais na divulgação dos seus produtos e serviços.

Com o parcelamento, os Correios contribuem para o crescimento dos negócios das empresas e cumprem sua missão de fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo.

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