“Pagamento na Entrega” supera expectativa durante primeiro ano de funcionamento

Os clientes dos Correios contam, há um ano, com o serviço de remessa expressa e econômica “Pagamento na Entrega”. Por meio dele, o remetente paga os preços postais no momento da postagem e estipula o valor a ser cobrado do destinatário. A entrega e o pagamento são feitos durante os dias úteis, na agência dos Correios mais próxima de quem receberá a encomenda.

Durante seu primeiro ano de funcionamento, o serviço obteve um crescimento 23% acima do previsto, seguindo em plena expansão: comparando-se o mês de julho de 2013, quando foi lançado, ao último mês de junho, por exemplo, verificou-se um incremento de 14% na postagem de “SEDEX Pagamento na Entrega” e mais de 1.400% no “PAC Pagamento na Entrega”.

Disponível em todo território nacional, uma das principais vantagens do serviço “Pagamento na Entrega” é o pagamento do Vale Postal on-line, a possibilidade de rastrear o objeto ponta a ponta, bem como a garantia do reembolso do valor pago pelo destinatário, que recebe um aviso de chegada da encomenda e pode efetuar a retirada em até sete dias corridos.

As modalidades de serviço com pagamento pelo destinatário podem ser contratadas em qualquer agência dos Correios ou ainda pelo Disque Coleta. O valor da postagem varia conforme o peso e as localidades de origem e destino, acrescido do valor referente aos produtos opcionais adquiridos. O pagamento poderá ser feito na origem em dinheiro, cheque, cartão ou a faturar; já no destino, somente em dinheiro. O reembolso é feito por meio de Vale Postal Nacional Eletrônico ou em conta corrente, para os clientes que possuem contrato.

Publicado em Negócios e Mercado | Deixar um comentário

Por dentro da encomenda internacional: Tributação e importação no Brasil

Em prosseguimento à série “Por dentro da encomenda internacional”, abordaremos neste post questões relacionadas à tributação – valores, isenção, orientações sobre revisão tributária e  despacho alfandegário nos Correios. Neste tópico, é importante ressaltar que todas as importações de bens pelos Correios estão sujeitas ao Regime de Tributação Simplificada (RTS), aplicado a mercadorias de valor aduaneiro de no máximo US$ 3 mil.

Nessa modalidade, a base de cálculo do tributo é o valor aduaneiro, composto pelo custo da mercadoria somado ao frete e ao seguro, quando houver. Vale lembrar que os preços considerados para tributação são os declarados na fatura comercial e, na ausência de documentação ou indícios de falsidade ou adulteração, o valor será determinado pela autoridade aduaneira. Assim, chegando ao Brasil, todas as encomendas postais são submetidas ao procedimento formal de desalfandegação, ou seja, elas são apresentadas e vistoriadas pela Receita Federal, fase em que não há possibilidade de intervenção dos Correios.

A isenção de impostos ocorre apenas para importações com valor aduaneiro de até US$ 50, sendo o remetente e destinatário pessoa física, desde que não haja qualquer indício que caracterize prática de comércio. Para os demais casos, uma vez que o cliente discorde do valor a ser pago, há ainda a possibilidade de realizar o pedido de revisão tributária. Para isso, será necessário não pagar/retirar a encomenda, mas solicitar o formulário “Pedido de Revisão de Tributos” na agência onde ela foi entregue. Após o preenchimento do formulário com as justificativas da discordância, o pedido será analisado pela Receita Federal e a encomenda retornará à mesma agência, já com o resultado da solicitação.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Artista alemão apresenta paisagens urbanas no Rio de Janeiro

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro abre ao público, a partir desta quarta-feira (30), às 19h, a exposição “Natureza Urbana – Jan Siebert”, que reúne 25 trabalhos do artista alemão radicado no Rio de Janeiro (RJ). Dividida em dois ambientes – além das obras focadas na paisagem urbana os visitantes podem conferir o espaço dedicado a retratos e ambientes interiores – a mostra é resultado de trabalhos produzidos pelo artista entre 2001 e 2013, em cidades como Vera Cruz (México), Hamburgo (Alemanha), Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Residente no Brasil desde 2005, Jan Siebert realiza seus trabalhos durante a noite, no próprio ambiente retratado, em um período que pode durar até uma semana. Locais como a zona portuária ou o centro da cidade são os protagonista das obras do artista, não só pela paisagem deserta à noite, mas também pela luz e pelo contraste com as sombras. Apenas seis pinturas que compõem a exposição foram feitas durante o dia em ambiente fechado, e mostram retratos em que as pessoas, embora destacadas, sempre se relacionam profundamente com seu entorno.

A exposição “Natureza Urbana – Jan Siebert” permanece aberta à visitação até o dia 28 de setembro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O CCC RJ fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro. A entrada é gratuita.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Logística Reversa dos Correios cresce 230% em cinco anos

Com o comércio eletrônico em alta, tornou-se cada vez mais comum adquirir produtos que precisam ser enviados de volta ao fornecedor, por motivo de reparo, troca ou desistência da compra. Prova disso é o desempenho da Logística Reversa dos Correios, serviço que cresceu cerca de 230% nos últimos cinco anos.

Dividida em quatro modalidades – Logística Reversa em Agência, Logística Simultânea em Agência, Logística Reversa Domiciliar e Logística Reversa Simultânea Domiciliar – esta solução está disponível em todo o Brasil e se destina a clientes com contratos Sedex, E-Sedex e PAC.

Desta forma, uma vez que o consumidor receba sua mercadoria e não fique satisfeito, é possível verificar junto à empresa fornecedora a possibilidade de devolvê-la via Correios, por intermédio de uma agência ou coleta em domicilio. Seja qual for a escolha, além de devolver o produto, é possível receber na mesma hora a mercadoria substituta, pela Logística Reversa Simultânea.

Benefícios – Adotada pelas principais empresas do mercado como política de devolução e troca de mercadorias, a Logística Reversa dos Correios permite fidelizar clientes no pós-venda, por contar com vantagens como o atendimento rápido, prático e seguro para a necessidade de devolução de mercadorias direto ao fornecedor. Além disso, todos os pedidos de coleta podem ser feitos e acompanhados por meio do site dos Correios, que possibilita ainda o rastreamento ponto a ponto da mercadoria e a inclusão de serviços adicionais, como valor declarado e aviso de recebimento.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | Deixar um comentário

CCC Recife recebe mostra sobre a trajetória de Manuel Dantas Suassuna

Por meio de obras inéditas, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna apresenta a trajetória de sua carreira na exposição “O Silêncio, o Caos, o Labirinto e o Altar”, em cartaz no Centro Cultural dos Correios Recife até o dia 24 de agosto. Filho do dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta Ariano Suassuna, Manuel despertou para a arte quando tinha 17 anos, tendo sua produção sempre ligada à terra, especialmente ao Cariri da Paraíba. Dividida em quatro salas do Centro Cultural, a mostra começou a ser idealizada há três anos e cada ambiente conta com uma música criada especialmente por Bernardo Vieira.

Na primeira sala – “O Silêncio” – um grande painel pictórico homenageia os desenhos rupestres dos sítios arqueológicos brasileiros, revelando uma das influências do artista. Na sequência, o visitante chega à sala “O Caos”, na qual estão expostas cerca de 40 pinturas em preto e branco com representações sobre o sexo, a geração, a caça e a morte –  homenagem a José de Azevedo Dantas (1890 – 1929), ancestral do artista e arqueólogo responsável por catalogar diversos sítios rupestres.

Em “O Labirinto”, as cores aparecem com vigor em pinturas de estradas, caminhos, veredas sertanejas. A ideia de Manuel Dantas era homenagear os pintores paisagistas, em especial o pernambucano Jerônimo Teles Júnior.  Por fim, as salas interligadas levam o visitante ao espaço intitulado “O Altar”, que faz referências a obras dos escritores Euclydes da Cunha, João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.

A mostra “O Silêncio, o Caos, o Labirinto e o Altar” pode ser visitada gratuitamente. O CCC Recife fica na Av. Marques de Olinda, 262  Bairro do Recife/Pernambuco.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios recebe aprovação do Cade para participação acionária em empresa aérea

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição de 49,99% das ações da empresa de transporte aéreo de cargas Rio Linhas Aéreas pelos Correios. Publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União, o despacho do Cade representa mais uma etapa para a concretização da parceria, que está condicionada ainda à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de outros órgãos federais (Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério das Comunicações). 

O objetivo dos Correios com a operação é ter uma empresa controlada para realizar o transporte aéreo da carga postal, hoje feito por meio de 13 linhas aéreas contratadas na Rede Postal Noturna, a RPN. A revisão do modelo de operação da RPN atende ainda às recomendações dos órgãos de controle (Tribunal de Contas da União-TCU e Controladoria Geral da União-CGU) no sentido de que os Correios buscassem alternativas para realizar o transporte aéreo de carga.

A participação acionária dos Correios na Rio Linhas Aéreas — que atualmente mantém o maior número de aeronaves cargueiras do mercado, sendo responsável pelo atendimento de cinco linhas da RPN — deve ter início até o final de 2014.

Desde 2011, com a sanção da Lei 12.490, os Correios podem adquirir participação acionária em outras empresas. O mesmo modelo proposto pelos Correios é adotado pelos operadores postais da Austrália e da China, países que possuem dimensões continentais como o Brasil.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Certificados digitais dos Correios garantem mais segurança em transações online

O número de empresas e cidadãos que precisarão de um certificado digital no Brasil crescerá significativamente nos próximos anos, tornando o dia a dia das pessoas mais produtivo e os negócios das empresas mais eficazes. Isto se deve a necessidade, cada vez maior, de a população realizar transações via Internet e Intranet, acessando sites públicos e privados com mais segurança e com a garantia da identificação e da autenticação das operações realizadas. Além disso, a certificação digital pode ser utilizada para assinar digitalmente documentos eletrônicos, tendo a mesma validade jurídica da assinatura manuscrita.

Acompanhando as inovações tecnológicas, há oito anos os Correios se tornaram uma autoridade registradora junto à ICP-Brasil – órgão autorizado a emitir os certificados digitais no País – passando a oferecer os modelos e-CPF e e-CNPJ do tipo A1 (validade 12 meses) e A3 (validade 18 ou 36 meses) aos seus clientes. O serviço é prestado nas agências da empresa com o menor preço do mercado, sendo disponibilizado para uso logo após a validação da documentação.

Vantagens – Nos últimos anos, a certificação digital teve seu uso bastante concentrado nas áreas fiscais das empresas, por conta das exigências legais, especialmente as determinadas pela Receita Federal para a emissão de declarações de Imposto de Renda e da nota fiscal eletrônica. No entanto, multiplicam-se os casos de aplicações que visam redução de custos, maior controle de processos e agilidade nos negócios, como por exemplo, nas áreas bancária, jurídica, contábil, notarial e de saúde.

Além dos inúmeros benefícios gerados ao cidadão, os certificados digitais proporcionam vantagens substanciais ao meio ambiente, uma vez que desmaterializam documentos que ocupam espaços físicos onerosos e que consomem toneladas de papel e tinta para impressora.

Conheça aqui a lista de agências dos Correios que prestam o serviço, bem como os valores, a documentação necessária e os demais procedimentos para aquisição de um certificado digital dos Correios.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Espaço Cultural Correios Juiz de Fora expõe obras de Margaret Mee

O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora recebe, até o dia 9 de agosto, a exposição “Margaret Mee – 100 anos de Vida e Obra”. A mostra traz à cidade uma seleção de 60 obras originais da artista britânica, que se especializou em plantas da Amazônia brasileira, pertencentes a acervos particulares e institucionais, com destaque para as coleções do Instituto de Botânica de São Paulo e da Academia de Ciências no Rio de Janeiro.

Reconhecida pelo apuro e delicadeza de sua pincelada, Margaret Mee reproduziu com precisão, em lápis e aquarelas sobre papel,  as espécies estudadas e anotadas em seus cadernos de viagem. Segundo a curadora da mostra, Sylvia de Botton Brautigam, “suas ilustrações compõem um material precioso para a ciência botânica, sendo a artista equiparada aos grandes ilustradores europeus de todos os tempos”.

Durante a mostra é possível conferir ainda objetos pessoais e textos explicativos que complementam o panorama da vida e obra da artista, bem como assistir a um vídeo com cenas da última viagem de Margaret Mee ao Amazonas e de uma entrevista concedida por ela ao programa do jornalista Mac Neil Lehrer, em Nova York, um pouco antes de seu falecimento.

A mostra “Margaret Mee – 100 anos de Vida e Obra” pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora está situado na rua Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora/MG.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios oferece soluções para candidatos e partidos políticos durante eleições 2014

Durante todo o processo eleitoral 2014, os Correios estão disponibilizando sua logística de entrega a candidatos e partidos políticos, que podem contar com um conjunto de soluções da estatal capazes de facilitar a comunicação direta com eleitores.

Por meio da Mala Direta, por exemplo, candidatos e comitês têm acesso a uma estratégia de comunicação personalizada, que possibilita interatividade com o público de interesse de forma econômica e bastante eficiente. Aqueles que já possuem mailing de eleitores podem, por exemplo, utilizar a Mala Direta Básica ou Especial, indicadas para efetuar a remessa de materiais promocionais diretamente nos endereços indicados.

Por sua vez, a Mala Direta Domiciliária serve para o candidato/partido falar com sua base eleitoral, mesmo sem ter o endereço do eleitor, pois permite o envio de material relativo à campanha sem endereçamento definido. Neste caso, os carteiros fazem a entrega nos domicílios das regiões previamente selecionadas pelo cliente. Vale ressaltar que, em todas estas ações de marketing direto, o cliente ainda pode aproveitar para fazer pesquisa de opinião, inserindo um formulário de perguntas na remessa a ser enviada.

Espaço do Candidato – Os candidatos interessados em adquirir alguma das soluções dos Correios para o período eleitoral devem se dirigir a uma das agências e formalizar a proposta. Diferente do que ocorria com campanhas anteriores, este ano não há necessidade de celebrar contrato para o envio de malas diretas.

Mais informações e dicas sobre os serviços e produtos dos Correios que podem ser utilizados na divulgação de candidaturas podem ser obtidas no Espaço do Candidato, espaço virtual exclusivo para as Eleições 2014.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Por dentro da encomenda internacional: Modalidades de entrega e rastreamento

Em continuidade à série “Por dentro da encomenda internacional”, o Blog dos Correios traz aos seus leitores mais alguns esclarecimentos úteis antes de realizar um processo de importação.

Desta vez, o foco é a modalidade de entrega contratada, dúvida comum quando se trata de aquisições feitas via e-commerce. É importante saber que, em todo o mundo, empresas de correios possuem plataformas diferenciadas de serviço, dependendo das necessidades de seus clientes com relação aos atributos de peso, preço, velocidade e rastreamento. Desta forma, alguns tipos de envio postal não contemplam o seguro e o rastreamento da encomenda ou possuem uma rastreabilidade limitada.

Em função disso, o serviço contratado pelo remetente no país de origem é o que determina o nível de informação de rastreamento de objetos no site dos Correios. Para não ter problemas com o recebimento do produto, uma das orientações básicas é que a postagem precisa ser feita sempre por meio da administração postal oficial e por uma modalidade que seja distribuída no Brasil pelos Correios. Também é importante atentar para a contratação de um tipo de envio que tenha rastreamento e seguro.

Rastreio – O código de rastreamento de uma encomenda é composto de: 2 letras que representam o código do serviço + 9 dígitos numéricos + 2 letras que identificam o país de origem, por exemplo: SL123456789BR (Sedex Lógico, Brasil). Vale ressaltar que objetos registrados recebidos do exterior até 2 Kg que apresentem código iniciado por “R” não possuem rastreamento ponto a ponto, ou seja, as informações no sistema de rastreamento dos Correios incluem apenas os eventos de: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável. Em alguns casos, pode haver os eventos de encaminhamento para fiscalização; tributação e saída da fiscalização.

Pequenas encomendas que possuem o prefixo de rastreamento iniciado pela letra “L”, encomendas até 30Kg na modalidade expressa com prefixo de rastreamento “E” e as encomendas até 30Kg na modalidade convencional com prefixo “C” possuem rastreio completo no Brasil, sendo as modalidades diferenciadas pela urgência da entrega.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | Deixar um comentário