Museu dos Correios realiza mostra sobre riqueza mineral brasileira

 

Está em cartaz no Museu dos Correios, em Brasília (DF), a exposição “Os Geraes de Minas”, que recria a história, o desenvolvimento, as descobertas e a diversidade mineral da área que contempla parte do estado de Minas, do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de terras do Mato Grosso, São Paulo e Bahia.

A iniciativa utiliza recursos como textos, maquetes, fósseis originais, objetos de época, vídeos e fotografias para apresentar as primeiras descobertas minerais aos visitantes. De acordo com o curador  Diogenes de Almeida Campos, a mostra busca atrair o público jovem e despertar o interesse para a Geologia, Geofísica e Mineralogia, sendo um estímulo para futuras vocações na área de Ciências da Terra e Mineração.

Com apoio do Museu de Ciências da Terra e do Museu Histórico Nacional, “Os Geraes de Minas” pode ser conferida gratuitamente até 12 de outubro, das 10h às 19h, de terça a sexta, e das 12h às 18h nos finais de semana e feriados.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Exposição apresenta elementos da cultura carioca de forma lúdica

Os principais aspectos presentes na cultura carioca, entre eles carnaval, futebol, música e circo, retratados de forma lúdica e bem humorada. Essa é a proposta da exposição “O Rio de Rapoport”, em cartaz até dia o dia 21 de setembro, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Durante a mostra, que reúne cerca de 40 obras inéditas, os visitantes poderão conferir o traço peculiar do pintor, arquiteto, gravador e desenhista Alexandre Rapoport, que começou a pintar como autodidata mesmo antes de ingressar na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual FAU-UFRJ), em 1948. Fez desenho e gravura na Escola Nacional de Belas Artes, época em que já participava de diversas exposições coletivas com pinturas, desenhos e gravuras no Museu Nacional de Belas Artes e no Ministério de Educação e Cultura. A partir de 1949, verificam-se as influências da arte de Portinari em sua obra.

Com uma carreira também solidificada no desenho industrial, Rapoport ganhou diversas premiações por participações em exposições individuais e coletivas nacionais e no exterior. Além do Brasil, atualmente seus trabalhos integram acervos de coleções particulares e instituições em Roma, Viena, Zurique, Nova Iorque, Londres, Tóquio, Paris, Buenos Aires, Antuérpia, Washington e Jerusalém, podendo ser conferidas ainda nas agências do Banco do Brasil de Hamburgo, Londres, Paris, Roterdã, Lisboa, Viena, Costa do Marfim e Estocolmo.

A exposição “O Rio de Rapoport” pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Banco Postal oferece novas linhas de crédito aos clientes

O Banco Postal passou a oferecer linhas de crédito CDC Consignado INSS e CDC 13º Salário. Os novos produtos complementam as opções já disponíveis para concessão de crédito aos clientes, sendo destinadas a todos que recebem benefícios ou salário por meio de conta corrente do Banco do Brasil.

O CDC Consignado INSS pode ser adquirido por correntistas do Banco do Brasil que sejam titulares de aposentadoria e pensão do regime geral de previdência social. Já o CDC 13º Salário disponibiliza um adiantamento de até 80% da média dos últimos três salários recebidos no Banco do Brasil, com liquidação no recebimento do 13º salário.

Além destas novas linhas, o Banco Postal conta ainda com outras modalidades de crédito para pessoas físicas, tais como o BB Crédito Salário, o BB Crédito Benefício e o BB Crédito Automático. Para adquirir os empréstimos, o cliente deve se dirigir a uma agência dos Correios e conversar diretamente com um atendente, que dará as orientações necessárias.

O Banco Postal é uma parceria entre Correios e Banco do Brasil, iniciada em janeiro de 2012, para prestação de serviços bancários básicos. Atualmente, são mais de 6 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Em 2014, as duas instituições reformataram a parceria, assinando um novo contrato, com o objetivo de implantar um novo modelo de negócio.

Fruto da experiência das duas instituições, o novo modelo de Banco Postal oferecerá uma carta de serviços composta por linhas de crédito, seguros, capitalização, cartões pré-pagos e consórcios, entre outros.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

História da dança pernambucana é recordada em mostra no Recife

O Centro Cultural Correios Recife recebe, até 2 de novembro, a exposição “Recordança 10 anos: Construir, sentir e olhar a dança”. A mostra encerra as comemorações pela primeira década de criação do grupo artístico, formado por uma equipe multidisciplinar que se reveza em reunir, catalogar, disponibilizar e discutir documentos sobre a história local da dança.

Por meio de três ambientes – bastidores, palco e plateia -, os visitantes são convidados a observar vídeos, fotografias e programas de espetáculo que revelam múltiplos olhares sobre o universo da dança, complementados ainda por elementos de cenografia e figurinos que remetem a espetáculos que marcaram o público do Recife.

Com entrada franca, a exposição fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h. O Centro Cultural Correios Recife  fica na Avenida Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Transporte marítimo Brasil-Alemanha é destaque no ECC Porto Alegre

O Espaço Cultural Correios de Porto Alegre recebe, até o dia 14 de setembro, a exposição “Brasil-Alemanha: Uma história centenária contada pelo mar”, que ilustra o início da relação entre os dois países a partir do transporte marítimo. Fazem parte da mostra quatro maquetes de navios (Santa Catarina, Cap. San Lorenzo, Itajaí e Augusta), onze painéis que definem a linha cronológica da exposição e dois filmes que retratam as relações de amizade entre o Brasil e a Alemanha.

A curadoria é do museólogo alemão Carsten Jordan, que reuniu o material histórico da Hamburg Süd – empresa responsável pelo transporte de imigrantes da Europa para o Brasil durante os séculos XIX e XX. Como forma de aproximar a população dessa história, a exposição ainda possibilita aos visitantes utilizarem um terminal de consulta ao acervo de listas de passageiros que embarcaram no porto de Hamburgo, na Alemanha, com destino ao Brasil.

A exposição “Brasil-Alemanha: Uma história centenária contada pelo mar” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h. O ECC de Porto Alegre está localizado no térreo do prédio do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Centro Histórico). A entrada é gratuita.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Aplicativo para rastrear encomendas disponível em nova plataforma

Já está disponível para download a versão para Windows Phone do aplicativo Correios Mobile, desenvolvido e lançado pela estatal em março deste ano. Por meio dele, clientes podem acompanhar o rastreamento de cartas e encomendas registradas, calcular preços e prazos de diversos tipos de encomendas, localizar a agência de Correios mais próxima e ainda realizar a busca de CEP ou endereço.

A criação do app para Windows Phone atendeu a diversas solicitações de clientes, registradas por meio do sistema Fale com os Correios. O aplicativo já estava disponível nas plataformas Android e iPhone, onde alcançou mais de 100 mil downloads. A recém-lançada plataforma para Windows Phone, por sua vez, já conta com mais de 1,6 mil cliques.

Para baixar o Correios Mobile para Windows Phone, basta acessar o link: http://www.windowsphone.com/s?appid=0f2e89c1-c918-4e7e-80a1-9588abbd6d07.

Publicado em Mudanças e inovações, Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Exposição destaca riquezas naturais do Rio de Janeiro

Com a exposição “O Rio que é verde”, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida os cariocas a fazerem uma viagem pela natureza. Em meio a tantos carros e prédios, a mostra chama a atenção das pessoas para valorizar a riqueza natural da cidade, que foi fundada dentro de uma floresta tropical.

Com fotografias de Jaime Acioli, a exposição faz um passeio pela história de 16 parques da capital carioca, utilizando painéis em grandes formatos e projeções que criam um percurso cenográfico por onde os visitantes se movimentam. A mostra recria ainda a atmosfera do meio ambiente natural, em um passeio pelos mais emblemáticos parques do Rio de Janeiro, dentre os 45 reconhecidos oficialmente (urbanos ou naturais).

“O Rio que é verde” pode ser visitada até o dia 21 de setembro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro e a entrada é gratuita.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Avanços dos Correios em tecnologia são destaque em congresso

 

O investimento crescente dos Correios em tecnologias para aprimorar os serviços prestados aos clientes foi destaque no 20º Congresso de Informática de Inovação e Gestão Pública – CONIP 2014, na quarta-feira (13), em São Paulo. O uso da tecnologia na estatal foi o tema da palestra do vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura dos Correios, Antonio Luiz Fuschino. O dirigente anunciou que o conjunto de inovações deve possibilitar a economia de aproximadamente R$ 100 milhões ao ano.

O uso de smartphones pelos carteiros para rastrear SEDEX 10 em tempo real foi um dos temas abordados. Há quase um ano em funcionamento, a iniciativa permite que o cliente veja na internet informações atualizadas a respeito da entrega da encomenda. Outra vantagem é a redução do tempo de trabalho interno e do uso de papel devido à simplificação dos processos.

A interatividade postal foi outro assunto exposto na palestra. O projeto permitirá ao cliente receber pelo celular as informações sobre o itinerário da entrega do pacote em tempo real. “A gente poderá dar ao cliente uma previsão da hora em que o objeto vai ser entregue, e o usuário poderá mudar ou agendar a entrega para outro dia, ou confirmar se ele autoriza que o porteiro ou vizinho receba a encomenda”, afirmou o vice-presidente.

Fuschino também falou sobre a implantação dos terminais de autosserviço, nos quais o cliente pode retirar sua encomenda utilizando senhas enviadas por SMS ou e-mail. Nesse sistema, o usuário tem mais comodidade, pois pode postar e receber encomendas no horário em que desejar — os terminais funcionam em horários diferenciados, inclusive em finais de semana e feriados, e serão instalados em locais como estações de metrô, shopping centers e supermercados. O piloto do projeto já está em funcionamento em Brasília, e em breve São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também passarão a oferecer o serviço.

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag , , | Deixar um comentário

Eventos capacitam empresários para o comércio eletrônico

Os Correios estão participando do Fórum E-Commerce Brasil 2014, maior evento do setor na América Latina, em São Paulo, com participação de quase quatro mil profissionais que atuam nesse mercado. Iniciado ontem, o fórum prossegue nesta quarta-feira (13) e tem o objetivo de fomentar o mercado através da qualificação de lojas online, por meio de treinamentos presenciais e a distância. Os Correios realizaram, no primeiro dia do evento, apresentação para explicar aos lojistas como se aparelhar para garantir a entrega de seus produtos no prazo certo.

Já na quinta-feira (14), os Correios estarão presentes no XI Ciclo MPE.net, em Belém (PA). O ciclo é realizado anualmente e traz seminários que objetivam capacitar empresários de micro e pequenas empresas para o comércio eletrônico. A iniciativa segue até novembro, passando ainda por Maranhão, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Os Correios são hoje líderes do segmento de entregas de encomendas do comércio eletrônico do Brasil — em 2013, a empresa foi responsável  por mais de 40% dessas entregas, tendo transportado mais de 56 milhões de encomendas vendidas pela internet. Para garantir a liderança e ainda ampliar sua participação, a estatal tem realizado investimentos em infraestrutura, como contratação de pessoal, aquisição de novos veículos e novas máquinas de triagem mecanizada, além de reforma, ampliação e construção de novos centros de triagem e distribuição.

Outra frente de investimento ocorre em tecnologias que atendam às necessidades específicas do comércio eletrônico, como integração via webservices, envio de SMS com informações sobre a encomenda, nova apresentação do sistema de rastreamento no site dos Correios e terminais automatizados para entrega de encomendas, entre outros.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Aquece Rio testa operação logística dos Correios

Na última semana a logística dos Correios foi aprovada na primeira etapa de testes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O primeiro evento-teste foi o Aquece Rio – Regata Internacional de Vela, encerrado no sábado (9), na Baía de Guanabara. O evento esportivo foi a maior competição de vela olímpica já organizada no Brasil e contemplou as 10 classes olímpicas da modalidade, reunindo mais de 300 atletas e 250 embarcações de aproximadamente 34 países.

O evento foi acompanhado pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além do diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Omar de Assis Moreira.

Como operador logístico e patrocinador dos Jogos Rio 2016, os Correios mostraram soluções de logística integrada que também serão desenvolvidas durante os Jogos daqui a dois anos. Foram realizadas atividades como descarga do material esportivo, tecnológico e mobiliário, movimentação de botes e transporte de óleo diesel até os barcos, além da conferência de notas fiscais e alocação dos itens em suas respectivas áreas (restaurantes, sala de imprensa, etc).

A equipe dos Correios também realizou a montagem de algumas estruturas necessárias ao evento, como a colocação de grades ao redor de todo o perímetro na Marina da Glória, inclusive nas areias da praia do Flamengo. Nesta semana, será realizada a desmontagem, desmobilização e operação reversa, além da conferência de todos os itens.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | Deixar um comentário