Correios Lança terceira emissão especial Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

 

Complementando a série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que marcam a XXXI Olimpíada da Era Moderna, os Correios lançaram no sábado (12/12), às 22h, no Centro de Convenções do Hotel Grand Mercure, no Riocentro, na Barra da Tijuca, a terceira e última emissão especial dedicada ao maior evento esportivo do mundo. No mesmo dia, às 15h30, aconteceu o lançamento dos blocos das Mascotes Olímpico e Paralímpico da Rio 2016, no Centro Olímpico de Tênis da Barra da Tijuca, durante as finais do Torneio “Aquece Rio – Correios Brasil Master Cup 2015.

 

Os selos da série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 destacam mais 11 esportes, sendo 10 Olímpicos e um Paralímpico: tênis, natação Paralímpica, hóquei sobre grama, hipismo, vôlei de praia, vela, ginástica, tiro esportivo, pentatlo moderno, judô e atletismo. O conjunto de selos encerra o registro histórico de 31 modalidades que poderão ser acompanhadas pelo público brasileiro em 2016.

 

A folha contempla também os selos postais das marcas Olímpica e Paralímpica e, ao centro, traz o logotipo com as cores da identidade visual dos Jogos. A arte dos selos destaca a entrega dos atletas a partir de gravuras que retratam momentos de superação, além de equipamentos e cenários característicos de cada esporte.

 

A ilustração da folha traz o grafismo monocromático do Look of the Games – Identidade Visual dos Jogos -, com aplicação de verniz posicionado. Desta forma, são destacados os traços que representam a integração do espírito Olímpico e Paralímpico, vivenciada pelos brasileiros desde o dia em que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas.

 

A arte dos selos é do designer carioca José Carlos Braga. Serão impressas folhas com 25 selos, sendo que o valor de cada um corresponde ao 1º Porte da Carta Comercial, que é R$ 1,40

 

 

Bloco Mascote dos Jogos Olímpicos Rio 2016

 

O bloco da Mascote dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é composto por dois selos, com a Marca Oficial dos Jogos aplicada no canto superior direito e destaca a Mascote dos Jogos Olímpicos: Vinicius, que ganhou este nome em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes. Sua criação foi inspirada na rica fauna brasileira e revela alegria e cores contagiantes, o que reflete a energia do Movimento Olímpico e a beleza do Rio de Janeiro.

 

O conjunto iconográfico sugere dinamismo e valores associados aos encantos da cidade e à determinação em torno dos Jogos. A peça é enriquecida com a aplicação de relevo seco nos desenhos da Mascote e nas inscrições em braille, que apresentam a legenda: “Vinicius – Mascote dos Jogos Olímpicos Rio 2016”.

 

 

Bloco Mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

 

Composto por dois selos, com a Marca Oficial dos Jogos aplicada no canto superior direito, o bloco destaca a Mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que recebeu o nome de Tom em homenagem ao grande músico e compositor Tom Jobim.

 

Sua alegoria e seus movimentos homenageiam o grande evento que o Brasil sediará em 2016. Representante da flora do Brasil, Tom é focalizado em poses alegres, ilustrando a emissão com sua vasta cabeleira de folhagens tropicais. Em um dos selos, a Mascote demonstra a musicalidade brasileira por meio do pandeiro, enquanto no outro executa passos que simbolizam o movimento em torno dos Jogos.

 

A peça é enriquecida com a aplicação de relevo seco nos desenhos da Mascote e nas inscrições em braille, que apresentam a legenda: “Tom – Mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016”. Nos dois blocos fica evidente a preocupação em promover a acessibilidade por meio dos Jogos. Em ambos foram utilizadas técnicas de computação gráfica.

 

Os blocos Vinícius e Tom são compostos por dois selos com valor facial de R$ 3,25 cada selo. Os produtos podem ser adquiridos em todas as agências dos Correios no país, pela loja virtual: www.correios.com.br/correiosonline ou na Agência de Vendas a Distância, pelo e-mail: centralvendas@correios.com.br.

Publicado em Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *