Correios participa da Exposição Filatélica Luso-brasileira – LUBRAPEX 2016

Começa nesta terça-feira (26/4), às 21h, no Centro Cultural de Viana do Castelo, região norte de Portugal, a Exposição Filatélica Luso-brasileira – LUBRAPEX 2016.  A mostra de selos segue até o dia 1º de maio e reunirá colecionadores do Brasil, de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa.

 

Também foram convidados colecionadores da Alemanha e da Itália, e a previsão é de que mais de 220 expositores estejam presentes ao evento com coleções distribuídas por cerca de mil quadros e 15.400 folhas com selos, cartões-postais, envelopes e outras peças filatélicas inseridas nos acervos expostos.

 

Na abertura oficial, os Correios do Brasil e de Portugal colocarão em circulação uma emissão conjunta: um bloco comemorativo sobre o tema “A Força da Fraternidade Luso-Brasileira”, que tem como motivos peças etnológicas datadas do século XX, pesquisadas no Museu Nacional de Etnologia de Portugal, e criadas pelo AF Atelier, de Lisboa.

 

A arte-finalização do bloco foi feita pela Gerência de Filatelia do Departamento de Gestão Cultural, dos Correios do Brasil, que marcarão presença no evento com o lançamento de Carimbos Comemorativos e com um estande de vendas.

 

Durante a exposição será lançado o livro intitulado “1966-2016 – 50 anos de Exposições LUBRAPEX”, de autoria de Eduardo de Oliveira e Sousa. No sábado, dia 30/4, será realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o Congresso da FEPA – Federação Europeia de Filatelia, e o Congresso Luso-Brasileiro de Filatelia.

 

Programação – Junto à Lubrapex acontece ainda o Congresso da Federação Europeia de Filatelia, quando serão apresentadas proposições e votadas questões de relevância no contexto das práticas filatélicas. Essas decisões orientam e defendem os interesses dos segmentos filatélicos de uma forma geral, além de inserir os colecionadores europeus no universo luso-brasileiro.

 

Concebida em 1965, a partir da sugestão do filatelista e diplomata brasileiro João Paulo do Rio Branco, a Lubrapex tem como objetivos promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os representantes da Filatelia dos países participantes; promover a difusão da Filatelia do Brasil em um contexto internacional; e efetuar contatos com representantes comerciais de outros países, visando incremento do mercado internacional de selos.

 

Além disso, a Lubrapex têm se posicionado como fórum ideal para debater assuntos ligados à Filatelia, e para a promoção de eventos recomendados pela União Postal Universal (UPU), pela Federação Internacional de Filatelia (FIP), pela Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia (AMDF), pela Federação Portuguesa de Filatelia (FPF) e pela Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF).

 

Publicado em Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *