Correios lança Selo Personalizado em homenagem aos 30 anos da Pinacoteca de Santos

Os Correios lançam nesta sexta-feira (29/4), às 19h, na Câmara Municipal de Santos, um Selo Personalizado e um Carimbo Comemorativo em homenagem aos 30 anos da Pinacoteca Benedicto Calixto, a mais importante casa de cultura da Baixada Santista.

 

A arte do selo é a estilização de um detalhe dos afrescos que ornamentam o casarão branco, sede da Pinacoteca, e foi criada pelo designer Felipe Lauzen, formado no curso de Produção Multimídia, da Universidade Santa Cecília, de Santos. A partir do lançamento, filatelistas e interessados poderão adquirir o selo nas agências dos Correios e na sede da pinacoteca, que fica no bairro do Boqueirão, na orla da cidade.

 

Estarão presentes ao evento Carlos Alberto Sivieri Teixeira, gerente de vendas dos Correios em Santos; Silvia Teixeira Penteado, presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto; Divanir Machado Netto Tucci, presidente da Associação de Amigos da Pinacoteca; e Manoel Constantino, presidente da Câmara Municipal de Santos; além de autoridades e convidados.

 

A Pinacoteca – A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto está sob a gestão da Associação de Amigos da Pinacoteca, desde 20013.  O espaço foi criado com o objetivo de difundir e estimular as artes plásticas e manter atividades culturais permanentes como eventos musicais, literários, teatrais e promoção de cursos, palestras e encontros voltados à arte.

 

Considerada, hoje, a mais importante casa de cultura da Baixada Santista, a pinacoteca está passando por obras para aumentar o conforto e a oferta de serviços aos visitantes. Os projetos de acessibilidade e climatização dos salões estão em curso. Além disso, a diretoria entregou o Espaço Benedicto Calixto, uma sala de aula totalmente equipada, com capacidade para 80 pessoas. As obras para a instalação de um café-bistrô no jardim do casarão já estão em fase final.

 

A pinacoteca tem o nome de Benedicto Calixto em homenagem ao pintor que tanto se dedicou a retratar e estudar Santos e região. Durante sua trajetória, Calixto produziu cerca de 1700 obras, das quais 712 são catalogadas. Pintou marinhas, retratos, paisagens rurais, urbanas e obras religiosas. Estas últimas lhe renderam a Comenda de São Silvestre, outorgada pelo Papa Pio XI, em 1924. Além da pintura se revelou como historiador, escritor e fotógrafo.

 

 

Publicado em Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *