Selo Personalizado marca os 120 anos da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto

Os 120 anos da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto foram comemorados com o lançamento pelos Correios de um Selo Personalizado. Também como parte das celebrações, foi entregue à população a nova fachada do hospital totalmente revitalizada. A cerimônia de lançamento do selo foi coordenada pela DR/SPI e pela agência dos Correios de Ribeirão Preto e contou com a participação de representantes da Empresa e da Casa de Saúde.

 

A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto foi fundada em 1896 como Sociedade Beneficente de Ribeirão Preto. Os primeiros atendimentos foram realizados num simples casarão onde os pacientes eram acomodados.

 

Com o crescimento da cidade e o atendimento às pessoas da região, o casarão tornou-se pequeno e a Prefeitura de Ribeirão Preto então doou um terreno para ampliação da Sociedade Beneficente, mas o novo hospital com aparelhos e infraestrutura modernos foi construído apenas parcialmente.

 

As soluções só começaram em 1902 com a chegada do Padre Euclides Gomes Carneiro que assumiu a Provedoria da Sociedade Beneficente e conseguiu 30 contos doados pelo dono da fazenda Monte Alegre, o Rei do Café e, em seguida, trouxe as Irmãs Salesianas para dirigir a Sociedade, que em 1910 recebeu a denominação de Santa Casa de Misericórdia.

 

Atualmente, o provedor da Santa Casa de Ribeirão Preto é Amauri Elias Calil, que tomou posse em janeiro de 2010 e iniciou um plano de revitalização da instituição. A fachada do prédio ganhou características arquitetônicas modernas, a área verde recebeu nova jardinagem e a recepção foi totalmente remodelada, ampliando o espaço e o conforto ao público. O hospital recebeu novas salas, equipamentos de última geração, e passou a realizar transplantes de rins.

Publicado em Programação Filatélica 2019 | 2 comentários
  1. PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA disse:

    A história das Santas Casas no Brasil não é tão conhecida do público. Que bom que a filatelia começa a contá-la através dos selos personalizados. Parabéns a amiga Antonia Maria e sua gestora Juliana, da Agência Filatélica Ribeirão Preto. Ação excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *