Os Correios lançam a “Emissão Conjunta Brasil – Alemanha: 500 Anos da Reforma Luterana”

Os Correios lançam nesta quinta-feira (13/4) a “Emissão Conjunta Brasil – Alemanha: 500 Anos da Reforma Luterana” nas cidades de Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO). Posteriormente, o selo será lançado também em Porto Alegre (RS), no dia 19/4, Marechal Candido Rondon (PR), em 26/4, e por último em Brasília (DF), no dia 17/5. O lançamento marca o ano do jubileu deste acontecimento.

 

A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado pelo professor de Teologia, Martim Lutero. Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o Cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana.

 

No ano de 1517, insatisfeito com a situação da Igreja de sua época, Lutero publicou na porta da catedral de Wittenberg as suas 95 teses. Entre outros pontos estabelecidos por esse documento, ele criticava a venda de indulgências e a negociação de cargos eclesiásticos feitas pela Santa Igreja. Além disso, Lutero estipulava uma nova forma de relação religiosa onde, entre outras coisas, afirmava-se que o indivíduo obtinha a salvação pela fé, e não pelos seus atos.

 

O selo postal apresenta o retrato de Martim Lutero, provavelmente o mais conhecido e reproduzido no selo numa versão moderna, com base nas orientações do concurso coordenado pelo Ministério das Finanças da Alemanha para a criação da arte, desenvolvida pela artista alemã, Antonia Graschberger.

 

A Emissão traz ainda, além da imagem, a legenda: “Lutero 2017- 500 anos da Reforma – No Princípio Era a Palavra”. O valor facial do selo é de R$ 4,15, com tiragem de 500 mil unidades.

 

Veja abaixo as informações sobre os lançamentos:

 

Cuiabá (MT): 13/4, às 20h, na Igreja Luterana, na Rua Aristides Félix de Andrade 840, Araés;

Curitiba (PR): 13/4, às 19h, no auditório do Colégio Martinus, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 999 – São Francisco;

Porto Velho (RO): 13/4, às 9h, na Assembleia Legislativa;

Porto Alegre (RS): 19/4, às 19h30, na Igreja da Reconciliação (IECLB), localizada na Rua Senhor dos Passos, 202;

Marechal Candido Rondon (PR): 26/4, às 19h, na ACICAMAR (Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon); e

Brasília (DF): 17/5, na Residência Oficial do Embaixador da Alemanha no Brasil, horário a definir.

 

Publicado em Notícias | 4 comentários
  1. JÚLIO CESAR FABRO disse:

    Uma emissão conjunta e “de peso” iniciando a Programação Filatélica 2017.

    • Ivana Garcia disse:

      Valeu, Júlio! Realmente, uma bela e importante Emissão abrindo nossa Programação Filatélica deste ano! Obrigada por sua parceria!
      Atte,
      Blog da Filatelia

  2. PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA disse:

    Parabéns, a comunidade cristã comemora o jubileu da reforma. Devemos muito a esse personagem ímpar, Martinho Lutero.

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Paulo,
      Ficamos felizes por ter gostado do nosso primeiro selo lançado este ano. Você irá apreciar também as outras belas e importantes emissões que os Correios lançarão no decorrer de 2017. Os 500 anos da Reforma Luterana é um tema relevante que merece ser homenageado em selo.
      Atte,
      Blog da Filatelia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *