Selos Personalizados do FICA e do Cineteatro São Joaquim são lançados em Goiás

Os Correios de Goiás lançaram, na segunda quinzena de junho, Selos Personalizados e Carimbos Comemorativos em homenagem à 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e aos 160 anos do Cineteatro São Joaquim, ambos da cidade de Goiás.

 

As peças filatélicas foram apresentadas pelo diretor Regional dos Correios de Goiás, Adiel Costa Macedo, durante a abertura do festival realizada na sede do Cineteatro São Joaquim e contou com a participação da secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira e da prefeita do município, Selma Bastos, além de outras autoridades.

 

O Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo do FICA mostram a logomarca e o número da edição do evento. A emissão também faz referência aos anos anteriores do festival, inseridos na copa de uma árvore, como se fossem seus frutos. As peças filatélicas que homenageiam o Cineteatro São Joaquim exibem a fachada do prédio com a inscrição de seus 160 anos.

 

Os Carimbos Comemorativos estarão disponíveis por 30 dias na Agência dos Correios de Goiás para serem usados nas correspondências. Após esse período, serão recolhidos e enviados ao acervo do Museu Correios, em Brasília. “Para nós é uma honra homenagear o FICA e o Cineteatro São Joaquim, marcos de nossa cultura”, assinalou o diretor Regional, Adiel Macedo, que ressaltou ainda o aspecto internacional do Fica. “Por meio do Festival, divulgamos o nosso estado para o mundo e contribuímos para a conscientização ambiental”.

 

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece na Cidade de Goiás, berço cultural do Estado, adquiriu solidez e independência, marcando-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial. Desde a primeira edição em 1999, o Festival tem descrito uma trajetória de crescimento e consolidação, com a maior premiação em dinheiro entre os festivais da América Latina.

 

O Cineteatro São Joaquim é o  mais antigo do estado de Goiás e considerado o primeiro teatro do Centro-Oeste. Foi inaugurado em 1857, no Beco da Lapa, na Cidade de Goiás. Logo no início, o teatro exibia peças dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Com a mudança da capital para o centro do país e consequente transferência de funcionários para Goiânia, o Teatro São Joaquim passou por um período bastante difícil. Nos anos de 1980, o estado de Goiás adquiriu o prédio onde existia o então Cine Anhanguera, que também estava sendo desativado. Em 1992, o Anhanguera foi restaurado e mudou o nome para Cineteatro São Joaquim, voltando a ser palco de grandes espetáculos.

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *