Hoje, 1º de agosto, é um dia especial dedicado ao Selo Postal, uma pequenina obra de arte, fonte de cultura e conhecimento

A paixão pelos Selos Postais começa quando você descobre que por meio dessas pequeninas obras de arte pode experimentar uma viagem fascinante por um universo de conhecimento e aprendizado sobre diversas áreas. Fique certo de que você aprenderá muito com eles sobre História, Meio Ambiente, Fauna e Flora, Esportes, Datas Comemorativas, Personalidades e muito mais.

 

Os Selos também enchem nossos olhos com belas imagens, que mesmo feitas para caber em um quadradinho, são grandiosas e exuberantes como toda arte. Só mesmo quem “vive” a Filatelia pode saber seu real valor e se apaixonar por ela e pelos Selos Postais.

 

É incrível como na era do e-mail e do WhatsApp, a Filatelia continua despertando em muita gente o hábito de colecionar, estudar e pesquisar Selos Postais. Parabéns a todos os filatelistas pela paixão que sentem por essas pequeninas obras de arte!

 

Uma prática que tem espaço garantido no Brasil e no mundo. Nosso país tem tradição no assunto. Foi a segunda nação a emitir um Selo Postal, o Olho de Boi, de 1843, atrás apenas do inglês Penny Black, de 1840.

 

Por esse motivo, mesmo em tempos de comunicação pela internet, a Filatelia ainda cumpre o papel de disseminar a cultura dos países emissores de selos, por meio da integração de pessoas do mundo inteiro, amparada pelos princípios da Universalidade, da Inovação, da Comunicação e da Cooperação em torno da prática do colecionismo de emissões filatélicas, que registram os valores culturais das sociedades, e transmitem aos mais jovens o grande volume de informações contidas nos selos.

 

Em 2016, os Correios lançaram 25 emissões de selos postais comemorativos e especiais, totalizando uma produção de 15.222.000 (quinze milhões e duzentos e vinte e dois mil) selos. E esse número se mantem expressivo. De 2015 a 2016, a receita do segmento apresentou um crescimento de 20%, ratificando, com isso, a importância da Filatelia no mercado.

 

Para o alcance desse resultado positivo, foram lançados os selos postais em homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quando os Correios emitiram 2.442.000 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e dois mil) selos para celebrar os Jogos Rio 2016, com as emissões: Nossos Selos Rio 2016, Celebração dos Jogos Olímpicos, Celebração dos Jogos Paralímpicos e Jogos Rio 2016: Arenas Olímpicas e Paralímpicas, satisfazendo, assim, as demandas nacionais e internacionais do colecionismo temático.

 

Para muitos filatelistas, colecionar selos tem o mesmo valor de colecionar arte, já que os selos expressam a cultura, a história e os aspectos relevantes de um país, de uma nação. As emissões são produzidas por meio de técnicas artísticas como a pintura e a fotografia, por exemplo, considerando, ainda, os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia. Pode-se afirmar que, quem tem uma coleção de selos, independente da sua extensão, está colecionando arte.

 

Neste Dia do Selo, é muito bom saber que mesmo vivendo em um mundo altamente tecnológico, muitos jovens se interessam pelos Selos Postais. Esse fato derruba um grande mito, o de que a Filatelia é coisa da terceira idade. A presença de disputadas categorias juvenis em mostras internacionais de selos é prova de que o hábito encontra eco entre as crianças e os adolescentes, criados com o computador e o videogame. Parabéns a todos os filatelistas neste Dia do Selo pela paixão que sentem por essas pequeninas obras de arte!

 

COLECIONAR 2017 – Este ano, entre os dias 24 a 29 de outubro, a capital federal sediará um grande encontro de colecionadores: a Exposição Filatélica Mundial Brasília 2017, que será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e contará com aproximadamente 2.800 quadros. A exposição será parte de um grande evento de coleção denominado Colecionar 2017, que reunirá colecionadores de orquídeas, carros antigos, artesanato brasileiro e moedas. O evento será coordenado pela Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF) com o patrocínio dos Correios e o apoio da Federação Internacional de Filatelia (FIP). Estarão reunidos colecionadores de diversos países, além de comerciantes filatélicos e representantes de instituições filatélicas internacionais, que realizarão seminários e inúmeros encontros filatélicos.

 

 

Publicado em Notícias | 3 comentários
  1. JÚLIO CESAR FABRO disse:

    1º de agosto é o Dia do Selo Postal Brasileiro em alusão à entrada em circulação do Olho de Boi, em 1º de agosto de 1843.

  2. PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA disse:

    SAUDAÇÕES FILATÉLICAS A TODOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *