A Imperatriz Leopoldina é tema de um dos selos que comemora os 200 anos de Independência do Brasil

A Imperatriz D. Leopoldina, que teve papel fundamental em um dos acontecimentos mais importantes da nossa história: a Independência do Brasil, é tema da Emissão Comemorativa Série Relações Diplomáticas: Brasil – Áustria 200 Anos de Independência – Bicentenário da vinda de D. Leopoldina, lançada pelos Correios na terça-feira (7/11) .

 

A Emissão é a primeira de uma série de seis selos, denominada “Brasil, 200 anos de Independência”, que começa em 2017, com o bicentenário da vinda de Dona Leopoldina, e se estende até 2022, com a comemoração dos 200 anos da Proclamação da Independência.

 

A Arte do selo foi concebida pelas artistas Ely Borges e Isabel Flecha de Lima. Na parte superior da Emissão está a inscrição “Brasil, 200 anos de Independência” e o uso das cores de um nascer do sol identificam o alvorecer de uma nação. A seguir, a imagem da nau D. João VI, navio de construção sofisticada, que em 1817 trouxe a Princesa ao Rio de Janeiro, representado em aquarela.

 

Abaixo, o retrato da Princesa Leopoldina, gravura que mostra toda sua jovialidade na época da viagem ao Brasil. Por último, sua assinatura, em tinta calcográfica (relevo), já com a adoção do nome Maria Leopoldina, em homenagem à nova Pátria.

 

A folha com 12 selos traz uma vinheta identificando a emissão Série Relações Diplomáticas Brasil – Áustria, o Bicentenário da Vinda da Princesa e a efígie de Dª. Maria Leopoldina. O valor facial de cada selo é R$4,20. Foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *