Correios lança selo que marca a erradicação da febre aftosa no Brasil

Os Correios lançaram na quinta-feira (5), na sede da Embrapa, em Brasília, a Emissão Especial Brasil Livre de Febre Aftosa, que comemora uma conquista da pecuária brasileira: o reconhecimento do Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da febre aftosa com vacinação. O certificado oficial será entregue em Paris, no dia 20 de maio.

 

O selo foi obliterado pelo presidente da República, Michel Temer, acompanhado do presidente dos Correios, Guilherme Campos, e do carteiro Nota 10, Paulo Roberto, do centro de distribuição de Ceilândia (Brasília), que representava os 106 mil empregados da empresa. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes também prestigiaram a cerimônia.

 

Guilherme Campos disse que os 106 mil empregados dos Correios sabem o que representa o agronegócio para o Brasil e que essa certificação amplia a posição do Brasil entre os grandes produtores do mundo. Para Campos, é uma vitória do agronegócio, agora marcada para sempre como parte do acervo filatélico nacional e mundial. “O agro é economia, é trabalho e é geração de divisas para o país. Se não fosse o agro, o país não estaria na posição que está hoje. Parabéns a todos os produtores. Para os Correios é um privilégio estar aqui, com vocês, na erradicação da febre aftosa”.

 

O ministro Blairo Maggi lembrou que tudo o que foi feito no passado foi para colocar o país numa posição de vanguarda no futuro. “Esse é um passo importante que foi dado. Com essa declaração, vamos começar a frequentar outros mercados, mais exigentes e que paguem melhor por esses e outros produtos”.

 

Michel Temer destacou a repercussão mundial da certificação, que tornará o Brasil reconhecido como livre da febre aftosa. Temer reconheceu o trabalho realizado pela Embrapa e disse que a data é uma prova de excelência da agropecuária e do serviço sanitário brasileiro. “Agradeço a todos aqueles que colaboraram para este evento e especialmente aos Correios. A inscrição do selo é a garantia de que algo é importante. Os Correios sempre comparecem em eventos importantes para marcar e remarcar os propósitos da vida nacional, com o lançamento de um selo. Este é o carimbo do progresso do país”, concluiu o presidente.

Publicado em Programação Filatélica 2019 | 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *