Biblioteca Postal dos Correios será homenageada em selo

Os Correios lançam nessa sexta-feira (4/5), no Museu Correios, em Brasília, a Emissão Especial – Homenagem à Biblioteca Postal, que guarda um importante acervo histórico e operacional da empresa composto por obras raras como a Coleção das Decisões do Império do Brasil, periódicos da União Postal Universal – UPU, Revista Telegráfica Brasileira e Boletins de Filatelia, bem como materiais especiais produzidos pelos Correios.

 

A arte do selo apresenta em primeiro plano um livro aberto de onde emergem sacolas e malas postais, caixas de correspondências residenciais, caixas de coleta antigas e atuais, carimbos datadores e cartas com dados do remetente e do destinatário.

 

A imagem da emissão foi criada por Vivia Ferreira, ilustradora e estudante de Design Gráfico, que utilizou as técnicas de desenho a lápis e computação gráfica. A ilustração foi matizada em amarelo ouro-laranja, um dos tons da paleta de cores da identidade dos Correios.

 

Após a cerimônia de lançamento do selo haverá palestras no Auditório do Museu com o tema: “Bibliotecas e Museus e o papel destes como Centro de Memória em instituições públicas”, ministrada por professores da Universidade de Brasília (UnB), e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Será realizada ainda uma apresentação sobre o tema “Memória dos Correios: uma inovação de busca em acervos bibliográfico e museológico”, que será feita pela Bibliotecária do Museu Correios, Camila Sena.

 

Em 2017, a implantação de um sistema de busca informatizada unificou o acesso do público aos acervos da Biblioteca Postal e demais bibliotecas da Empresa que estão localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e em Brasília, na Universidade Correios. Juntos formam a rede Saber+ com um universo de 60 mil exemplares bibliográficos disponíveis para pesquisa on line (https://apps.correios.com.br/biblioteca).

 

Com esta emissão, os Correios reconhecem a importância da Biblioteca Postal e a dedicação daqueles que, ao longo de 130 anos, têm contribuído para o processo de construção do conhecimento e da preservação da memória da empresa e do país.

 

 

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *