Selo dos Correios celebra o Bicentenário da Aclamação de D. João VI

A Câmara dos Deputados realizou em Brasília, nesta quarta-feira (16), sessão solene pelo Bicentenário da Aclamação de D. João VI. A homenagem foi marcada pelo lançamento do Selo Comemorativo dos Correios alusivo à data. D. João VI foi o primeiro e único rei proclamado na América, que trouxe para a Colônia o status de Reino e promoveu uma série de atos de grande importância na construção do Brasil como nação.

 

A emissão em homenagem a D. João VI é a segunda de uma série de seis selos denominada “Brasil, 200 anos de Independência”, fruto de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios. A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente dos Correios, Carlos Fortner, do vice-presidente da área comercial da empresa, Francisco Eiji Wakebe, e do chefe do departamento de Varejo dos Correios, Fernando Amaral de Araújo.

 

Para o presidente dos Correios, o selo é um significativo registro para a posteridade dos 200 anos de aclamação de D. João VI, um dos mais importantes personagens da nossa história, que iniciou e fomentou o progresso e a modernização do Brasil. “ A partir de agora, diversas correspondências levarão aos seus destinatários um pouco da grandiosa história de Dom João VI, que entre seus muitos feitos abriu os portos brasileiros às nações amigas, instituiu a Biblioteca Pública e reformulou os Correios”, disse.

 

A arte do selo é de Ely Borges e Isabel Flecha de Lima. Na parte superior da emissão há a inscrição “Brasil, 200 anos de Independência” e o uso das cores de um nascer do sol identificam o alvorecer de uma nação. A imagem de D. João VI é de uma pintura de José Leandro de Carvalho do acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

 

Foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica. Com valor facial de R$ 2,05 cada selo e tiragem de 180 mil unidades, o selo Bicentenário da Aclamação de D. João VI pode ser adquirido na loja virtual dos Correios www.correios.com.br/correiosonline, na Agência de Vendas a Distância pelo e-mail centralvendas@ correios.com.br e em todas as agências dos Correios no país.

 

Também estiveram presentes na sessão solene o deputado Evandro Gussi, corregedor da Câmara dos Deputados, e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, que aparece à esquerda na foto exibindo o álbum com o selo ao lado do presidente dos Correios, Carlos Fortner.

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *