Selos da Índia são lançados no Rio com Festival de luzes

Um lindo Festival de Luzes conhecido pelos indianos como Diwali marcou a cerimônia de lançamento dos Selos Comemorativos em homenagem aos 70 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-Índia e aos 150 Anos do Nascimento de Mahatma Gandhi, que aconteceu no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (CCCRJ). O Diwali representa a renovação e celebra a prosperidade, a riqueza e a luz de Deus que habita em cada ser humano.

 

No lançamento dos selos estiveram presentes o superintendente estadual de Operações dos Correios no Rio de Janeiro, Cleber Machado, e diversos convidados, entre eles, o embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das, o cônsul indiano no Rio de Janeiro, Leonardo Ananda, o cantor Gilberto Gil, o ator Márcio Garcia e o representante da comunidade indiana, Atul Sethi.

 

Na ocasião, foi entregue a Comenda Vivekananda que homenageia pessoas e instituições que se esforçaram e se destacaram na propagação da cultura indiana no Brasil. Este ano, os homenageados foram o cantor Gilberto Gil pela gravação do mantra preferido de Gandhi “Vaishnav Jan To”, o ator Márcio Garcia, que interpretou o indiano Bahuan na novela Caminho das Índias, a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel pela homenagem à Índia com a escolha de samba-enredo “Namastê, A Estrela Que Habita em Mim Saúda a Que Existe em Você”, e o Centro Cultural Correios por receber eventos e exposições culturais da Índia.

 

Sobre os selos e os carimbos

 

A Emissão Especial que marca os 70 anos da Série Relações Diplomáticas Brasil-Índia foi criada pela artista Lidia Marina Hurovich Neiva, arquiteta dos Correios, e traz os elementos que simbolizam os dois países em uma espécie de comunhão. A arara azul é o animal símbolo brasileiro assim como o tigre é o símbolo da Índia. De um lado, o monumento indiano mais famoso: o Taj Mahal e, do outro, a Catedral de Brasília. As cores da bandeira da Índia se contrapõem às cores de nossa pátria.

 

Já a emissão especial de 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi é um selo que homenageia o grande líder espiritual, social e político da Índia, uma das figuras mais reverenciadas dos nossos tempos. A foto usada para compor a arte é da década de 40 e enfatiza a face serena do idealizador e fundador do moderno estado indiano. Acompanhando a arte, uma famosa frase de Gandhi: “Olho por olho e o mundo acabará cego”.

 

Os selos têm valor facial de R$ 1,85 cada um e podem ser adquiridos nas agências dos Correios no país, na loja virtual www.correios.com.br/ correiosonline ou na Agência de Vendas a Distância (ACVD) pelo e-mail:centralvendas@ correios.com.br

 

 

 

Publicado em Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *