Dia do Selo Postal Brasileiro

A cada novo Primeiro de Agosto, dia do Selo Postal Brasileiro, os Correios tem orgulho em reforçar o significado deste importante marco para o Serviço Postal Nacional. A data marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de Boi nos clássicos valores de 30, 60 e 90 réis. O ano era 1843, e seus exemplares até hoje destacam-se no cenário filatélico mundial.

Os selos postais eternizam histórias, fatos, atividades artísticas e culturais, atualidades, fauna, flora e tantos outros marcos de uma nação. Cada selo também é fonte de pesquisa, uma obra de arte, que reflete a percepção do seu criador em relação aos temas destacados.

Cientes da consolidação das comunicações via internet e dos novos métodos de franqueamento postal, sabemos que os selos tiveram seu trânsito reduzido nos objetos circulados nos Correios, porém, a celebração do dia 01/08 reforça sua importância para registrar mais uma vez que as vertentes culturais, institucionais e mercadológicas da Filatelia são incontestáveis e abrangentes. O selo postal sempre foi uma marca de autoridade, de soberania do país emissor, um registro para posterioridade.

Os selos brasileiros sempre foram referência na história da Filatelia, e por diversas ocasiões os Correios foram premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática inerente ao processo de criação de uma emissão postal.

Neste dia do selo postal devemos destacar uma vertente do selo que tem ganhando inúmeros admiradores, o Selo Personalizado, feito especialmente para você que deseja celebrar suas conquistas, homenagear entes queridos, registrar sua marca ou apenas eternizar um fato relevante em sua vida.

Arte, comunicação e conhecimento resumem a missão do selo postal, de propagar e perpetuar a história das civilizações. E é por isso que neste 1º de agosto de 2019, entra em circulação a Emissão Postal Especial Carimbos do Império, que nos levam a recordar ou conhecer a história postal de como eram feitos os registros anteriores ao uso do selo até chegarmos ao memorável 1º de agosto de 1843.

Dando continuidade as comemorações, teremos as programações ao longo do mês de agosto nos diversos Estados, acompanhe nossa agenda pelos canais dos Correios.

 

Destaque:

A BRAPEX 2019 será realizada no período de 06 a 10 de agosto, das 10 às 17h, no Centro Cultural Correios São Paulo, Avenida São João, s/n, Vale do Anhangabaú.

Publicado em Programação Filatélica 2019 | 1 comentário
  1. Elias marozzi disse:

    Sou filatelista. Moro em João Neiva. Porque vocês não manda pra o correio daqui
    selos comemorativos? tenho que comprar no PARANÁ / CEARÁ / RIO DE JANEIRO
    com alguns amigos, e ainda pago frete. Espero ser atendido.
    meu email. eliasmarozzi@gemail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *