Casa da Moeda leva prêmio pelos selos Obras de William Shakespeare

A emissão especial “Obras de William Shakespeare”, lançada pelos Correios em 2017, foi protagonista do prêmio Werner Klatt, recebido pela Casa da Moeda do Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (27), no Rio de Janeiro. A Casa da Moeda foi contemplada na categoria “Impressos de Segurança”, que abrange produtos gráficos que utilizam, em sua produção, técnica que dificulta a falsificação ou cópia não autorizada. Enquadram-se nessa categoria: selos, diplomas, certificados, ingressos de espetáculos, entre outros. No caso do bloco de Shakespeare, os recursos que garantiram o prêmio foram o uso de tintas especiais dourada e prata, a aplicação de verniz localizado e relevo seco.

O prêmio de Excelência Gráfica Werner Klatt é promovido pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf), em parceria com a Firjan SENAI. A iniciativa estimula a cadeia produtiva e ressalta a importância das parcerias de mercado. Ao todo, 503 produtos foram inscritos para esta edição do prêmio, que reconheceu as melhores empresas da indústria gráfica do estado do Rio nos últimos dois anos. Em 2019 foram homenageados trabalhos em 46 categorias, sendo duas novas: Inovação e Estudantil.

Sobre o selo – a peça filatélica reverencia as seis obras mais conhecidas do dramaturgo e poeta inglês: Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Hamlet, Rei Lear e Sonhos de Uma Noite de Verão. A emissão foi impressa em minifolha com seis selos criados pelas designers Adriana Shibata e Bárbara Duarte. As peças mostram que as poderosas palavras de Shakespeare não podem ser lidas como meros sofismas. Ao longo da carreira, o artista deixou um legado de 39 peças teatrais; cinco grandes poemas e os 154 célebres sonetos; mais de 1300 personagens e um vocabulário de mais de 21 mil palavras, das quais mais de duas mil são de sua inteira criação.

Publicado em Programação Filatélica 2019 | 1 comentário
  1. Joaquim Paulo Monteiro disse:

    É sempre uma satisfação participar de um evento como esse e receber uma premiação que enaltece o sério trabalho realizado pela Casa da Moeda do Brasil, no âmbito de um concurso que conta com profissionais altamente qualificados no corpo de jurados.
    Parabéns à Casa da Moeda do Brasil…
    Parabéns aos Correios…
    As duas instituições mais antigas do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *