Mulheres que Fizeram História Carolina Maria de Jesus

A Série Postal Especial Mulheres Brasileiras que Fizeram História retrata em sua quarta emissão Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, autora do livro best seller autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” que traduzido para diversos idiomas, ganhou o mundo e foi comentado por grandes nomes da literatura brasileira como Manuel Bandeira, Raquel de Queiroz e Sérgio Milliet. Semi-analfabeta, Carolina cursou somente até o segundo ano em uma escola primária de Sacramento – MG, sua cidade natal, nunca deixou de escrever, ainda que fosse em cadernos encardidos amontoados e cercada de afazeres domésticos e do trabalho de catadora.

Carolina Maria de Jesus foi apresentada ao público pelo repórter Audálio Dantas, quando este foi produzir uma reportagem no bairro do Canindé. Alguns trechos dos cadernos foram publicados em uma reportagem no Folha da Noite do dia 9 de maio de 1958. A publicação do livro aconteceu em 1960.

Recebeu homenagem da Academia Paulista de Letras e da Academia de Letras da Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1961 foi agraciada com a “Orden Caballero Del Tornillo” na Argentina. Também são obras de Carolina:  “Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada” (1961); “Pedaços da Fome” (1963) e “Provérbios” (1965).        

fonte: https://www.culturagenial.com e https://www.ebiografia.com

Publicado em Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *