Delícias da culinária brasileira são motivos de selos dos Correios

Os Correios lançam nesta quarta-feira (9) a Emissão Postal Especial Série América: Comidas Típicas Brasileiras. As 20 fotos que compõem a folha foram vencedoras num concurso realizado entre os empregados da estatal, coordenado pela gerência de Filatelia. Para participar, bastava o interessado enviar uma foto de uma mesa montada para apresentação de apenas um prato típico ou de uma refeição tradicional completa. A ideia principal foi envolver o público interno no processo de criação dos selos e divulgar nossa cultura e gastronomia a partir do olhar dos empregados. Inclusive o evento de lançamento da emissão integrou as comemorações do Dia Mundial dos Correios, programadas para esta data.

Os pratos típicos ilustrados na folha representam uma pequena amostra do rico universo histórico-cultural da gastronomia brasileira. Nesses registros fica evidente a presença de comidas típicas das cinco regiões geográficas, bem como a de elementos da ligação histórica com a cultura alimentar indígena, portuguesa e africana. Cada ilustração representa uma comida típica que tem “saber próprio” e pode contar um pouco de sua história, de seus segredos, começando pelo ícone da cozinha brasileira, a feijoada, passando pelo pão de queijo com café, até a moqueca capixaba, requinte da cozinha no Espírito Santo.

Emissão de caráter internacional – A série de selos lançada pelo correio brasileiro integra uma iniciativa da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP). Anualmente, os países membros da organização, da qual os Correios fazem parte, elegem um tema comum para emissão de selos sob a denominação Série América. Para 2019 o motivo escolhido foi Comidas Típicas (Comidas Tradicionales). Saiba mais sobre os pratos no edital do selo (link)

Os selos já estão disponíveis em nossa loja online (link) e nas principais agências.

Publicado em Filatelia, Lançamentos Filatélicos, Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *